Quem sou

Para vocês saberem um pouco mais a meu respeito. Nasci em Criciúma, em 27 de setembro de 1948. Fiquei lá até completar 14 anos. Era uma época difícil, sem colégios na cidade e precisei ir para outros lugares, viver sozinho. Comecei o então científico no Colégio Deon, em Tubarão, e o completei no Dias Velho, hoje Instituto de Educação, em Florianópolis.

Cheguei a começar Odontologia, mas resolvi mudar de novo e no fim de 1968 cheguei a Porto Alegre. Fiz jornalismo na Fabico, da Ufrgs, quando o curso ainda era no Campus central, integrado à Faculdade de Filosofia. Fomos no ano seguinte, em 1970, para o prédio novo.

Foi o mesmo período em que entrei como estagiário na Folha da Tarde, dia 14 de abril de 1970. Passei para a Folha da Manhã, depois TV Guaíba e, em novembro de 1984, Zero Hora, onde fiquei até dezembro de 2010.

Trabalhei em sucursais de Estadão, Jornal da Tarde, Abri, fiz frilas para Veja, Placar, Quatro Rodas, cobri três Copas (Argentina, França e Alemanha) e uma Olimpíada (Atenas, 2004), além de inúmeras competições da Seleção. Fiz a cobertura da chegada de Pelé aos Estados Unidos, em 1975, fui editor de Geral na Zero, de Esportes e, nos últimos anos, colunista.

Casado com Maria Helena (a quem conheci nas aulas de Estudos de Problemas Brasileiros, uma das invenções da ditadura, no Salão de Atos da Ufrgs), pai de dois filhos (Felipe e Tiago).

Blogueiro é algo mais recente – mas estou gostando muito deste contato com vocês.

155 respostas para Quem sou

  1. Raul Rubenich disse:

    Grande Mário Marcos, bem que por trás dessa tua ausência tinha alguma… Mas, não te apoquenta, vivente, já deves estar descobrindo que, fora dos domínios da poderosa, também há vida inteligente… Um abraço, pra Maria Helena também, da Celia e Raul Rubenich.

    • mariomarcos disse:

      Valeu, Raul. Obrigado pela solidariedade de sempre. Um grande abraço a todos.

      • Cleverson disse:

        Longa vida a você no jornalismo pátrio, Mário Marcos. Você merece ser muito bem ouvido. Você é bom no que faz. Espero que o teu Criciúma volta à Série A (se estiver acompanhado do Atlético PR, melhor ainda). Ah, sim, quando fiz faculdade (de Direito) tive uma disciplina bem parecida com Estudo de Problemas Brasileiros… o nome era Cultura e Cidadania. Ecos da Ditadura. Tudo de bom e até o próximo contato. Foi legal conhecê-lo pessoalmente ainda nos tempos de Zero Hora (o pessoal de lá, por vezes, não dá o devido valor a quem é competente… tal qual outros setores da Sociedade… durma-se com um barulho desses)!

    • Cherilynn disse:

      A provvcatioe insight! Just what we need!

  2. Junior Volz disse:

    Ola Mario Marcos, nunca comentei teu blog la na poderosa mas sempre fui teu leitor, fizeste bem em sair (digo isso mesmo sem saber motivos), continuarei sendo teu leitor e boa sorte!! Abraço!!

  3. Chico Éboli disse:

    Olá Mário Marcos, como jornalista e assinante já tinha lamentado tua saída da Bola Dividida. Sem comparação. Se lá não valorizavam, era hora de buscar novos rumos mesmo. Só quem perde são eles. Na mesma linha de um post anterior, os bons sempre têm espaço. Abraço e sucesso!!!

  4. Rodrigo Ventura Merg disse:

    Saudações Mario Marcos, boa sorte na nova empreitada.

    O blog está excelente!

    Grande abraço,

    Rodrigo Ventura Merg.

  5. Christian disse:

    Leitor assiduo do seu blog/coluna.
    Estranhei a saída da “poderosa” como dizem os demais.
    Mas já favoritei o novo endereço e o twitter follow.
    Abraço e sucesso!

  6. darlan disse:

    ganhou mais um leitor

  7. Eduardo Cabral disse:

    Opá! Já está aqui nos meus favoritos! Boa sorte e sucesso nesta nova jornada Mário!
    Baita abraço!

  8. Giliar Perez disse:

    Há uns 10 meses que me desliguei quase que por completo do noticiário esportivo (e geral queda na qualidade, tanto no meio impresso quanto radiofônico), mas faço questão de te acompanhar aqui e no twitter por te considerar uma das poucas vozes isoladas que possui uma opinião construtiva e informativa sobre os fatos esportivos. Um amigo meu me comentou sobre teu blog aqui. Valeu, boa sorte e abraço.

  9. Prezado Mário. Estranhei sua saída do Grupo RBS. Mas não te preocupes, estás bom como sempre e no grupo de favoritos de minha máquina.
    Abraços direto de Maringá!

