Globo anuncia que está fora da licitação do Brasileiro

Agora, não há mais apenas informações de bastidores. Depois do anúncio dos clubes de que não autorizavam o Clube dos 13 a negociar os direitos de TV em seu nome, a Rede Globo divulgou nota (texto abaixo) nesta sexta-feira anunciando que não vai participar da concorrência pelos direitos de transmissão dos jogos do Brasileirão entre 2012 e 2014.

Além de avisar que não responderá ao edital divulgado pelo Clube dos 13, a Globo deixou claro na própria nota que vai continuar negociando diretamente com os clubes em busca de um acerto. Terá de fazer com todos os 20 – ou as transmissões ficarão inviabilizadas.

As divergências entre a rede de TV, o presidente Fábio Koff e alguns clubes colocam em risco o próprio campeonato.

Veja a íntegra da nota da Globo:

Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.

Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.

As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.

As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.

Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Futebol. Bookmark o link permanente.

74 respostas para Globo anuncia que está fora da licitação do Brasileiro

    • Roberto disse:

      A Globo esta com medo de nova derrota pra Record como ja aconteceu com os jogos olímpicos.
      Espero que o sr ODONE não caia nessa conversa da Rede Globo. Não tem 500 mi pra comprar o campeonato, mas tem 60 mi pra pagar pro Grêmio.
      Odone vai vender até a alma ao diabo pra trazer a Copa pra Arena.
      Lamentável…

  1. Marcel disse:

    MM, qual sua avaliação daqui para frente? Como ficaria se uma emissora fechasse com alguns clubes e outra com outros?…

  2. Rodrigo disse:

    O engraçado é que a Rede Globo tem um discurso de tom “filantropista”, como se investir no futebol brasileiro não fosse um negócio altamente rentável, mas um ônus que a empresa adota em favor dos outros. A Rede Globo está agindo de forma anti-ética, o que não é algo novo na sua história. Fala como se falasse em nome do torcedor brasileiro e não de seus próprios negócios e lucro. Não vejo problema em buscar o lucro. Mas a Globo tenta atingir isso de forma nebulosa; escondendo-se atrás do torcedor/consumidor, da liberdade de imprensa.

    Por que a Rede Globo não aceita negociar com os clubes em conjunto? Por que não participar de algo como uma licitação? Na qual, à princípio, não há privilégio para uns em detrimento de outros? Quais são os interesses dos dirigentes desses clubes que estão abandonando a entidade que defende há décadas os interesses dos clubes que eles estão à frente? O que esses ganham com isso?

    • Jonas Silveira disse:

      Na verdade, a Rede Globo sabe que perderia uma licitação. Ela tem 10% de vantagem sobre o maior valor concorrente, mas mesmo assim, a Record tem mais dinheiro para investir e deveria vencê-la na concorrência, como já se prevê a pelo menos cinco anos. Quase ocorreu isso na licitação de quatro anos atrás.

      A Globo tenta se resguardar. Investe pesado em alguns clubes e os garante, afasta a concorrência pelo campeonato, depois corta gastos com os pequenos e os atrasados, já que o valor dos direitos diminui sem concorrência. É a força da mão invisível do mercado sendo inescrupulosamente direcionada.

      • Jonas K. disse:

        Xará, quero dar uma olhada no outro lado da moeda: o lado empresarial, dos envolvidos na licitação.

        Não, não quero defender a Globo, muito antes pelo contrário, mas há um sério ( e determinante ) fator de desequilíbrio nesta concorrência: o dízimo. A Record é mantida com dinheiro dos fiéis, eles terão “lucro” pagando 50 mil ou um bilhão na negociação. A Globo, não: depende da grana que é levantada vendendo espaço publicitário. Eu diria que a Globo NÃO tem como ganhar a licitação a menos que tenha sérios prejuízos, coisa que nunca irá ocorrer. Diria um paulista: nem fo***do. Imagine você: abrem-se os envelopes: proposta da globo: 700 milhões. Proposta da Record (foi, literalmente, o que eles fizeram na negociação da Olimpíada): 1 bilhão. E agora?

        A record iria a público se refestelar com algo do tipo “valorização do esporte nacional”. Os times iriam sair ganhando? Sim e não. Sim por que iriam, na fonte, ganhar mais dinheiro. Não por que as negociações de patrocínio, vitais para Corinthians e Flamengo, iriam por água abaixo por causa da exposição. E eles ganham mais dinheiro em patrocínio do que em direitos. E a dupla com isso? Iria morrer ganhando mixaria do Banrisul por mais quatro anos. Outra. Dificilmente teríamos a dupla na TV, você aí que tem PFC e Sportv teria que comprar o pacote da Record, entre outros.

        É sujeira da grossa o que a Globo está fazendo? É, certamente. Mas é tão sujeira quanto, ganhar uma licitação desigual com dinheiro dos fiéis. Nesse mundo, cada um joga com o que tem de melhor. Aprendi isso perdendo excelentes negócios por ser contra manobras deste tipo, pregando moral de cuecas. Hoje, nas empresas, o limite é a ilegalidade. Para algumas, no caso da Record, nem isso. (É proibido por lei usar dinheiro da igreja para outros negócios, até porque, veja bem, sobre esta grana eles NÃO pagam impostos!).

        O Koff, como bom dirigente, não está nem aí. Quer dinheiro entrando para seus associados. E ele está certíssimo.

      • Hugo disse:

        @ Jonas K: “…Não, não quero defender a Globo, muito antes pelo contrário, mas há um sério ( e determinante ) fator de desequilíbrio nesta concorrência: o dízimo. A Record é mantida com dinheiro dos fiéis, eles terão “lucro” pagando 50 mil ou um bilhão na negociação. A Globo, não: depende da grana que é levantada vendendo espaço publicitário.”
        =============================================

        Também aqui não tenho procuração pra defender o Bispo, mas chê…vamos deixar a ingenuidade de lado…uma empresa como a Rede Globo, com o passado que ostenta – sem entrar em considerações político-ideológicas, porque nem é o forum adequado – mas, tu acreditas mesmo que ela “sobreviva” só com vendas de espaço publicitário?

