Maestro brasileiro é vítima de racismo na Espanha

Pelo jeito, a crise na Espanha não se resume à economia. Não bastasse a perseguição a imigrantes – logo a Espanha, um dos países colonizadores mais predadores da História -, agora um músico brasileiro foi humilhado em um ato claramente de racismo da polícia do país.

Israel de França, maestro da Orquestra de Câmara de Granada, estava dias atrás em um bar com lado de um amigo, também brasileiro, quando a polícia chegou. O amigo, branco, foi liberado. Israel, negro, acabou levado a uma delegacia, onde foi agredido com socos e pontapés, na noite de domingo. Ele encaminhou a denúncia à Embaixada Brasileira, que pediu esclarecimentos à corregedoria da polícia espanhola.

Não é o primeiro episódio de racismo na vida de Israel. Na adolescência, quando ainda morava no Brasil, ele foi detido pela polícia por estar correndo, levando um violino na mão. Não adiantou dizer que estava atrasado para uma apresentação. Foi detido e só liberado depois que, por exigência dos policiais, executou uma música em seu violino para provar que tinha habilidade.

Israel estreou como solista em 1982, esteve na Orquestra Sinfônica de Campinas e na da Paraíba, ganhou uma bolsa de estudos para Portuagal e, mais tarde, estabeleceu-se em Granada, onde estudou regência e ajudou a fundar a orquestra da cidade.

 

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Gente e marcado , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Maestro brasileiro é vítima de racismo na Espanha

  1. Marcião disse:

    Isso que a Espanha deu seu idioma há varios paises de população negra.
    Logo a Espanha, justamente a Espanha.
    A gente vê muitos paises da Europa hoje em dia, com negros em suas seleções.
    Ja vi na Alemanha, Holanda, Itália.Estes paises racistas em algum tempo atrás.
    A França então nem se fala, foi Campeã mundial com jogadores de origem africana.
    Mas é demais ver isso na península ibérica, que tanto exportou negros as suas colonias.
    Incluo Portugal também.
    Alias quando eram pra deitar com as jovens africanas, eles não eram racistas.

  2. Rafael Fraga disse:

    Isso é corriqueiro dos espanhóis. Ai o governo brasileiro volte e meia resolve ajudar os espanhóis com empréstimos poupudos a baixos juros…

  3. sandrosaci disse:

    ser negro é isso..e vai demorar muitos séculos para mudar.
    Mas se serve de consolo, discriminação não é só racial que existe e mesmo sendo racial não é só negros que a sofrem.

  4. Paulo Duarte disse:

    Até quando o governo brasileiro vai aceitar isso da Espanha.?? Temos que cortar relações até que nos respeitem.

    • Marcião disse:

      Mas de que adianta?
      No próprio país de origem dele, que tem forte cultura negra, ele foi presopor estar correndo.
      Ora, se o preconceito existe na própria terra do cara.

      E o MM foi bem claro sobre o assunto do Israel, falou do preconceito sofrido pelo cara na Espanha, e ainda o que ocorreu com o maestro aqui.

      Ou seja, por onde esse camarada andou, ele teve problemas com racismo.

  5. Luiz Martini disse:

    Para mim, país que tem como sua grande diversão as touradas, não pode ser país de gente de bem.
    Se for ver a História e as barbaridades que cometeram quando colonizaram as Américas, já dá para ver que gente é.
    Engraçado que, depois de explorarem e roubarem tudo que podiam por aqui, ainda se acham superiores. Amigos que estudaram lá contaram como “adoram” os sudacas, a maneira pejorativa com que se referem aos latino-americanos.
    E amigão meu que fez o Caminho de Santiago relatou a maneira desdenhosa e mal educada com que bodegueiros de vilarejos que só vivem às custas dos peregrinos tratavam os passantes.
    Por mim, que se explodam!
    Merecem a crise.

    • sandrosaci disse:

      não podemos condenar um pais pela postura de grupos isolados.
      Se lá existem brigas internas por separatismo, imagine com estrangeiros.
      Muitas regiões na Espanha não compartilham dessa discriminação.
      Normalmente em qualquer pais essas atitudes são de setores conservadores, a chamada direita, inclusive aqui no Brasil. É só ver como os nordestinos são tratados. É a mesma coisa.

    • Marcião disse:

      É por comentários como esse teu é que afloram o preconceito.
      Generalização pura.

      • Luiz Martini disse:

        Marcião,
        não sei se tua resposta foi para mim ou para o Sandro.
        Bem, se foi para mim, te digo que até concordo em parte contigo e reconheço que meu comentário pode ser um pouco exagerado, mas devemos lembrar que problemas de discriminação contra BRASILEIROS, e não apenas negros, têm ocorrido com extrema frequência apenas na Espanha.
        Lembra da “mania” deles de mandarem pessoas de volta do aeroporto, mesmo quando era alguém que estava apenas em trânsito [destino final era outra capital européia]?
        Olha, nem nos EUA, que faz um duro combate à imigração ilegal, fazem igual.
        Conheci muitos espanhóis NA EUROPA e posso te afirmar que LÁ eles são muito arrogantes, não fazem nenhuma questão de serem simpáticos e geralmente se acham muito mais do que são.