    Blamir

  10. Decio Comin disse:

    Caro Mario Marcos.
    Estudei engenharia na UFRGS na decada de 70. Me formei em 74. Tive por um semestre a materia Estudos de Problemaas Brasileiros. Tinhamos que esctrever em um livro o que pensavamos do Brasil em geral. Me foi dito, por um amigo naquela epoca, que o professor era um agente da DOPS. Ele nos dizia que tudo era confidencial e nada iria vazar. Fiquei sabendo que alguns alunos da engenharia foram presos por expressarem suas ideias no livro que eram contrarias a ditadura. Esta materia so durou um semestre.
    Vivo nos Estados Unidos a 20 anos, em Tulsa Oklahoma. Passei o Natal e Ano Novo no Sul, Bento Goncalves, visitando minha mae que completou 94 anos. Sai dum calor gostoso para um frio de 10 abaixo de zero. Foi um prazer escrever a voce.
    Um abraco e muito sucesso a voce neste ano de 2011

    Decio Comin

  11. nelson matzenbacher ferrão disse:

    Meu ídolo, me manda teu email porque aquele que eu tinha, o da Avenida Ipiranga, já foi pro espaço… O meu é o nmf_rnh@gruposinos.com.br… Perdi teus telefones…

  12. Ignoto disse:

    Grande Mário Marcos, que agradável surpresa no site do Final!

    Bom saber que pelo menos em algum lugar, alguma aula de EPB acabou valendo para alguma coisa!

    Sucesso e felicidades nesse novo desafio!

  13. João Antônio Oliveira disse:

    Vou acompanhar o teu blog, pois gosto muito dos teus comentários e está difícil obter comentários interessantes na mídia gaúcha.

  14. Diego disse:

    Mário, acabei de chegar de férias, e qual foi minha surpresa ao não ver teu blog no ZH. Já não tinha acreditado que havias parado de publicar no jornal, agora fiquei mais incrédulo ainda.
    Continua daí o teu trabalho – que é muito bem feito – que continuo te lendo daqui!
    Já adicionei teu blog em meus “Favoritos”
    Abraço.
    Diego

  15. Rafael disse:

    Mário, parabéns por deixar aquele antro de gremistas. Talvez te valorizaram por ser o mais imparcial por lá, só olhar quem é o editor de esportes, um sujeiro extremamente ético não é? Abraço!

  16. Grande Mário,
    Parabéns pelo blog, prefiro ler ele do que muitos jornais tendenciosos que não valorizam seus colunistas imparciais. Se possível, gostaria que desse um olhada no meu blog e me desse sua sincera opinião, e, se necessário algumas dicas.
    Eis o link: http://blogcristianocoelho.wordpress.com/
    Desde já agradeço.
    Um Abraço.

  17. Thiago Codorniz disse:

    OLA MARIO MARCOS

    Sempre gostei das tuas colunas e do teu blog. Vou sentir tua falta na ZH, será uma grande perda…
    Te desejo muito sucesso nesse novo rumo da tua carreira.
    Gostaria de saber se é tu o Mario Marcos que esta de comentarista do Pay per View e se pretendes voltar a escrever pra algum jornal ou revista.

    Abraços

  18. Caro amigo, só hoje fiquei sabendo da tua saída de ZH. Espero que sejas feliz nesta nova etapa da tua vida. Gostei do teu artigo de despedida do blog do Clic, e acho que tomaste a atitude correta. Os colegas e os leitores do jornal é que estão, com certeza, sentindo muito a tua falta.
    Um abraço
    Clovis

  19. Leonardo disse:

    Agora que tu estás em uma nova etapa, revela teu time cara! Não tem mais RBoSta pra te patrulhar!

    • mariomarcos disse:

      Como eu já disse há muito tempo, Leonardo, não tenho time. Aqui no Sul ninguém acredita, todos acham que o profissional ou é gremista ou colorado. Respeito quem faz a opção, quem é torcedor, mas eu não sou, apenas isso – e gosto de ser respeitado por ser assim. Lá na empresa nunca me patrulharam sobre isso.

  20. Amilcar disse:

    Prezado Mário Marcos,
    ainda bem que a web permite que a gente continue a acompanhar comentários como os teus, cheios de sensibilidade e decência. Honras a mais qualificada tradição gaúcha da escrita e da solidariedade. E sempre terás a companhia de outros iguais a ti.
    Parabéns e sucesso!

  21. ruy celsopereira ratto disse:

    ”Nenhum profeta é reconhecido”……… A maioria dos comentaristas esportivos não comentam futebol, dizem obviedades,
    falam muito bem, comentam detalhes e não dizem nada em relação a partida que estão comentando. Voce talvez seja uma exceção,não tem o brilho dos outros, quem sabe, porisso não tenha sido valorizado.

    Um abraço

    Ruy Celso

  22. Luiz Felipe disse:

    Mário,

    Eu começava a leitura do Caderno Esportivo pela tua Bola Dividida, espaço que brilhantemente fugia ao lugar comum.

    Quando deixaste de assiná-la, parei de ler o jornal.

    Um grande abraço.

  23. Amanda disse:

    Mario, tudo bem?!
    Sou neta da Lena (sua prima) que é filha do Antonio Rufino de Souza. Achei umas fotos suas e da nossa familía Souza nos albuns aqui de casa, queria lhe enviar mas não sei seu email… se puder por favor me mande para poder lhe enviar e manter contato.

    O meu é: amandady@gmail.com

    Abraços,
    Amanda.