        Sabemos que no capitalismo que quem for “bonzinho”, ou já foi passado pra trás pelo concorrente ou já morreu, de modo que se de um lado tem o dízimo da Record, do outro temos uma emissora amiga de todos os governos que já mandaram no país, aí incluídos Arena, PMDB, PSDB, PT; e, ela, Globo, seeeeempre bem na foto com todos…

      • Jonas K. disse:

        Olha amigo, independente de onde venha o dinheiro, concordamos em uma coisa: não existem mocinhos nesta história.

        Quanto à Globo, é a quarta maior emissora do mundo. Tem sim bala na agulha para se sustentar só com dinheiro lícito. Agora, se isso é verdade, são outros 500.

      • Hugo disse:

        @ Jonas K:

        Tem sim bala na agulha para se sustentar só com dinheiro lícito. Agora, se isso é verdade, são outros 500.
        =============================================

        Ao mesmo tempo em que afirmas que ela pode se sustentar só com dinheiro lícito, na frase seguinte vc parece por em dúvida a própria afirmação. Deixa pra lá! Reafirmo então aquilo que concordamos: não existem mocinhos.

        Outra: a mim não significa nada, ela ser a 4ª maior emissora do mundo. Não quero me gabar, mas se eu privasse de amizade com os governantes que passaram pelo poder no país nos últimos 50 anos e por conta disso eu tivesse acesso a dinheiro baratinho, te garanto que minha hipotética empresa jornalística seria uma das maiores do mundo, também 🙂

      • ARIH disse:

        Sem contar que inumeras concessoes da Globo foram “agrados” do falecido Antonio Carlos Magalhaes. Mas, tambem isto nao vem ao caso aqui. Nao importa de onde vem o dinheiro. Isto e atribuicao de orgaos federais. O nosso negocio e: venca quem vencer, por pagar mais. O resto se ajeita.

  3. ELTON disse:

    Vejam como o dinheiro compra o caráter da pessoa:

    – Patrícia Amorim é vice-presidenta do Clube dos 13

    e pulou fora tão logo lhe garantiram alguns milhões a mais.

    • ARIH disse:

      A questao dela nao e so os milhoes aparentes da Globo, mas o que vem associado nisto, fora o que vem associado ao apoio ao RT. O titulo de 1987 e so pra ingles ver.

  4. Alô America a Felicidade é Vermelha! disse:

    Essa patricia Amorim não tem um tanque cheio de roupa ou um banheiro para lavar?

  5. colorado disse:

    quanta podridao nao está correndo atras dos bastidores.
    e a globo ainda vem falar em “nome do torcedor”. pouca vergonha. me poupe.
    estou fora, nao me incluo nesta.

  6. Marcio disse:

    O futebol corre grande risco. A Globo vai mandar no calendário, nos horários, nos resultados e até em quem deve ser o campeão.
    O Corinthians e o Flamengo tem a grande chance de se tornarem os soberanos dos gramados. A Globo não vai investir um caminhão de dinheiro nestes dois para vê-los fora da parada por titulos. É negócio.
    Não é a toa que Sanchez se atirou no colo dela. Vai embolsar uma fortuna e ver seu clube ser vencedor, na marra.
    Como escrevi no início, o nosso futebol está seriamente ameaçado.
    Lembram da Loteria Esportiva? Onde foi parar depois das falcatruas descobertas? Pode acontecer o mesmo com o futebol. Ou alguém confia no Plim-Plim?

    • ARIH disse:

      e por ai. a mafia do apito ja perdeu em primeira instancia, mas depois dela ja apareceu outras. 2005 e 2008. Outras virao. Alem disso, Andres Sanches sera o substituto de RT e Patricia vai a reboque. Fora o Itaquerao ou Fielzao. fora que num mata mata, nove formula do brasileirao, sera mais facil a compra de resultados. o desejo dos dois e virarem Barcelona e Real Madrid tupiniquins, so eles disputam os titulos.

  7. marco bremm disse:

    tche, a questao ainda continua…como reagira a torcida do gremio a traicao(se assim se oficializar) do odone ao koff??? vejamos e sejamos logicos….

    1 – O Koff nao tem tempo para o gremio…pode ate ser gremista, mas se ve quem eh gremista de verdade na hora do vamo ve, como o Renato, que pode nao ser o melhor dos tecnicos, mas tem fome de vencer e eh gremista de verdade ao ponto de assumir o barco com o gremio indo pra segundona.
    2 – Nao gosto do Paulo Odone tanto nao gostei do duda a principio. Sao mta fala e pouco trabalho eficiente. Sim, o Odone tem historia no gremio a ser respeitada, mas esta se mostrando meio constrangedor como ele esta dividido entre interesses pessoais e a presidencia do nosso clube. Esse tema era para ser julgado com o conselho do gremio e os socios tendo todos os lados cobertos em relacao as suas posicoes e suas ofertas.
    3 – Tambem nao digo que sei melhor que o Odone que esta no meio da sujeira, e talvez, por ser gremista e ter historia no gremio, esta tentando o melhor para o clube, ate porque sabemos q o RT vai ser o novo Blatter. Entao lhe dou o beneficio da duvida.
    4 – Como a torcida reagira? Eu nao sei.

    • ARIH disse:

      Creio que a torcida so aceitaria a traicao se realmente viesse muita grana e pro fora do contrato da tv, alem da arena ser sede em poa. Ai acho que ela embarga pelos interesses, mas que seria uma baita sacanagem, ah isso seria. Particularmente sou 100% Koff.