      • Marcião disse:

        Luis, na verdade me senti um pouco ofendido com o modo que manifestou o seu cometário. Por ser de decendência espanhola, me indignou um pouco, pois na verdade o que ocorreu na Espanha foi algo que ocorre no nosso Brasil, Argentina, EUA, e praticamente e toda Europa racismo é GERAL.
        Claro que a Espanha têm me surprendido com fatos inesplicáveis, principalmente com brasileiros. Até sou de acordo que se faça o mesmo com eles.
        Lembro que no caso dos aeroportos, quando o Brasil quis responder da mesma forma, eles maneraram. É assim que têm que ser, o Brasil é um pais que acolheu várias nações, sejam elas portugueses, italianos, alemães, espanhóis, e com certeza têm que se dar o valor.
        Quanto a simpatia dos espanhóis, devo concordar contigo. É um povo muito frio, desconfiado, muito arrogante e muito conservador comparado a outros paises da Europa. Mas é tudo uma questão de adaptação.

    • Marcião disse:

      Afinal o que tu tens a dizer aos policiais que prenderam ele aqui no Brasil por ele estar correndo?
      Vai generalizar também?
      Talvez não, porque se generalizar no Brasil estará incluido no bolo.

    • Solange Jonassen disse:

      o mais engraçado é que os os Espanhóis não tem preconceito contra os Ingleses que roubaram toda a carga deles em alto mar, quando eles estavam de volta à Europa após roubarem a América.
      Espanhois são mais primitivos que as piores tribos isoladas de Papúa New Guinea

  6. edi tavares disse:

    alguns países da europa, considerados desenvovidos, consideram o racismo, como parte de sua cultura…

  7. frederico disse:

    e o que os brasileiros acreditam que deve ser feito?.retaliação?..oferecer a outra face?
    retalição: fazer o mesmo que eles………expulsar todos os espanhóis que vivem aqui……não bender mais nada para eles….congelar indefinidamente todos os capitais espanhóis em terra brasileiras…invadir a espanha……..
    exitem muitas possibilidades…..não é novidade que se comportem assim………..
    oferecer a outra face:….todo mundo sabe o que é

  8. Adriano Colorado disse:

    meu tio que mora em chicago veio passar o fim de ano aqui e nos disse que os negros sao muito perseguidos lá naquela regiao… tem bairro de branco onde as casas e terrenos sao grandes, bonitas e tal… e bairro de negro onde os terrenos sao menosres e as casas simples lado a lado. nem por todo dinheiro do mundo um negro compra uma casa nos bairros de brancos.

    segregacao total!!! hehehehehe mas isso a tv num mostra de jeito nenhum…

    podem esquecer, o racismo nunca ira deixar de existir.

  9. Zumbi disse:

    Bem feito essa crise que está aniquilando os espanhóis! desemprego em 27% da população economicamente ativa, 54% de desemprego jovem, população que saqueia lixo de hotéis para ter oque comer, agora só falta a Dilma permitir que esses falidos venham fazer trem bala ou roubar nossos empregos aqui!

  10. Mario Cesar disse:

    Eu acho bem simples…..que tal se para cada sacanagem que fizerem com brasileiros nesse país de merda chamado Espanha,,,,,,a gente fizesse o mesmo aqui ????

  11. groflê disse:

    Não nos incomedemos com essas …. espanhois e portugueses são a rela da europa. Quanta infelicidade da America Latina que esses povos vieram bater por aqui. talvez encontrassemos um caminho melhor sozinhos. desgraça! Ou seja, colônia já é ruim, e ser colonizado por duas titicas é pior ainda…. só exploraram e exploraram. O Brasil experimentou um poquinho da colonização Holandesa- por mais que fosse ruim (nenhuma colonização é boa, já que a lógica é enriquecer a metrópole) mas os caras faziam melhorias locais como pontes, zologico etc… Portugal só tirava tirava tirava e….. dava tudo pra Inglaterra (ai jesus!!!) e Espanha… bem é so olhar para as repúblicas de bananas da America central das quais não estamos distantes…
    Para se ter uma ideia andei lendo que na França espanhois e portugueses já sofreram preconceito. .. eles fazem com a gente o que fazem com eles lá na europa.

  12. Solange Jonassen disse:

    Nossa viagem ao sul da Espanha foi quase bem traumática. Os meninos pediam para voltar a todo instante. A única coisa que valeu a pena foi a ida pra Marroco no que se trata da experiência deles com os camelos. Do restante foi também muito estressante. Um lado a burguesia e do outro o desespero das pessoas menos favorecidas, que infelizmente acabam tornando a estadia dos turistas bem desconfortável.
    Na volta a Espanha, o policial de fronteira tratou os meninos de um jeito por conta do passaporte norueguês, mas qd chegou a minha vez com o passaporte brasileiro ele me humilhou diante de um público de várias nacionalidades.
    Tô tentando contato com a BBC porque se ele fez isto comigo que moro na Noruega e tenho dois filhos noruegueses, imagina o que ele não faz com os imigrantes que atravessam ilegalmente.
    Uma coisa è ele fazer o trabalho dele e tratar os demais como cidadãos, outra coisa è ele humilhar os seres humanos, seja lá de qual nacionalidade for ou que tipo de status tenham. Nem os chineses e Marroquinos que são de uma cultura extrema a nossa são tão primitivos.
    Mal qualificados para o posto que lhes confiaram. Precisam urgente de uma forma de educação.
    Eles têm que beijar os pés de qualquer um que depositam um euro naquele país falido, que se não fosse pelo turismo já tinha ido ao colapso total.

Deixe um comentário