  24. Fábio Padilha disse:

    Oi Mário
    parabéns pelo novo espaço!
    Mas te escrevo para comentar Grêmio e Liverpool. Me surpreendeu a dependência do Grêmio por Jonas. Convenhamos que Jonas não é nenhum craque de primeira linha do futebol mundial, mas se for, tem algo errado acontecendo na formação e surgimento de jogadores.
    Se com a saída dele o time praticamente não existe, então pra que Douglas, Gabriel, Fábio Rockembach? Tem que contratar um time inteiro novo. Início de temporada, pernas presas, está bem, servem de atenuante, mas um pinguinho de entrosamento do fim do ano passado deveria ter ficado. E parece que não ficou nada, parece que Renato não manteve uma base, que começou do zero. Preocupante…
    Abç

  25. rogeriobrodbeck disse:

    Ei, MM, podias divulgar um e-mail para contatos diretos, não é?? abr

  26. Érico Borowsky disse:

    Foi com surpresa que te encontrei comentando futebol no PFC. É pelo Sportv ou
    pela RBS?
    De qualquer maneira gostei muito, pois conheces muito futebol e és calmo,tranquilo,
    para comentar na tv, ao contrário de alguns colegas teus, com aquele “ar professoral”,
    querendo “ensinar” futebol…! Falando nisso, estás com problema nas cordas vocais?
    Tomara que estejas tratando com fonoaudióloga. Abração, Érico

  27. Érico Borowsky disse:

    Oi, Marcos

    Será verdade que o Palmeiras propôs troca do lateral direito Vitor(ex-Goiás)
    pelo Andrézinho?
    A ser verdade, a direção do Inter tem que aceitar isso logo! Livra-se do trôpego
    Andrézinho e resolve o problema da lateral D.

    Abraço, Érico

  28. Augusto N. Piovensan disse:

    Oi Mario! Cara sempre gostei mto do que escreves, queria ti desejar toda sorte do mundo neste novo desafio. Até o novembro de 2010 não lia suas colunas, hoje em dia não consigo não ler, seja no trabalho ou em casa é um dos primeiros blogueiros que acesso. Fiquei apavorado quando saiu da ZH, achei que ia parar….mas felizmente vc está escrevendo.

    Um forte abraço aqui do pessoal de São Sebastião do Caí -RS

  29. Maurício Cunha disse:

    Mario,
    tua a coluna era a mais bem escrita e correta do jornal, ali encontrava coisas sobre o mundo da bola, dicas de cultura, comentários inteligentes etc
    começava a ler a ZH de trás para a frente só para… chegar mais rápido na tua coluna.
    coincidência ou não, parei de assinar a ZH em janeiro deste ano…
    Teu blog já está em meus favoritos de mídia.
    Sucesso!

  30. jo disse:

    MM,

    Vc é contratado da Sportv ou é so frila? Pq vc não assume os comentários na RBS TV? EU NÃO AGUENTO MAIS O MAURÍCIO SARAIVA! Preciso de alguem com a qualidade dos seus comentários e o charme do seu grisalho.

  31. Juciano disse:

    Tchê, te encontrei por acaso no fim do ano passado no Blog da tua antiga empresa. Estava precisando ler algo diferente e lúcido. Desde então, fazes parte de minha leitura matinal. Tu ès o primeiro dos meus favoritos. Um abraço, e muito sucesso nesta nova empreitada…

  32. Erivelton disse:

    Olá MARIO

    Fiquei feliz em te ver comentando pela SportTV.

    É apenas temporário ou irás continuar comentando para eles?

    Abs

  33. Rui Felten disse:

    Grande Mário Marcos, quanto tempo!
    Não nos vemos desde os tempos em que éramos colegas lá na ZH, mas te acompanhei sempre como leitor assíduo.
    Bom te reencontrar por aqui, agora não só como leitor, mas outra vez como colega de veículo, já que também ando pelo Sul 21.
    Grande abraço saudoso, e sucesso na nova empreitada!
    Rui Felten

  34. Uma fã disse:

    Oi Mário

  35. Uma fã disse:

    Oi Mário

    Conheci a ti e a Maria Helena na academia. Sempre gostei dos teus cometários sobre filmes. Senti quando saíste da ZH, mas uma porta se fecha outras tantas se abrem e provavelmente melhores. Um grande abraço a vcs. dois.

  36. Olá Mario! Estou descobrindo hoje teu blog novo. Esta muito bacana. Os comentários que li são verdadeiros, você passa ser um dos poucos jornalista e comentarista sério que leio nos dias atuais. merece e terá todo o sucesso neste novo espaço.
    Um abraço!
    Jenilson

  37. PEDRO MARTINS CALDAS XEXÉO disse:

    Prezado Mário Marcos,

    Sou gaúcho ( de Bagé ) mas moro e trabalho há 40 anos no Rio de Janeiro. Eu era um leitor constante da tua coluna da ZH e gostava muito dos teus textos, sempre informativos e equilibrados.Estou gostando ,agora,da tua participação como comentarista do PFC ( sou assinante do pay-per-view / campeonato gaúcho) , que me dá ,também, a satisfação de te ver . Pela Sky ,ouço a os programas esportivos da Rádio Gaúcha e me agradava te ouvir no programa das 13:00 dos domingos ( coordenado pelo Nando Gross).Agora, encontrei o teu ‘ blog ‘ e gostei ( parabéns pelo comentário sobre a CBF).
    Um grande abraço,
    Pedro Xexéo

  38. Anderson disse:

    Parabéns pelo trabalho e pelos comentários sempre ponderados e pertinentes… Teu blog já consta nos meus favoritos desde que apareceu no finalsports. Fazes um papel que poucos da imprensa conseguem, informar e opinar sobre os mais variados assuntos sem a pretensão de criar polêmicas ou alimentar as que já existem. Isso é jornalismo de verdade, não é o “jornalismo” que a maioria faz; esta só alimenta os corneteiros das torcidas.
    Continue trazendo bons comentários para nós leitores.
    Abraço.