  8. Luiz M. disse:

    É essa nojeira de globo que vive defendendo o Capitalismo e se opondo a tudo que eles acham que seja Socialismo [mesmo quando isso signifique apenas melhor condição de vida para as pessoas]. Mas nessa hora, adoram um monopólio e detestam concorrência. Também acho uma babaquice esse negócio de direito exclusivo de transmissão. Fixem um valor para uma rede trasmitir os jogos, e quem pagar, transmite. E o que for mais competente [não tiver, por exemplo, um péssimo profissional como o Galvão Bueno dizendo besteiras] fica com a maior audiência. Isso sim é Capitalismo! Espero que uma boa meia dúzia não caia na conversa da globo. Aí quero ver como fica. Só um notório otário como o Odone para achar que vai levar vantagem e que vai ganhar 4 vezes mais do que agora. Se fosse para pagar mais, a globo entrava na disputa. O que ela quer é pagar para Curíntia e Framengo, e depois vamos ter que aturar jogo de um desses dois todo domingo e toda 4ª feira. Parece que esses dirigentes não sabem que “a união faz a força”.

    • ARIH disse:

      quase tudo isto, mas na verdade a dupla vale em torno de 40 a 60 milhoes e no clube dos 13 vai levar, no maximo 40 a 45, isto porque um dos projetos de Koff e a maioria do clube e socializar as cotas, ou seja, dar um pouco a mais para os que recebem menos. Tambem e isto que os dois principais nao querem que aconteca. E uma questao de sobravivencia do futebol e nao dar a cada um seu real valos, senao acabamos como na espanha, so dois disputam os titulos.

  9. Guto Bender disse:

    Como dizia o “filósofo” Juarez Soares, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Então, vamos dividir, para não embaralhar.

    Fábio Koff: sempre fui defensor do Koff, e continuo sendo. Koff foi o homem que botou o futebol do Rio Grande do Sul no mapa do mundo. O que ele fez no Grêmio rezo todos os dias para que Deus permita um “estalo de Vieira” em um desses incompetentes que têm feito parte das direções do Grêmio, para que façam o mesmo. Mas não venham me falar em traição. Por que Koff deixou o Grêmio, no final de 1996, com a torcida gritando para que ficasse (eu estava lá, gritando junto) e deixou Felipão ir para o Palmeiras e, depois, para o Cruzeiro, e nunca mais voltou? Simplesmente porque o Presidente do Grêmio não ganha o que ganha o Presidente do Clube dos 13. E está certo! Tem competência para ganhar o que ganha? Tem! Então merece ganhar, e eu que fique aqui me ralando.

    Nunca disse que Koff era um traidor. Então, amigo, não aceito que se fale em traição. O que está acontecendo é que o Clube dos 13, via Fábio Koff, está oferecendo 36 milhões para o Grêmio (é esse o valor? Não lembro mais), e a Globo oferece 60. Onde está a traição? Traição é o Odone aceitar menos para os cofres do clube para apoiar o Koff!

    -x-x-x-x-

    A Globo continua sendo o que sempre foi. Foi pensando na “parte mais importante desse evento” que a Globo tentou fraudar uma eleição para um Governo de Estado. Foi pensando na “parte mais importante desse evento” que ela apoiou o sequestro e o assassinato de brasileiros durante a ditadura. Foi peensando na “parte mais importante desse evento” que ela editou o resumo do debate da eleição presidencial de 1989, favorecendo abjetamente um dos candidatos.

    Foi pensando na “parte mais importante desse evento” que a Globo comprou a esclusividade de transmissão do carnaval do Rio de Janeiro e começou, ano após ano, a formatá-lo de acordo com suas necessidades: mantendo o Jornal Nacional e a novela. Nos últimos dez anos, ainda temos que aturar o Biaoçal e aquele coisa nojenta, o tal BBB, antes da transmissão.

    Isso para não falar dos horários dos jogos. Hoje, é uma desgraça ir ver um jogo do Grêmio em Porto Alegre durante a semana porque a gente só chega em casa às duas da manhã, porque o importante é a Globo poder entrar nas casas das pessoas para mostrar que o negócio é ser vagabunda e tentar matar o marido, para ficar com o dinheiro dele. Mas isso é para educar a “parte mais importante desse evento”.

    Ora, logicamente, agora, ela só pode estar pensando na “parte mais importante desse evento: o torcedor”. Foi pensando na “parte mais importante desse evento: o torcedor” que a Globo comprou os direitos de transmissão dos jogos da Liga Mundial de Vôlei, tirando da Bandeirantes, que transmitia TODOS os jogos do Brasil, para engavetar e não transmitir nenhum.

    E seus “filhotes” fazem o mesmo. Quem tem os direitos de transmissão da Série Ouro do Futsal no Rio Grande do Sul? Quantos jogos são transmitidos para a “parte mais importante desse evento: o torcedor”?

    Mas agora, graças ao bom e velho Deus, parece que tentou dar uma dentada maior que aquela que sua boca permitia. Edir Macedo parece seguir a filosofia do Don Corleone: ele não esquece! Sairá muito caro para a Globo aquelas reportagens sobre a IURD.

    Já os presidentes desses clubes que estão fazendo esse auê, e mesmo o Sr. Ricardo Teixeira, mais uma vez mostram que gostariam de ser Dons mafiosos perigosos, mas são, na verdade, ladrõezinhos chinfrins, que não serviriam para soldados em uma dessas famílias. Não entenderam ainda que estão servindo de bucha de canhão para uma briga de cachorro grande. Porque a Família Marinho, dona da Globo, e o Bispo Edir Macedo, dono da IURD e, portanto, da Record, são os verdadeiros Dons tubarões desse negócio. Mastigarão esses otários com incrível facilidade, e soltarão o que sobrar da mesma maneira e pelo mesmo lugar que os tubarões verdadeiros o fazem: nadando tranquilamente e seguindo seu rumo…

    • Adriano Colorado disse:

      o clube dos 13 oferece 60 da fatia pra dupla tb, pode ter certeza de que não é somente pelo aumento de cotas que estão fazendo essas manobras, tem muuuito mais coisa debaixo desse tapete.
      foi graças ao clube dos 13 que atingiram hj essas quantias e agora tão virando o coxo né?
      Odomo? bufão que se deu SÓ 73% de aumento?
      esperar o que de um político? raça de parasitas que deveria ser extinta da face da terra!
      se a globo tem esse poder pode ter certeza de que foi comprando políticos.

