Racismo: comitê da Fifa fala até em rebaixamento de clubes

Reprodução fifa.comPelo jeito, a Fifa está decidida a enfrentar e punir rigorosamente os casos de racismo no futebol mundial. Isso ficou evidente já na primeira reunião (foto) da Força Tarefa contra o Racismo e a Discriminação, comandada pelo vice-presidente da Concacaf, Jeffrey Webb, na sede de Zurique.

A ideia é ir da advertência ao rebaixamento do clube e estabelecer um regulamento mundial. As primeiras decisões oficiais serão incluídas em um projeto de resolução no Congresso da Fifa nas Ilhas Maurício no final deste mês.

Nesta primeira reunião surgiu a base do projeto. Algumas ideias:

– Ter um funcionário no estádio que possa identificar possíveis atos de discriminação, com o objetivo de aliviar a pressão sobre os árbitros e facilitar a disponibilidade de provas.

– Aplicação de punições em duas etapas, com uma lista variável para um delito menor ou primário, como uma advertência, multa ou jogo a portas fechadas.

– Além disso, haverá punições mais fortes para reincidências ou casos graves, como perda de pontos, desclassificação de um torneio ou até rebaixamento.

– Ênfase na responsabilidade das federações e clubes com relação às ações dos seus jogadores, funcionários e torcedores.

– Proposta para que todos os clubes e federações afiliadas forneçam um plano de ação concreto, demonstrando a intenção de lutar contra todas as formas de racismo e discriminação entre os torcedores.

– Uma das oportunidades desta força tarefa é o seu vasto alcance ao longo de 209 federações afiliadas à Fifa – disse o Webb, ao anunciar o plano de trabalho.

Boa iniciativa. Espero que, desta vez, vá até o fim. Só o receio de punições severas, para federações e clubes, vai acabar com o racismo e a discriminação no futebol.

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Fifa e marcado , , , . Guardar link permanente.

46 respostas para Racismo: comitê da Fifa fala até em rebaixamento de clubes

  1. Geraldo disse:

    Nem o duplo rebaixamento não adiantou para terminar com o “macaco imundo” que tem por estes pagos… 😦

  2. O Cara disse:

    Xiii…. terceiro rebaixamento a vista!!!

  3. Lucas disse:

    E juiz ladrão, quando vai ser punido??? kkkkkkkkkkkkk

  4. CEGÃOGREMISTA disse:

    Nunca vi racismo no Grêmio. Aliás, não vejo é nada…

  5. Murilo disse:

    Seria uma boa. Grêmio na segundona pela terceira vez.

  6. Macanudo disse:

    gremio TRI – rebaixado!!!!!!!!!!

  7. Adriano Colorado disse:

    sábado atiraram uma banana no goleiro do Bayern no jogo contra o Borussia no Iduna park… que coza.

  8. Capitancito Loco disse:

    Não dá bola pra esse Cara, fifa! Tá do tamanho que eu gosto.

  9. Luan Bruno disse:

    Quem vai ser rebaixado pela terceira vez? Quando voltar, no tapetão, vai de novo!!

  10. Negão Tricolor disse:

    Pois é…
    Chamar flamenguista de Urubu, Sãopaulino de Bambi, Gremista de gazela, caxiense de galinha, palmereinse de porco, juventude de polenteiro, Corinthiano de gambá, Vascaíno de bacalhau, Coritiba de coxa branca, Fluminense de pó-de-arroz não é racismo…
    Mas colorado continua intocado… pobrezinhos….

    • Batoré disse:

      Nada do que foi mencionado tem a ver com RAÇA….. pelo menos não com a conotação historicamente racista do caso gremista em relação aos torcedores colorados. Se tu gosta de ser gremista e ver outros negros serem ofendidos é problema teu, mas eu te asseguro que a maioria não gosta!

      • Lucas disse:

        Negão, diz a sabedoria popular que quando não se sabe sobre um determinado assunto, é sempre melhor ficar calado…. esse Batoré é um clássico exemplo… desclassificar alguém por conta do gênero, da classe social pode…. agora o que não pode é chamar um colorado de macaco pq aí é preconceito e mi mi mi… COERÊNCIA ZERO!

      • Batoré disse:

        Eu não disse que aprovo qualquer comparação. Apenas frisei que não tem relação com o tema do tópico (racismo).

        Quero acreditar que tu tá só “se fazendo” de desentendido…….. Cesão.

      • Lucas disse:

        Coxa Branca é o quê?.. Vá estudar primeiro antes de falar bobagem!

        E que m*** é essa de “cesão”??! aff…..