  39. Leonardo disse:

    Para os teus leitores a troca foi boa.
    Esperamos que para ti também tenha sido!
    Abraços.

  40. Fernando Maia disse:

    Sucesso nesta mais nova atividade. Eu tenho certeza que a competência sobra…

  41. Roberto disse:

    Mário, há algum tempo troquei e-mails com você após ler uma matéria na Zero Hora. Como você saiu, está difícil encontrar seu novo e-mail. Gostaria de fazer uma entrevista rápida, poucas perguntas, pois sou estudante de jornalismo e você é um dos jornalistas que eu mais respeito no cenário esportivo. Se estiver de acordo, envie-me um e-mail, pois não encontro o seu.

    Espero retorno, agradeço desde já.

  42. Maurício disse:

    Mário,
    acompanho e admiro teu trabalho já há um bom tempo, e achei uma ótima teres te desligado daquele famigerado grupo. Tenho lido aqui tuas opiniões – sempre imparciais e lúcidas – e hoje pela primeira vez comentei.
    Espero que o blog prospere, pois te considero um grande jornalista.
    Abraço e boa sorte.

  43. maikoescouto disse:

    Mario sempre venho ao teu blog, ver as noticias de outros clubes, pois do meu, eu sei tudo, tenho um blog sobre ele! Mas Mario, tenho uma pergunta??
    >>>Você acha que Damião tem chances de virar o próximo titular absoluto da seleção brasileira?
    >>>Porque saiu da ZH??
    Obrigado se for possivel responda essas perguntas?
    Mario Grade Blog, uma acensão no wordpress! Muito bom trabalho, e teu blog é unico que eu leio colunas, porque realmente são precisas…

    • mariomarcos disse:

      Titutar da seleção, acho que não. Mas será uma grande opção. Saí da Zero, como já expliquei inclusive em carta aos leitores, por causa de uma divergência. Para não abrir mão de meus princípios, preferi propor um acordo para sair. Resumindo, foi isso.

  44. Prezado, gostaria de saber se existe alguma maneira de colocar anuncios em seu blog.

    Favor entrar em contato comigo no e-mail no qual mencionei nessa mensagem.

    Grato e parabens pelo trabalho!

  45. maikoescouto disse:

    O que você achou da perda do Inter contra o Jaguares??
    EU ACHEI UM ABSURDO!!!!!!!!!

  46. ROMEU LUIZ LILGE disse:

    Salve Mário Marcos. Era teu leitor diário na ZH e te redescobri aqui, Passas a ter mais um leitor diário. Aprecio muito o teu trabalho e a atenção que dispensas sempre a quem te escreve. Já tive essa experiencia em ZH e na época me desses retorno.
    Mais uma coisa: tempos atrás “cobrei” de ti um livro sobre o Valdomiro, não sei se lembras. Acho que sou o fã nº 1 dele. A “cobrança” ainda está de pe´. rsrs
    Um grande abraço!

  47. Maurício disse:

    Mário,
    surgiu essa notícia há pouco na comunidade do Inter:
    http://www.spfc.net/forum2.asp?nID=10764&msg=Coment%C3%A1rio%20Adicionado

    Sabes algo a respeito?

  48. Brasil em 1° Lugar! disse:

    Oi Mario, sou editor do Blogão do Futebol, e dos respectivos Times.
    Gostaria de saber se vc tem interesse em fazer parcerias, troca de banners
    ou links entre os blogs.
    Visite um deles pra vc conhecer:
    http://blogaodogremio.wordpress.com

    Pode me deixar recado nos contatos dos Blogs ou pelo meu Twitter:
    http://twitter.com/alelisboa_tk
    ou no e-mail:
    alessandrolisboa9@hotmail.com

    Fico no aguardo.
    Abração e parabéns pelo blog.

  49. nei disse:

    e ai Mario…
    sera q domingo teu criciuma segura o empate aqui em chapeco??

    acho dificil perder esse titulo catarinense esse ano…

    abraço, sempre ligado na tua coluna

    • mariomarcos disse:

      Encaminhou bem, mas acho muito complicado. A Chapecoense tem um bom time e é muito forte quando joga em casa.

      • nei disse:

        verdade aqui esse ano ainda nao perdeu…
        oq vc acha do EMERSON aquele do avai q esta no coxa pra zaga do inter….
        ta sempre na area fazendo gol, coisa q nossos zagueiros nao sabem mais fazer….

  50. Décio Neuhaus disse:

    Grande Mário.
    Sempre serás um idealista. És o pensamento vivo e inteligente. Durante anos sempre tivemos teu senso critico em favor do futebol. Venho aqui render minha homenagem a este grande jornalista, que embora não tendo o prazer de conviver no dia a dia, sempre esteve disposto a nos ouvir. Continuo teu fã e a minha alma agradece. Com o reconhecimento da categoria dos atletas profissionais de futebol. Décio Neuhaus (advogado do Sindicato dos Jogadores do RS e da Federação Nacional dos Atletas Profissionais).

  51. Gustavo Rosa disse:

    Olá Mário!
    Sou grande fã dos teus textos, opiniões e visão sobre futebol e até mesmo da vida.
    Te acompanho desde os tempos de Zero e também através do blog.
    Me formei em jornalismo no final de 2010 e a gora somos colegas de profissão! Porém trabalho em assessoria aqui em Vitória/ES.
    Tenho o sonho de um dia poder escrever sobre esporte e tenho em você inspiração como profissional de excelentes textos e ética.

    Abraço.