    • Jonas K. disse:

      Che, parafraseando um “colega” de blog :”nem tanto o céu, nem tanto, neste caso, o inferno.”

      De fato a Globo está aprontando um pequeno jogo de xadrez: compra os direitos de times chaves em seus estados, derruba o valor da negociação, deixa a Record comprar os direitos do C13, paga a retransmissão em termos vantajosos e abarca o negócio. E é assim que funciona. Praticamente tudo. Quem tem o poder econômico dá as cartas, quem tem algum tipo de inteligência joga o jogo e tenta tirar o maior proveito.

      Fora quem dá as cartas, não há vencedores. Existem os menos prejudicados. E são aqueles que saíram primeiro. Uma licitação com a metade dos times brasileiros jamais vai ter o mesmo valor que com todos. E estes que ficarem unidos, berrando, vão ter sérios prejuízos abraçados. Aqui já se sabe o fim da história, não adianta espernear, chorar, falar em traição. Não sou a favor do que se faz, mas ficar contra, significa ser severamente prejudicado. Há de se dançar conforme a música e aqueles que aprenderem primeiro vão fazer parte do baile.

      “Se venderam” dirão alguns. Bom, isto faz parte da sobrevivência. Se você tem um emprego, chega uma concorrente e diz “vamos montar um monopólio, acabar com os empregos similares, mas estamos te convidando, te pago o triplo, você vem com a gente”. O que você faz? Vai contra?

      Quem ficar com o C13 vai receber no máximo o que já está recebendo, talvez um pouco mais. Quem for com a Globo, vai receber muito mais e cair nas graças do próximo presidente da FIFA. É claro, o jogo não é limpo, mas, você aí, o que faria?

      • ARIH disse:

        Discordo ao vislumbrar que pode haver uma uniao que agora parece nao visivel. Aqui nao vou defender a etica, etc.. mas, se a record vier com uma quantia pesada, imagine se os dois principais nao voltam. e mesmo que nao voltem, se os demais ficarem unidos, detonam com eles e o RT juntos. Iria ter ameacas, desdobramentos, mas no final (talvez ano que vem), se renderiam. Basta fazer uma liga com os que ficam. Porque a patricia nao fez o mesmo que Sanches mesmo tendo ganhos? O unico que nao tem nada a perder e pode levar seu clube a ser odiado e o Sanches, que esta queimado dentro e fora. Sua unica alternativa e ficar do lado do RT.

  10. Guto Bender disse:

    Desculpem, saiu um exclusividade com “s”, lá em cima. Lamentável.

  11. Kiko Marques disse:

    Para não ter de escrever tudo de novo, ou algo parecido, humildemente e com a devida licença do autor, faço minha as palavras do Guto Bender.
    Apenas complemento escrevendo: o Brasil já está à beira de um grande fiasco com esta Copa do Mundo que não sai do papel. Agora é o próprio campeonato brasileiro que começa a correr risco. Quanta falta de ética entre nossos dirigentes. De todos: dos clubes de futebol, as emissoras de TV e da CBF, que deveria ser a legítima representante dos clubes, mas não está nem aí para eles. Não tem jeito: o Brasil não muda.

    • ARIH disse:

      No final tudo se ajeita. Cruzaram os bracos para arrancar mais verbas, na pressao e desespero. E a verba que vai ir pro ralo, ou bolso destes que estao brigando agora. Observe. Ja tem gente gastando por conta do que vira so em 2013/2014/2015/2016. E a unica chance no seculo. Era certo que ia dar no que esta dando.

  12. Marco disse:

    Vê como são as coisas…claro que fico curioso sobre como a RBS iria se portar nesse rolo todo, pois é afiliada da Globo. Iria bater no Koff? Iria bater na CBF? Certamente tá numa sinuca-de-bico, pois por um lado é afiliada da Globo, mas por outro lado, não dá pra atacar o Koff, pois ele se constitui num dos raros dirigentes que se não é unanimidade, é quase isso dentro do futebol gaúcho.

    Se estivesse no lado oposto ao que tá atualmente, a ZH já teria publicado uma reportagem de página inteira com o Koff (risos), o Luciano Périco estaria a frente de uma passeata contra a CBF na Esquina Democrática (risos) junto com o Pedro Ernesto (risos), mas na atual circunstância…nada. Bem, não sou leitor do Correio do Povo, mas talvez lá tenha a tal reportagem de página inteira com o Koff (risos) e o Reche deve estar até com caimbrã no rosto de tanto rir (não sei pois não ouço a Guaíba).

    E a coluna do Wianey de hoje (26/02)? Ele que gosta de abordar tais tipos de assunto. Uma coluna inteira sobre cigarro nos estádios! E o Cacalo no Sala? É outro que se defende o Koff, teoricamente iria contra a Globo. Não tenho tempo pra ouvir, mas imagino que por ele, estaria “baixando a lenha no Odone” caso esse negocie em separado com a Globo, se juntando aos “dissidentes”. Ou olimpicamente, nem estão abordando o assunto (risos…não, gargalhada)?

    • Jonas K. disse:

      Sabe o que isso me lembra? Receita de bolo. Para quem tem mais de 30 anos como eu, isso soará familiar. Não, não é intencional, deliberadamente posto. É falta de assunto mesmo.

