Grêmio mostra grande futebol e vence o Estudiantes

No momento em que mais precisava, o Grêmio esbanjou competência, teve uma de suas melhores atuações da temporada e venceu o Estudiantes por 1 a 0, em La Plata, na noite desta terça-feira. Qualquer outro resultado deixaria o time praticamente eliminado na competição – e o time soube superar as dificuldades e as desconfianças para ter uma atuação de luxo e voltar a Porto Alegre com três pontos, numa situação bem mais tranquila no grupo.

O Grêmio foi bem até quando sofreu o golpe de ter Villasanti expulso, aos 20 minutos do segundo tempo, por receber um segundo cartão amarelo. Mesmo com um jogador a menos, o time seguiu melhor, evitou a pressão do time argentino e, exatamente neste período sem o paraguaio, fez o gol da vitória.

Foi, acima de tudo, uma vitória com a assinatura do técnico Renato.

Ele manteve seu meio-campo preferido, com Villasanti, Pepê (recuperado de lesão) e Cristaldo, sem Dodi, como muitos esperavam para ter maior poder de marcação, e escalou para surpresa geral Galdino na direita. Com este time, o Grêmio forçou o Estudiantes a recuar e passou a ter controle da partida, com poucos riscos na defesa. Perdeu Geromel aos 34 minutos por lesão no ombro e escolheu Rodrigo Ely para o lugar. Deu certo também.

Quando Villasanti foi expulso, em um momento decisivo do segundo tempo, Renato foi bem de novo. Os dois jovens da base – Gustavo Nunes e Nathan Fernandes – já estavam na lateral para entrar em campo quando o volante recebeu o cartão vermelho. O que fez o técnico? Manteve a ideia dos atacantes jovens, que substituíram Soteldo e Galdino, e para ter maior marcação no meio, trocou Cristaldo por Dodi.

Apenas quatro minutos depois da troca, o Grêmio chegou ao gol. O Estudiantes estava todo adiantado e acabou surpreendido. Nathan entregou a Gustavo Nunes que arrancou do meio do campo em velocidade pela esquerda. Quando chegou à área, driblou para o fundo e cruzou rasteiro, bem no momento em que Nathan Fernandes, que acompanhava a jogada, chegava à pequena área. Foi só desviar para a rede, fazer 1 a 0 e premiar a estrategia do técnico e o desempenho superior do time.

Foi um prêmio ao time superior em campo. Em todo o jogo, o Estudiantes não conseguiu uma única chance clara de gol. Na melhor – e única – o gol de Carrillo foi anulado porque ele estava impedido. Os argentinos esbarraram na dedicação do adversário e no desempenho superior de jogadores como Fábio, que atuou improvisado na lateral-esquerda e foi o maior destaque em campo.

Agora, o Grêmio divide no momento a posição com o The Strongest, com três pontos, a apenas um do Estudiantes e do Huachipato.

O Grêmio volta e no sábado já estará de novo em campo pelo Brasileirão. Enfrenta o Bahia, na Fonte Nova.

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Grêmio, Libertadores e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Grêmio mostra grande futebol e vence o Estudiantes

  1. Ricardo - DF disse:

    Vitória espetacular. Todos lutaram bravamente hoje. Que golaço dos meninos. Voltamos à Líber !

Deixe um comentário