  52. ayrton kanitz disse:

    Mario Marcos, fiquei curioso com a matéria do Zé Hamilton a que te referiste no grupo Jornalistas Gaúchos do Face. Sugestão, se não te der muito trabalho: escaneá-la e publicá-la aqui neste teu bom espaço; a seguir, nós informamos no Face do Grupo e chamamos para teu blog. Ou, então, publicá-la diretamente no face do Grupo. Acho que a maioria não leu Realidade e que gostaria de sentir o texto daquele pessoal. Forte abraço.

  53. leonardo kramer disse:

    hey man, futebol, cerveja, rock’n roll e mulher. Já tenho a minha amada, o meu tricolor, acordo e durmo ouvindo os Stones, e amo a minha Serramalte. O que mais um trabalhador precisa? pois eu respondo, um cara que comete futebol como homem, como o torcedor que vai a cancha gsota, e não esses malas que ficam comentando como os donos da verdade, e dou nome aos bois, falo dos wyanei carlet da vida (que cara mala). eu gosto do que tu escreve Mario, e gosto do teu comentário, da tua visão do jogo, pq o jogo hj é sem firula, é papo reto, é no estilo Inglês, 4-4-2 com toco e me voy. PARABÉNS PELO TRABALHO, MARIO. SUCESSO NA VIDA. AQUI ESTÁ UM ADMIRADOR DO TEU TRABALHO (E UM BAITA BORRACHO TB). FORTE ABRAÇO.

  54. marcelo disse:

    Quero deixar um abraço a um dos dois jornalistas que tenho confiança ao longo destes anos que eu acompanho noticias do futebol Gaúcho ,Brasileiro,esportes em geral ,Mundo,etc.Seja na Zero,ou no Clic e de uns meses pra cá no teu próprio Blog, não importa o espaço que ocupavas, voçe sempre foi o mesmo, com respeito e credibilidade.Abraço MM. (AH o outro é o Guerrinha. )

  55. Antônio disse:

    Bom MM, desde janeiro quando deixaste a RBS que acompanho teu blog, tendo salvo o endereço nos favoritos. Aprecio muito teus comentários sempre imparciais e, principalmente, inteligentes, diferente da grande maioria dos comentaristas esportivos. Mas, na verdade hoje estou deixando este comentário com o intuito de te felicitar pela passagem do teu aniversário. Seja feliz e muito sucesso!

  56. Elio Carravetta disse:

    Estimado Mario, Um fraterno abraço do teu velho leitor, admirador dos teus textos e da tua sensibilidade jornalística.
    Elio Carravetta

    • mariomarcos disse:

      Grande, professor. Que prazer te encontrar aqui. Não sei se leste, mas dias atrás fiz um texto sobre a boa fase do Bolatti lembrando aquela conversa que tivemos por telefone quando ele parou. Um grande abraço.

  57. Daniel disse:

    Gostaria de vir através deste, dar-lhe os parabéns por ser o jornalista que és, acompanho-te deste os tempos do Bola Dividida e acho-te um dos jornalistas mais imparciais que acompanho, não puxas a brasa pra nenhum assado, gostaria de parabenizar-lhe também pelo ser humano que és, sempre postas algo interessante que me faz refletir, a e não posso deixar comentar que começo o dia olhando os vídeos, são muito bons

    Abraços e sucesso.

  58. mariomarcos disse:

    Podes entrar em contato com a editoria de esportes da Zero. Fala com Sérgio Villar no 3218.4352. Ele pode te dizer alguma coisa.

    • GAÚCHO SP disse:

      Opa Mário Marcos, esta última resposta é para mim? Pois não foi postado o que escrevi, então acredito que seja, correto?
      Um abraço…e tenha uma boa semana.

      • mariomarcos disse:

        Não, de jeito nenhum. Falei genericamente, só para explicar uma questão para o Martini, se não me engano. Nem lembro de quem são as respostas eventualmente deletadas, Gaúcho. Às vezes é um simples vacilo, sem grandes problemas.

      • Fernando Martini disse:

        Eu lembro dessa resposta, mas não lembro de ter feito a pergunta.

        Aproveitando, já que dei uma passada nessa seção, queria dizer o quanto acho esse Blog especial. Não conheço um lugar onde se consiga apresentar idéias de forma livre, sem temer deletadas ou bloqueios por divergências de opinião. Por tempos a vida fica corrida e o acesso ao blog escasseia, mas nunca deixo de frequentar!

        A sensibilidade do nosso blogueiro em tratar questões importantes é coisa rara, e o faz de uma forma que nos passa uma sinceridade rara, sem pretensão de nada além de escrever…

        Sei que já tivemos grandes debates, e agradeço pela paciência das respostas, e foi nessas que virei um grande fã!

      • mariomarcos disse:

        Obrigado, Fernando. Este sempre foi o objetivo do blog e fico satisfeito quando as pessoas entendem. Um abraço

  59. Chaplin disse:

    Sempre percebi tuas tentativas de interpretar as mais variadas situações de forma ética e imparcial, mas ficar na contramão da imposição do editorial durante boa parte dos 16 anos de RBS é um mistério… Tens tudo para fazer uma “carreira solo”…abraço.

    • mariomarcos disse:

      Valeu, mas não foram 16 anos, foram 27. Em uma redação de grande jornal há muito menos interferência de diretores do que se imagina. No meu caso foram poucas, pouquíssimas, e nenhuma para que eu mudasse de opinião.