    • elias disse:

      Pois eu leio o correio, não ouço a guaiba porque não chega por aqui(sta maria) e não leio de jeito nenhum a zero hora e a gaucha. Já fui assinante e enojei!Mas, de vez em quando, compro um exemplar – tipo 2 vezes ao ano – para tirar a febre dos assuntos e analistas. Não mudou nada nesses 18 anos do enjôo.

    • ARIH disse:

      Primeiro nossa imprensa, apesar de varias acusacoes ate daqui, na verdade tem muito pudor. Nao gosta de tomar muito o partido disto ou aquilo. Ate neste caso, ta todo mundo com um pe atras. Acho que e uma atitude correta pelas ligacoes que tem. Nestes dias acusei a imprensa toda. Mario ate nao me entendeu, e se entendeu minha real intencao, me ajudou dando corda. Dizem que pra bom entendedor, meia palavra basta.

  13. Marcus disse:

    Se voces tem dúvida do que é a Rede Globo, vejam este vídeo no Youtube (Além do cidadão Kane), feito pela BBC de Londres. O link é da parte 1, mas as demais estão disponíveis, também:

    sds

    Marcus

  14. Gilson disse:

    O Clube dos 13 nasceu pra reformular o futebol brasileiro. Coordenou a Taça União de 1987 e poderia ter livrado o futebol brasileiro do poder corrompido da CBF e das Federações Estaduais de Futebol, verdadeiros antros de sanguessugas. Bastava ter formado uma Liga, nos moldes das Ligas Européias. A CBF teria como única função coordenar as seleções brasileiras, desde a base até a principal. O Noveletto perderia a boquinha e deixaria de empobrecer e mercantilizar o nosso maior produto: o clássico Grenal. Mas Koff sentou em cima do poder, junto com os dirigentes dos clubes e rebaixou o Clube dos 13 a mero negociador de DIREITOS de ARENA.
    No ano passado, devido ao ódio mortal do Ricardo Teixeira ao Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, o regulamento de inscrições de jogadores vindos do exterior ( janela ) foi jogado na lata de lixo e o Inter foi o grande beneficiado, podendo inscrever na CBF o Tinga , o Sobis e o Renan. Além disso, o Morumbi foi inviabilizado e até o Lula e a Dilma vão botar dinheiro público na construção do estádio do Corintians. Por isso, como torcedor do Grêmio, Odone tem a minha procuração para negociar com a Globo, com a CBF, com a Record ou com o Clube dos 13, no intuito de aumentar a grana que receberemos por nossos direitos de imagem. Não existe mocinho nessa história.

    • Adriano Colorado disse:

      então vou seguir tua linha de pensamento, que o Inter negocie ate com o capeta!
      a cbf e o escambau, RASGOU qualquer tipo de regulamento e deu um jeito de tirar teu time do esgoto da segunda divisão em 1992.

      realmente, só tem lobo mau nesse enredo.

      • Jonas K. disse:

        Assim como bancou, por influência, junto à FIFA, a volta do inter à primeira divisão, depois deste ter sido rebaixado por calote. A regra é clara: mesmo pagando a dívida, o rebaixamento, depois de instaurado (sim, ele está nos documentos oficiais da FIFA, portanto, vocês já, oficialmente, foram rebaixados), não é reversível.

      • Adriano Colorado disse:

        hahahaha depois quando a gente fala que os caras fumam coisa estragada querem ficar brabinhos…

        irreverssivel é teu estado mental hahahaah

        mas então me mostre esses documentos.

      • João Colorado disse:

        Quando a Fifa viu que o rebaixado seria o INTER e não a Inter de Milão, tratou logo de corrigir o erro, pois não gostaria de ficar contra o MAIOR E MELHOR time do Sul do Brasil.

        Isso é poder Jonas K e tudo é reversível em se tratando de um Gigante.

        Agora vai dormir e se preocupe com o teu birrebaixado no CAMPO.

      • Jonas K. disse:

        A pesquisa no site vai até 2003. Se quiseres, você pode ir até a sede, protocole o pedido e chore. De qualquer forma,

        Se a FIFA rebaixou, o documento foi emitido e oficializado. Portanto o inter sim, foi rebaixado e não há nada que os colorados possam fazer em relação a isto.

      • Jonas K. disse:

        mais sobre o mesmo: um colorado ilustre dando a notícia:

      • Adriano Colorado disse:

        mas eu sabia que esse idiota iria vim com esses videozinhos surrados da rede bunda suja hahahaha
        são esses os documentos que tens pra apresentar?
        a divida foi paga e ponto final hahaha
        mas entendo teu desespero de sofredor bisegundino hhahaha
        vai te catar e fazer uma analvalanche otario!!!!!

    • Jonas K. disse:

      Não é só aumentar a grana. Por pior que seja, estar do lado de quem tem poder é melhor do que ir contra. Gostando ou não, concordando ou não, no que não dá pra pensar é ter prejuízo financeiro e político.

      • Junior Barranqueador disse:

        Ser rebaixado administrativamente por calote, pagar a dívida e voltar a 1.ª é normal. Feio é cair por deficiência técnica e voltar por golpes sujos da caneta. E, mais, não me lembro de nenhum campeonato disputado na 2.ª divisão pelo Inter. Já o Grêmio …

      • Jonas K. disse:

        Se dar calote para você é normal, então tá.

    • ARIH disse:

      Pelo amor de Deus, o assunto e outro, mas voces ja voltam a esta briga, que neste caso. e mesquinha.
      Koff tem uma visao e um modo de atuar, mas nao pode ir contra os clubes que defende. A visao era, no inicio, se opor aos desmandos da CBF. Depois se fortalecer e fazer a Liga. Conseguiu muita coisa que ninguem tem comentado, mas a coisa mais visivel foi a melhoria das negociacoes dos direitos de televisao. Basta ver o quanto ganham os da segundona. Mas sua visao nao pode ir pra frente porque, verdade seja dita: os clubes morrem de medo da CBF. Se forem pra Liga, ficam fora das competicoes da CBF. Eles nao querem ficar. Nao conseguem ver que RT nao guentario 1/2 anos a pressao deles. Ai se arranjaria tudo. Pra toda acao havera uma reacao.