      • Batoré disse:

        A conotação racista depende de quem chama quem de coxa branca (e se a outra se sente ofendida ou não). Ou se forem negros chamando brancos de coxa branca é racismo, por exemplo. Não sei se é o caso…

      • Negão Tricolor disse:

        então Batoré…se eu te chamar de Baitolé…estou te chamando de bixa…assim, sou preconceituoso,. coxa branca é conotação racista… gazela é homofobia.. polenteiro é discriminação sobre a raça italiana, urubu é chamar flamenguista de negão…. e assim vai… então como chamar veado não tem problema, acho que tu é um baitola… não pode se ofender, tá? o assunto aqui é racismo…

      • Batoré disse:

        Pode me chamar do que quiser (ou do que o MM permitir), Negão.

        Agora, tudo isso só pra desviar a atenção da origem histórica do grêmio? Tá pouquinho, hein!!

      • Negão Tricolor disse:

        Pra começar, o post não tem nada a ver com o Grêmio, os colorados de sempre que vieram com o papinho….mas se tu quiser, vai pesquisar um pouco da história e ver onde jogaram os primeiros atletas negros no RS, e mais, vai pesquisar e ver quem se recusou a jogar a liga dos canelas pretas…
        Definição de Racismo: “Racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. É uma opinião não científica sobre uma raça humana que leva a uma tomada de posição depreciativa e, frequentemente, violenta relativamente a uma coletividade.” Em nenhum lugar está escrito que ser racista é ojerizar negros…
        Então meu velho… para que o camarada seja racista, basta ele ter preconceito com Alemão, Italiano, Negro, Branco, Índio, Norueguês, Americano, etc….
        Cuidado quando tu chamar uma mulher burra de loira.
        Cuidado quando o tu for assistir ao teu time jogar contra o Coritiba, não chama ninguém do time deles de Coxa Branca, do contrário serás racista, ok?

      • Negão Tricolor disse:

        “Apesar de atitudes racistas sempre terem existido na humanidade, muitas vezes como reação de defesa de uma comunidade contra a invasão pacífica de outra diferente dela, o fenômeno do racismo se agudizou na época moderna, especialmente com a política colonialista das potências europeias.
        O racismo continua a ser um grave problema em numerosos países, mesmo onde teoricamente não existe, como no caso dos EUA (sobretudo nas zonas do Sul). A crise econômica e a pressão demográfica costumam ser motivo de problemas raciais mais ou menos graves, como sucede na Grã-Bretanha com os imigrantes, em França com os norte-africanos, na Alemanha com os turcos ou em Espanha com a população cigana e os trabalhadores negros ilegais.
        O preconceito racial está relacionado com conceitos como homofobia, xenofobia, bullying racista, entre outros muito debatidos na atualidade.
        Embora não haja nenhuma comprovação de uma determinada raça ser superior ou inferior a outra, pessoas em todo o mundo foram atingidas por grupos que se consideravam superiores.
        Historicamente, o racismo era uma forma de justificar o domínio de determinados povos sobre outros, como se verifica no período de escravidão, colonialismo, e nos genocídios (crimes contra a humanidade) ocorridos ao longo da história.
        No século XX, algumas formas de racismo como o Nazismo e o Apartheid marcaram a história.
        O racismo como componente básico da política de um país, levou a Alemanha nacional-socialista à perseguição e extermínio de judeus, ciganos, eslavos, etc. A intenção dos nazistas era exterminar os judeus, com base em argumentos sobre a superioridade da raça germânica. O anti-semitismo (racismo contra judeus) levou a uma perseguição desenfreada e exterminação de milhões de judeus e de outros povos, culminando na Segunda Guerra Mundial.
        O Apartheid foi um sistema de segregação da população negra, que vigorou entre 1948 e 1994, comandado pela minoria branca na África do Sul. A política racista do apartheid, pretendia impedir todo o relacionamento entre os indivíduos de “raças” diferentes e submeter a maioria da população a uma reduzida minoria caucasiana.”
        Fonte: http://www.significados.com.br/racismo/

      • Maurício disse:

        Parei em ‘o post não tem nada a ver com o Grêmio’.

      • O Cara disse:

        Coitado do loco, Maurício! Estragou tudo já na primeira frase… kkkk

      • edi tavares disse:

        o negão tricolor não havia debando do blog?? voltou para qualificar o debate?

        ou é a volta dos que não foram??

  11. sandrosaci disse:

    se essa lei pegar tem um time que vai cansar de jogar na segundona….se bem que não é nada de novo.

  12. Pingback: Time de futebol brasileiro lança campanha contra o racismo · Global Voices em Português

  13. Pingback: Brazilian Soccer Team Launches Campaign Against Racism · Global Voices

  14. Pingback: Brazilian Soccer Team Launches Campaign Against Racism | FJE NEWS

  15. Pingback: Eine brasilianische Fußball-Mannschaft setzt sich gegen Rassismus ein · Global Voices auf Deutsch

Deixe um comentário