  60. Alexandre disse:

    Mario Marcos,
    tu é um bom profissional.
    Coisa rara nesse ramo, onde a vaidade impera.

  61. Ivo Milanez Gloeden disse:

    Prezado
    Mário Marcos
    Como não leio Zero Hora há muitos anos, não sabia que tinhas saído da RBS. Fiquei sabendo do seu blog no Sul 21 (ótimo jornal). Já está nos meus favoritos.

    Abraços e sucesso.

  62. Patrícia disse:

    Olá, tudo bem?

    Sou uma integrante dos organizadores da Campanha da Gorduchinha 2014. Gostaria de um email para que que possa entrar em contato com vocês, seria a respeito de uma ação que queremos fazer em parceria com os blogs apoiadores.

    Aguardo o retorno. Obrigada!

  63. Carlos Brito disse:

    Bom dia Mário!!!
    Cara, só agora que fui me dar conta que tu não estava mais na Zero Hora. Fiquei apavorado!!!
    Pelo menos da pra seguir te acompanhaando!!!
    Um dos únicos que respondem os e-mails.
    Abraço e sorte!!!!

    • mariomarcos disse:

      Valeu, Brito. Já te respondi pelo e-mail, por sinal. Assinei a rescisão dia 3 de janeiro do ano passado e desde lá mantenho o blog, como fazia antes no jornal. Com a minha idade, o tempo de carreira e como estava preparado, pude tomar a decisão de não aceitar certas ‘sugestões’ e cair fora.

  64. Rafael disse:

    Mário, saíste do Final também?

  65. Mas tá bonito esse teu blog, hein? Já está nos favoritos. Parabéns!

  66. Douglas disse:

    Eai Mário tudo bom meu velho? gostaria de saber a tua opinião sobre o Juventude, porque será que aconteceram tantos rebaixamentos em pouco tempo e se acredita que esse ano possa subir pra série-C.

  67. Mosqueteirors disse:

    Você é um excelente blogueiro, passa realmente imparcialidade em tuas palavras, continue assim, um bom profissional acima de tudo. Grande abraço e Sucesso.

  68. Celso disse:

    Mário Marcos:
    Como não tenho seu e-mail e não gosto de postar comentários alheios ao assunto sobre o qual escreves, tomei a liberdade de usar o “quem sou eu”, na esperança que acesses e analise se vale uma postagem. O objetivo é mostrar que, embora muito tempo depois, quem age irresponsavelmente precisa reparar o dano. É claro que essa decisão,porser de primeira instancia, terá desdobramentos, mas é interessante que todos aqueles ligados ao esporte tomem conhecimento, inclusive torcedores que costumam protagonizar badernas nos estádios.
    Obrigado, abraço!
    Celso Barp

    “Clube e jogador de futebol terão de indenizar atleta agredido durante partida do Campeonato Gaúcho”
    A Juíza de Direito Keila Silene Tortelli, da Comarca de Gravataí, condenou a Sociedade Esportiva Recreativa Santo Ângelo e Darzoni da Silva Pilar a pagarem, solidariamente, indenização por dano moral no valor de R$ 80 mil ao ex- jogador de futebol Regis Thadeu da Rosa Junior.
    A condenação abrange, ainda, indenização por dano material correspondente às despesas com o tratamento comprovadas, além de lucros cessantes desde 1º de dezembro de 1999, data do evento, até 30 de agosto de 2014, data em que o autor completará 36 anos. O valor total dos lucros cessantes será apurado em liquidação de sentença, com base no valor do salário recebido pelo atleta na época do fato. Tudo será corrigido monetariamente. A sentença foi proferida nessa segunda-feira (6/8).
    Caso:
    O episódio que resultou na condenação ocorreu em 13/11/1999, em Santo Ângelo, e teve repercussão internacional. No último minuto de um jogo do Campeonato Gaúcho contra o Caxias, Darzoni, então atacante do Santo Ângelo, deu um soco na cabeça do zagueiro Régis, autor da ação, numa agressão que a Justiça entendeu como fútil porque foi feita de surpresa, sem motivo e sem chance de defesa para a vítima.
    Proc. nº 10400014607 (Comarca de Gravataí)

  69. Filipe disse:

    Bom dia, MM!

    Não encontrei teu email, por isso escrevo por aqui mesmo.
    Gostaria primeiramente de parabenizar pelo seu trabalho de comentarista no PFC, faz algum tempo que acompanho seu blog, e considero um reconhecimento de sua qualidade ser chamado para comentar em um canal para todo brasil. Faço parte de uma equipe de “jovens sonhadores” que está se aventurando em uma FM comunitária de Gravataí, fazendo um programa esportivo tipo mesa redonda, o programa se chama Mesa de Bar, e na penúltima edição apresentamos e creditamos seu texto sobre o lutador Esquiva Falcão, o qual emocionou a mesa e os ouvintes. A mesa adimira seu trabalho e o tem como exemplo.

    Se tiveres na rede social, dê uma conferida: http://www.facebook.com/rdmesadebar
    Valeu!

    • mariomarcos disse:

      Obrigado, Filipe, fico muito satisfeito e orgulhoso de saber disso. E de que vocês e os ouvintes gostaram do texto. Como sou, basicamente, homem de texto (a TV é uma novidade na minha vida), isso me deixa realizado. Abraço a todos.

  70. PAPO disse:

    Belo blog!
    Espero ver mais notícias do meu Juventude por aqui…
    Abraço!