      • Jonas K. disse:

        Claro que morrem de medo da CBF. RT pode desfiliar qualquer um com um canetaço, acabando de uma só vez com o clube. RT tem poder quase ilimitado (esse quase é quase dispensável hehehehe) sobre o futebol no Brasil e, pior: ele NÃO precisa dos clubes.

      • mariomarcos disse:

        Deixa eu me meter nesta. De onde tiraste que a CBF não precisa dos clubes? Ela só existe por causa dos clubes. Não teria nenhuma utilidade sem eles. O que há aí é falta de coragem dos dirigentes para enfrentar o poder da CBF. Se eles fizessem isso, teriam assumido a entidade há muito tempo. Falta coragem, só isso.

  15. bruxo disse:

    MM! Não é uma crítica, apenas uma constatação:
    – Sem as amarras da RBS você transita com mais facilidade nestes assuntos “globais”. Os profissionais sérios e éticos que estão vinculados a RBS não tocam neste “nervo exposto”. Por que? Seria falta de faro jornalístico .Depois querem que eu acredite que não há controle da empresa sobre o que o jornalista escreve. É como uma piscina de profundidades diferentes: os pais controlam até onde os filhos podem nadar, depois de uma certa profundidade(aqui traduzida por assuntos) não é permitido “nadar”, não se vai ao fundo
    – Não gosto da posição do Odone e demais dirigentes que estão “vendo o melhor” para o seu clube (36 X 60 milhões),procurando explicar tudo pelo econômico. E se o Grêmio embolsar os 60 e (ele)não tiver transmissão de seus jogos em canal aberto.Mais; se forçarem a barra com Corinthians e Flamengo. Quem tem memória lembra do ano em que o Santos tinha Robinho e Diego; era só o que se via em canal aberto. Como fica a imensa e bota imensa massa tricolor? Dinheiro não é tudo. Olhamos para o espelho todos os dias.

    • Jonas K. disse:

      Perfeita a metáfora da piscina. Agora, quanto ao Odone, não é somente o dinheiro que está envolvido. Aqui é perde porco – perde muito. Ficando-se a favor, perde-se pouco. Ficando contra, perde-se muito. Quanto às transmissões, que já são devidamente escassas devido à alta adesão ao pay-per-view, com a Record, você acha que iria melhorar? Eu penso o contrário. Se víamos três, quatro jogos por campeonato, passaríamos a ver nenhum.

    • mariomarcos disse:

      Vou falar por mim, caro Bruxo. Se lembrares das minhas colunas, verás que mesmo no tempo da RBS nunca deixei de criticar quem quer que fosse se achasse conveniente. Nem todos se sentem à vontade, mas nunca deixei de manter este princípio.

  16. João Colorado disse:

    CBF e Rede Globo são comparsas e se merecem.

    Espero ver chegar o dia em que poderemos assistir jogos em horários decentes ( 20:00 ou 20:30 ) e não ficar sujeito à esse horário absurdo imposto atualmente.

    Aí seria concorrência.Quem quer assistir novela que veja.Quem optar pelo futebol terá o futebol em horário adequado a massa trabalhadora.

  17. João Colorado disse:

    Uma coisa é certa.

    Se CBF e Globo impuserem jogos do Flamengo e Corínthians os torcedores de outros times deveriam boicotar ( comprar pacotes em associação para assistir seu time do coração ) , dar uma banana e ver se essa audiência será suficiente para eles.

  18. Eduardo M disse:

    A Globo não está abrindo mão de transmitir o brasileirão no periodo 2012-2014. Não !!! Ela está comunicando que não irá participar do edital pelos direitos da TV aberta. Os direitos da TV fechada , do ppv e da internet estarão nas mãos da Globo , através do canal Sport TV e do site Globoesporte.com.

    O edital da TV aberta para o periodo 2012-2014 trás uma sutil alteração em relação ao que era praticado até então. Não será mais permitido a transmissão para o estado em que o jogo ocorrerá. Na prática , isso significa que os clássicos do eixo RJ-SP e mais as partidas decisivas do brasileirão NÃO SERÃO MAIS TRANSMITIDAS pela Tv aberta a partir de 2012. Quem quiser acompanhar , terá que fazer via o pay-per-view da Globosat.

    As vendas de pacotes de pay-per-view do brasileirão estão batendo recordes a cada ano , seja na série A ou na B. Em 2010 , diante de uma estimativa de faturamento de R$ 120 milhões com as vendas de pacotes da série A , o total arrecadado foi de R$ 170 milhões , ou seja , 41% a mais. Além disso , as cotas publicitárias do Sport TV para o brasileirão atingiram R$ 160 milhões , dando um total de R$ 330 milhões , fora os comerciais durante o intervalo e a parcela que cabe ao canal pela assinatura na NET.

    Só para vocês terem uma ideia , a expectativa , sempre conservadora da Globosat , indica R$ 170 milhões de vendas de pacotes do brasileirão em 2011 , valor esse que será superado , já que é o mesmo valor de 2010. Fala-se num aumento de 30% , o que levaria o total para R$ 220 milhões , mais as cotas de patrocinio , que serão de R$ 185 milhões em 2011 , dando um total de R$ 405 milhões , contra os R$ 330 milhões de 2010 , aumento de 23%.

    Além disso , a Globo irá disponibilizar , ainda que em fase de testes , uma senha para que o comprador do pacote de pay-per-view possa assisitir ao jogo no celular , desde que haja tecnologica no aparelho.

    Na atual temporada do futebol europeu , a Globo comprou os direitos da Liga dos Campeões , inclusive para transmissão via internet , que ela disponibiliza no site Globoesporte.com , colocando inclusive narradores e comentaristas do chamado primeiro time para fazer o jogo. Não tenham duvidas. Ela não fez isso a toa. É um teste para deixa-la em condições perfeitas de adquirir os direitos via internet para 2012.