  71. Paulo Tomás Velho Cardone disse:

    Mário, não sabia da existência do teu blog. Vê as surpresas que a internet nos traz. Entrei num site que achei interessantíssimo sobre futebol, o Storie di Calcio. Através dele, descobri a história de Matthias Sindelar, austríaco que jogou na época da II Guerra e combateu o Nazismo, custando-lhe a vida prematuramente. E outras histórias muito boas. Em seguida pulei para o blog Manto Football T-shirts, que vende camisetas históricas, mas também com bom conteúdo e nele descobri o teu. Futebol, cinema e notícias. Não há leitura melhor. Parabéns! Para definir teu trabalho com uma palavra, eu diria riqueza. Com duas, riqueza e qualidade.
    Um abraço, Paulo Cardone.

  72. Eduardo disse:

    Mario ó uma pauta pra ti, a respeito da sacanagem que fizeram com a promotoria de pelotas e com meninos pobres de um projeto social na Arena.
    http://pje-pelotas.blogspot.com.br/2012/11/ate-pe-um-caso-de-negacao_16.html
    Se quiser te consigo o contato do promotor.
    Forte abraço.

  73. Real Fábio - Colorado disse:

    Bom dia Mario, a respeito da faixa de gaza olhe esta matéria que o Clóvis Rossi da Folha de São Paulo fez, é sobre uma pesquisa de um colega israelense, do jornal “Haaretz”.
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/1189087-o-inferno-de-dante-e-israel.shtml
    Abraço!

  74. frederico disse:

    pois é, eu também não achei teu e-mail e decidi escrever por aqui (reconhecendo não tratar-se de censura, pois o blog é teu)…primeiro quero pedir vênia pela forma de tratamento, mas creio que entre homens velhos não carece rapapes maiores que não os dos bons modos…agora quero compartilhar uma história contigo e com quem tu escolheres para conhecer…me foi contada por um professor de história no julinho em meados dos anos sessenta…ora a transcrevo de memória…ah! não é preciso dizer que gosto muito do teu blog…sou um dos que passa todos os dias…tanto é que veja que horas são agora…..jejejeje

  75. frederico disse:

    ah! contam que uma vez, a muitos anos trás, em uma terra distante, um monge vendedor de indulgências foi abordado por um cliente- na verdade, como se verá não era um homem pio… após declinar o cardápio de indulgências oferecido pelo monge roliço e rosado, pediu uma indulgência para seus pecados futuros.
    pelo inusitado da solicitação o frade teve que pensar um pouco mais nas contas – o que por si só já seria demorado. …claro, monge inteligente, obediente e que sabe fazer contas, fica no scriptorium e não em cima de uma mula….vendendo papéis …
    o cliente pagou,sem regatear, até por que não é bom discutir essas coisas da igreja, pediu a benção e beijou a mão, antes de ir embora com seu perdão…
    o monge andou por uns oito meses antes de empreender viagem de volta para roma…foi na altura da rota do champagne, a norte das ardennes, que aconteceu um encontro….para o monge, obra do acaso, do inesperado de almeida….para o outro, esse encontro foi fruto de muito planejamento e investimento…
    o gordinho amarrou a mula e tomou um gole de vinho…. antes de ser assaltado por um bandido sem rosto, ainda arrotou azedo…o fascínora ameaçou o indefeso clérico com uma espingarda bem grande…levou tudo, até a mula….o monge, vendo-se desprovido, aliviado,afanado e só com a roupa do corpo apelou prá baixaria e disse:
    – isso é sacrilégio, esse dinheiro pertence à santa madre igreja…. serás amaldiçoado perante Deus, pecador…vais arder no fogo do inferno…e tua geração será maldita sete vezes…
    o bandido caminhou até até o monge, já puxando a mula e ainda com a espingardona na mão e respondeu:
    -olha aqui…e mostrou a indulgência que comprara dele…

  76. Marcelo - Rio de Janeiro disse:

    Mário, acompanho sempre teus posts e gosto do jeito imparcial com que você se expressa. Quero sugerir dois assuntos para seus posts:
    1) A baixíssima média de gols no Gauchão 2013;
    2) Os primeiros tempos de Bolívar no Botafogo: o General goleador;
    Um abraço, de um gaúcho de Porto Alegre radicado no Rio de Janeiro.

  77. Rafael Kuch disse:

    Ola Mario, tudo bem?
    Parabens pelo blog, ele esta muito bom.
    Possuo um podcast(uma especie de radio online) que fala de futebol, principalmente o do Rio grande do Sul. Ja estamos ate no itunes.
    Gostaria de saber se o senhor nao gostaria de fazer uma participacao?
    Se sim, por favor entre em contato.
    Muito obrigado pela atencao

    E continue sempre fazendo seu trabalho como jornalista, mesmo independentemente de grandes redes.

  78. Laurence disse:

    Olá, boa tarde.
    Parabéns pelo teu blog, Mário.
    Já o acompanhavas, mas não comentava.
    Porém, nesse final de semana passado estivestes em Ijuí, durante o jogo do nosso São Luiz. Acabei te reconhecendo no restaurante em que jantastes, com a equipe da transmissão, mas não quis incomodá-lo, visto que não julgava pertinente.
    Enfim… Já pensou em fazer comentários sobre a estadia na cidade em que tu fazes os comentários? Imagino que isso traria bastante empatia, já que, para nós, moradores do interior do Estado, é interessante (ou, no mínimo, incomum) estar junto a pessoas que tu confere na TV, rádio ou jornal.
    Parabéns, novamente.
    Abraço

  79. Pedro disse:

    Prezado Mario Marcos: gostei muito do seu posto sobre o doc “O dia que durou 21 anos”, e gostaria de reproduzi-lo na Sessão de Cinema da revista Comunicação&política, publicação editada ininterruptamente desde 1983 pelo CEBELA – Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, sediado no Rio de Janeiro. Você autoriza? Meu e-mail: pamaral@cebela.org.br
    Abs, Pedro.

  80. Olá Mário Marcos! Tudo bem? Aqui é o Pedro Portella teu leitor da Nova Zelândia. Ontem (sabado) fizemos uma marcha de apoio aos protestos no Brasil. Abaixo estão algumas reportagens: http://tvnz.co.nz/national-news/auckland-protest-highlight-brazil-unrest-5472710 http://www.3news.co.nz/Brazilians-take-to-Auckland-streets-in-solidarity/tabid/423/articleID/302393/Default.aspx. Aqui estão algumas fotos tiradas por mim: http://www.flickr.com/photos/pedroportella/sets/72157634257726285/
    Abraços!

  81. frederico disse:

    gostaria de saber qual tua economia ideal (se é que isso existe)?….como achas que deveríamos nos comportar em relação as nossas trocas, sejam elas materiais (feijão por milho, por exemplo) ou intelectuais (marx versus Olavo de carvalho , por exemplo)….gostaria de ser levado a sério, assim como te levo

  82. Paulo de Tarso Riccordi disse:

    Olá, Mário Marcos! Como sempre, uma beleza de competência teu blog/coluna/página.
    Casei com uma mineira, corintiana fanática, que sabe MUITO mais futebol que eu (o que não significa muito).
    Hoje ela me perguntou por que acabou a Coligay e eu não sabia! Pressão das organizadas? Da diretoria?
    Abração do Paulo de Tarso Riccordi

  83. Harley Lima Fernandes disse:

    Bom dia, Mário.

    É um prazer falar com você.

    Sou colecionador de fotos da seleção brasileira. Possuo um grande acervo de fotos da seleção.
    Gostaria de saber se você poderia me enviar a foto do antigo blog no qual mostra a seleção brasileira que enfrentou o Peru em 07-04-1969 em alta resolução. É muito importante, possuo cerca de 58% de todos os jogos da seleção documentados com fotos, e esta em especial eu não tenho. Pode contar comigo para qualquer foto que precisar.

    No aguardo.

    Abs
    Harley

  84. Companheiro Mario Marcos, acompanho seu trabalho há bastante tempo (não suficiente pra ter lido seu material na Folha da Tarde, minha idade não permite isso, mas desde a ZH com certeza), e especialmente aqui no blog percebo seus registros de indignação em relação à condução das políticas norte-americanas, de uma forma geral. Concordo e discordo de muita coisa, mas achei interessante divulgar uma reportagem que encontrei. Confesso que lembrei de sua “cruzada”. Acho que devemos ter esperanças, que não está tudo perdido, e esta escola é um belo exemplo disso. Não que esta iniciativa limpe a barra de uma nação, e nem é minha intenção promover a paz entre você e os Estados Unidos, mas acho que vale o registro. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/setembro/para-reduzir-violencia-escola-demite-segurancas-e?tag=educacao
    Um abraço.
    Mateus

    • mariomarcos disse:

      Pode até ser interpretado assim, mas o que me revolta muitas vezes (não é cruzada) não é este ou aquele país, mas a hipocrisia. Se eu defendo uma determinada filosofia, tenho de cumpri-la rigorosamente. Não é o que acontece normalmente. Estou falando do governo, claro.

  85. Rodrigo disse:

    Mario Marcos.
    Passei por aqui, apenas para comentar e reconhecer teu excelente trabalho. Tua desenvoltura nas jornadas esportivas da Sky são excelentes, tuas posições fecham com minha forma de pensar e entender o futebol e o que está acontecendo na partida.
    No passado, tinha grande admiração pelos comentários esportivos do Cláudio Cabral, e na época ouvia muitos comentários pejorativos que o chamavam de colorado quinta coluna, oriundo dos mandarins. Como se o fato de ser colorado o tornasse incapaz de analisar com excelência as situações futebolísticas. Jamais concordei com isso e hoje, para minha satisfação, reconheço na tua pessoa, a mesma capacidade de análise focada e correta na interpretação de uma jornada esportiva.
    Toda vez que tu és escalado como comentarista nos jogos do Glorioso Grêmio, como no último GRENAL, aumenta a satisfação de acompanhar a jornada.
    Parabéns e sucesso!!!

  86. Rogério Oliveira disse:

    O Lauro Quadros poderia ter um blog como este teu, Mario Marcos. Gosto de tuas opiniões de esquerda e das dicas de cultura, e gostava das do Lauro também. Se tiveres contato com ele, faça esta sugestão e , se ele acatar, me avise. Abraço.

  87. Maria Ines Azambuja disse:

    Tens um endereço de email?
    Obrigada.

  88. Marcelo - Rio de Janeiro disse:

    Prezado Mário, queria sugerir um post sobre o fenômeno “Leicester”! Para quem é louco por futebol, como eu, é uma façanha espetacular. Numa época em que tudo é função do dinheiro, em que se suspeita de favorecimentos a poderosos, acontecer esse verdadeiro conto de fadas é realmente muito motivador e ainda nos permite acreditar no futuro do futebol. Como ingrediente a mais para um possível post, lembro que Aranguiz não quis ir para o Leicester, preferindo o Leverkusen. Abraço apertado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s