    Eu não tenho duvidas que o futuro das transmissões do futebol brasileiro será igual ao europeu. Na TV FECHADA

    • Jonas K. disse:

      Sportv e PFC SE a Record não levar esta licitação também.

    • Hugo disse:

      Só tem um detalhe que não escrevestes e que dá urticária na Globo: a primazia para indicar quais jogos quer transmitir cabe primeiro ao detentor dos direitos da TV aberta. Os jogos que restarem é que vão pros outros meios (TV por assinatura, internet, etc.)

      Ademais, não tenho tanta fé assim na explosão da TV fechada no nosso país, pois nossa renda per capita nem de longe lembra a europeia. Se há a popularização da TV fechada, muito se deve ao SkyGato…principalmente aqui no RS, com aquele aparelho que o pessoal compra lá no Chuí 🙂

    • ARIH disse:

      o patrulheiro do apocalipse voltou.

  19. Remindo Sauim disse:

    O que deveria existir era uma Liga Brasil de futebol fora da CBF, subdivida em Série A, Série B e Série C. Esta liga arrecadaria todo o dinheiro em venda de transmissões dos jogos, marketing, publicidade nos estádios, ingressos e venda de jogadores. O total desta fortuna, seria dividido em 50% para a Série A, 25% para a Série B, 15% para a Série C, 5% para a administração e 5% de um fundo de reserva. Esta mesma Liga administraria a copa do Brasil com os 60 clubes das 3 séries mais 4 convidados de fora da Liga, e o campeão teria vaga na Libertadores, o vice na Sul-americana. A Série A teria 4 vagas para a Libertadores e 7 vagas para a Sul-americana. Com todos clubes da mesma série recebendo os mesmos valores, o campeonato se tornaria mais competitivo e os clubes poderiam se dedicar apenas ao futebol. O ideal seria que até os estádios fossem administrados pela Liga.

  20. Gilson disse:

    Remindo, não sei se você é gremista ou colorado, sua proposta tem muita relevância, porque ninguém ousa ou quer discutir os verdadeiros problemas do futebol brasileiro. O Koff virou apenas um mercador de direitos de arena, mas TEM CERTOS FANÁTICOS, como o Adriano Colorado ou o Jr. Barranqueador que resumem tudo a cor clubística. Perdem tempo escrevendo besteiras. Querem reinventar o capitalismo e a livre iniciativa. Eu, se fosse a Globo, teria decidido da mesma forma. Saio fora da mídia TV Aberta, a Record vai pagar o que for nessa mídia, mesmo não tendo audiência, nem retransmissoras em todo o Brasil. Por quê? Porque a Record não depende do retorno financeiro ou do lucro da sua TV. O dinheiro vem da fogueira santa, mesmo. A Glovo vai procurar os clubes que lhe interessam ( sendo gremista, espero que o Inter venha junto ) e o resto do enredo foi brilhantemente descrito pelo Eduardo M.
    O Odone, Bruxo, tem que arrancar 50 a 60 milhões por ano pelos nossos direitos de imagem, sim. O Odone deve ficar bem pertinho da CBF e da Globo. Propor, no futuro, descontos especiais para os sócios tricolores assinarem o pey-per-wie da PFC. Hoje, Gremio e Inter recebem do clube dos 13, cotas menores que o Vasco e que o Santos, não vou nem falar em Flamengo ou Corintians, mesmo com os “gaúchos” Koff e o F. Carvalho mandando na entidade. Ganhamos mixaria de patrocínios do Banrisul e Tramontina, duas marcas REGIONAIS, porque raros jogos da dupla são transmitidos em cadeia nacional, o que impede que empresas como UNIMED, PETROBRÁS, NEOQUÌMICA e outras nos paguem patrocínios de 20 milhões de reais para cima. Termino dizendo: nessa guerra não tem santinho. Mas se for pra escolher um lado, que seja o lado com mais chances de ganhar a peleia, visto que é uma grande briga de bandidos.

  21. Gilson disse:

    Informação do Pedro Ernesto: 14 clubes já estão fechados com a Globo. Inclusive, Grêmio e Inter. Ou seja, graças ao bom senso dos clubes ( seriam loucos de contrariar a CBF/FIFA ) e à grana, a Globo deu uma rasteira no dinheiro da fogueira santa e o Clube dos 13 , cujo propósito deveria ser o de reformular o futebol brasileiro, mas virou mera imobiliária de direitos de arena, pode dar um descanso ao democrata e octagenário Koff, que lá está mandando há quase 30 anos. Espero que os clubes brasileiros fundem uma Liga e mandem a CBF cuidar apenas das seleções nacionais de futebol. Espero que Gremio e Inter fundem uma liga gaúcha e mandem o Noveletto cuidar das suas lojas de cd’s. Mas daí seria sonhar demais…

    • ARIH disse:

      Se surgir uma liga dos que ficarem com a globo, sera totalmente tutelada pela CBF, portanto ninguem vai mandar o RT praquele lugar. Capachos again.

      • ARIH disse:

        E mais, a dupla nao consegue sair do que ta, alias vai ser pior porque a “liga fantasma do eixao” existe de fato. As diferencas deles pra nos, aos de minas e restante do BR se tornara muito, muito maior. Resultado: todos de fora do eixo se apequenam. Os que ja sao pequenos, desaparecem, sao pulverizados. Muitos ja estao assim, so dependendo de um sopro pra desaparecerem por completo. Voce esta incentivando este sopro. O apocalipse esta anunciado. Escolha com prudencia. Independente dos resultados, por enquanto so Corinthians e Flamengo gnham de qualquer modo. Na Copa voce vera que eles ganharao mais, muito mais, ate o que voce jamais poderia pensar que eles poderiam ganhar.

  22. Guto Bender disse:

    Está tudo certo. Está tudo muito bem. Tudo é perfeitamente normal, e é assim que funciona o mundo dos negócios. Mesmo que seja sujeira para todo o lado, é assim que os grandes empresários atuam.

    Só que, parece, pessoal não está entendendo qual é o real perigo dessa função toda. É que essa não é, repito: NÃO É!, uma negociação normal do mundo dos negócios. Uma negociação normal no mundo dos negócios visa tão somente uma coisa: LUCRO!

    Aqui, amigo, entra o que estou chamando de REAL PERIGO dessa confusão toda: Edir Macedo não está nessa por lucro. Edir Macedo está nessa porque a Globo tentou tirar-lhe o ganha-pão (e de maneira muito forte). Edir Macedo quer, agora, tirar o ganha-pão da Família Marinho.

    Ah! Mas é um absurdo um empresário arriscar o futuro de sua empresa por questões pessoais irrelevantes. Aí está! Edir Macedo NÃO É EMPRESÁRIO! Edir Macedo é Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus! Ele se julga representante do “Senhor Jesus” na terra!

    E, se alguém pensa diferente, aconselho, principalmente aos mais velhos, que tentem puxar pela memória e lembrar da imagem de Edir Macedo nos primórdios da IURD e hoje. É completamente diferente! O homem é o próprio “cordeiro”: manso, pacato, exalando fé por todos os poros. Se a transformação é real ou não, não cabe aqui discutir. Eu, particularmente, penso que, sendo real, é ainda pior.

    Nesse caso, a Rede Globo não atacou o ganha-pão de Edir Macedo, mas sua fé. E um homem que luta por sua fé é muito pior que outro que luta por seu ganha-pão. Porque a fé, amigo, é IRRACIONAL! Ou, RACIONALMENTE, alguém acredita que é possível transformar água em vinho? Ou, pior, morrer e ressucitar no terceiro dia?

    Isso está apenas começando. É uma “jihad”. Ingênuo é quem ainda acredita que estamos tratando de “negócios”…

    • Jonas K. disse:

      Guto, permita-me discordar em partes. concordo 100% até o fim do terceiro parágrafo. Discordo quando dizes que é por fé. Não penso que seja isso: a fé é o marketing deste negócio chamado IURD e o “lucro”, neste caso, se chama poder.

  23. Mauricio disse:

    Acho que realmente o Clubedos 13 se desvirtuou de sua finalidade, que era cirar uma liga, se transformando em mero intermediador na negociação dos direitos de transmisa. Porém, vamos imaginar assim, todo mundo aceita essa dinheirama que estão dizendo que vai rolar graças ao intuito do satânico RT em acabar com o Clube dos 13. Após 2014, o Plim-Plim anuncia que, devido aos prejuízos alegadamente acumulados, não poderá pagar mais que R$ 10.000.000,00 à Dupla, enquanto mantém amesma cota para o Curintia e o Framengo. E daí eu pergunto, como é que fica sem o Clube dos 13???

    • elias disse:

      Pois é mauricio, e é o que vai ocorrer! (vide a espanha). Quem vai trocar – comercialmente – a população de são paulo e rio pelo nosso rio grande?E tem mais, há 40 anos que os jogos do fla e outros do rio são mandados para o resto do pais quarta e domingo! Imagine os próximos – p.ex – 10 anos?É meu pensamento.

    • ARIH disse:

      Mauricio, a intencao do Clube dos 13 era criar uma Liga. O problema e que os clubes não tem coragem de enfrentar a CBF. Alem dos agradinhos, eles não querem ficar de fora das competicoes da CBF. Veja o Andres Sanches: esta queimado no Corinthians. Para sobreviver, se alinha ao RT. Um cai fora, outros vao atras. Com um povo desses não da pra partir pro enfrentamento. Quanto a cota diminuir, so tem uma possibilidade: nova concorrencia ao final deste contrato, baseado na realidade do mercado. Mas, a realidade mostra que so cresce o valor. Quanto a dupla receber menos que Corinthians e Flamengo, e natural. Eles tem mais torcida e audiencia. O futuro do Clube dos 13 e incerto. Mesmo que consiga ganhar esta quebra de braco, para não ficar fraco vai receber estes dissidentes de volta, que serao oposicao interna. Mas acredito que possa continuar e, finalmente buscarem os objetivos para os quais se uniram e que não foi Koff que desviou e sim, os proprios clubes associados. So espero que se isto acontecer, eles possam enxergar que juntos são mais fortes do que RT. A CBF não resistiria muito tempo se eles partissem para o enfrentamento, afinal e a associacao dos clubes mais fortes do pais e em torno de quem tudo gira.

  24. Samuel Ritter disse:

    Fábio Koff fez um ótimo trabalho mas, como ninguém é perfeito, acabou ganhando alguns inimigos que não precisava. Quando permitiu que seu protegido, Dudinha Kroef, adiantasse todas as verbas de TV de 2011, arrumou problema com o sucessor, Paulo Odone. Quando não tomou partido ante as provocações do São Paulo ao Flamengo, arrumou inimizade com Patrícia Amorim. Corínthians e outros clubes do RJ nada mais são do que traíras, não havendo justificativa para o que fizeram.

    • ARIH disse:

      Samuel, Patricia usou isto pra se justificar. E so pra ingles ver. Os dois sao filiados, portanto merecem a mesma atencao. RT deu as bolinhas ao SP e deu o titulo pro framengo. O que ele queria? isto que ta ai. Koff nao tomou partido, nao ajudou ou defendeu o SP, nem o fla. Ele nao pode tomar partido nisso, mesmo sabendo que por de tras esta RT.

  25. Lloyd Irvin disse:

    If some one wishes expert view concerning running a blog afterward i advise him/her
    to pay a quick visit this webpage, Keep up the good work.

Deixe um comentário