Era só o que faltava. CBF quer silenciar o torcedor

Neste ritmo, chegará o dia em que a CBF e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva vão exigir que o torcedor fique em absoluto silêncio nos estádios, durante os jogos de futebol. Só ironizando mesmo diante da notícia divulgada na tarde de quinta-feira: o Atlético-MG será julgado por causa dos protestos de seus torcedores contra a arbitragem durante a partida contra o Fluminense, no Independência. Além do nariz de palhaço, a torcida mostrou faixas e um mosaico da CBF de cabeça para baixo e nas cores do Fluminense.

A denúncia foi encaminhada ao procurador do STJD, Paulo Schmitt, com um conjunto de fotos. Como faz habitualmente, segundo disse, encaminhou o caso. Ele garantiu que o Atlético não corre o risco de perder mandos de campo. Será apenas multado.

Mesmo que a multa seja insignificante, o que está implícito na denúncia é grave. Como tirar do torcedor o direito de se expressar democraticamente, desde que não descambe para ofensas e preconceitos?

– A liberdade de expressão é assegurada pela Constituição federal como direito, uma garantia fundamental, mas é uma liberdade limitada, vamos dizer assim, vedado ao anonimato. E o torcedor é anônimo – tentou se justificar o procurador em entrevista à Rádio Itatiaia. – No âmbito esportivo o cenário é outro, é de se dizer clube você é responsável pelos atos praticados por seus torcedores – destacou Paulo Schmitt já que o torcedor, protegido pelo anonimato, não pode ser responsabilizado por eventuais ofensas.

A decisão da CBF e do tribunal recebeu críticas pesadas nas redes sociais. Espera-se que a CBF não tente processar todos os usuários.

 

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Futebol e marcado , , , . Guardar link permanente.

41 respostas para Era só o que faltava. CBF quer silenciar o torcedor

  1. Jonas K. disse:

    O torcedor só seria anônimo se usasse máscaras pretas sobre a cara. Esse cara é ridículo, o STJD é ridículo e este ato é uma afronta à Constituição e ao País. Isso deveria dar cadeia.

  2. Pitcho disse:

    Absurdo isso.
    Da CBF e STJD podemos esperar QUALQUER coisa mesmo… tá louco.

  3. coloradocanoas disse:

    Não da para descrever aqui a IRA que tenho desta gente!! O sonho seria o avião que o Elton tanto fala, cair em um dia que esses imundos tivessem reunidos, todos juntos em uma sala na CBF.

    Sonho que todas as torcidas (logico que as torcidas do eixo maldito estão fora da lista) fizessem isso, e manipuladora da globo ia ser obrigada a mostrar para todo mundo os protestos.

    Não me esqueço do Zweitaço e Marcio larapio Rezende da vida!!!

  4. Felipe disse:

    Esse tipo de coisa está tirando meu prazer em acompanhar futebol, Mário. Esse STJD é composto pavões querendo aparecer. Têm uma ânsia punitiva..não pode mais reclamar, não pode mais provocar o adversário, não pode mais nada no futebol. Tá muito chato isso tudo!

  5. frederico disse:

    pessoal , será que há vínculo entre essas pequenas tentativas (ensaios, diria) de nos silenciar, com as tentativas de desarmamento e de controlar a imprensa?…talvez a idade esteja me deixando paranóico, mas as coisas caminham em rumo que, em breve nos levará à situações bem parecidas as que encontramos em países onde impera o capitalismo de estado….coréia do norte e cuba, por exempl (para não falar na finada urss)…penso que a saída, seria uma liga e o fim da cbf…mas vai saber…

    • coloradocanoas disse:

      Concordo com a liga.

      Mas o problema é que nossos “cartola$” nao capctuam da mesma ideia, é de interesse dos mesmos que a CBFalcatrua continue assim.

      Eu sou mais o aviao do Elton!!!

      • Jeferson disse:

        frederico vc tá invertendo as bolas, companheiro. A guerra fria acabou faz tempo e a CBF, até onde eu sei, está do lado do capitalismo. Não te preocupa, não. Ou será que eles são espiões da KGB??

    • eduardob disse:

      acho que não, até porque a imprensa inventou o “comentarista de arbitragem” para dar emprego aos larápios aposentados.

      • THE GUNSLINGER disse:

        O árbitro deveria ser uma figura tão acessória no futebol que, pela própria regra do jogo, qualquer ESPECTADOR do jogo poderia apitar em caso de ausência do juiz. Ou seja, para ter jogo basta dois times, um campo e uma bola, o juiz pode ser catado na hora. Mas tais lamentáveis figuras adoram se colocar como estrelas do espetáculo, agindo com pompa e autoridade como se grande coisa fossem. Pior é que, como bem colocou o colega eduardob, os mais malas se aposentam e seguem destilando sua empáfia em rede nacional, exercendo seu corporativismo (o árbitro sempre acerta para eles) de maneira bem remunerada. Juiz de futebol, em sua essência, é um profissional frustrado que encontra no apito uma forma de tentar exercer poder ou autoridade. Ou vocês conhecem alguém cujo sonho de infância é apitar futebol? Isso resta para quem não deu certo jogando a pelota ou fazendo outra coisa, mas tem grande necessidade de aparecer e mostrar que manda em alguém. Basta olhar a fisionomia dos árbitros durante a partida, são quase todos autoritários e ignorantes. Sua versão popular é o agente da EPTC (azulzinho).

    • frederico disse:

      podes ser jeferson, pode ser…mas o capitalismo é apenas um sistema econômico, nada mais…iniciativa privada, acúmulo de capital e propriedade privada dos fatores de produção…ou seja, só tem a ver em como os homens produzem e, me parece que se kimita a isso…já o socialismo é outra coisa : é ideologia e messianismo…bem, isto posto, não me parece que se possa comparar ou contrapor um sistema científico (capitalismo) com um teoria que beira às raias da religião…a guerra fria acabou sim, mas nunca foi capitalismo versus socialismo, até porque a urss não passou de um capitalismo de estado…aliás muito mal encaminhado….e a cbf está e, enquanto estiver nas mesmas mãos, estará a favor dos ventos, soprem eles de onde soprarem…ah! quanto a kgb, acho que não…eles estão mais para nkvd….

      • juliocolbeich disse:

        que visão atravessada vc tem do socialismo Frederico. E tua visão do capitalismo é muitíssimo superficial (sem ofensas, ninguém tem obrigação de saber tudo). Mas aconselho a dar uma lida em materiais sobre capitalismo e socialismo.

      • mariomarcos disse:

        Vocês já perceberam a viagem que estão fazendo? O post é sobre torcida/cbf/tribunal e voxês estão falando sobre caoitalismo, socialismo, com direito a concluōes espantosas.

    • frederico disse:

      é, julio, tens razão…não sou um profundo conhecedor de quse nada, apenas um observador antigo das coisas e de seu estado….de qualquer forma (até para não ocupar demasiado em um blog de esportistas) teu comentário não invalida o seguinte axioma: “da mesma forma que existe uma relação direta entre democracia e economia de mercado, existe, também, uma relação direta entre economias planificadas e totalitarismos”….te sugiro amigo socialista (pelo menos tuas palavras me levam a crer nisso) ludwig von mises…após isso, aceito sugestões de literatura que contraponha as idéias deste autor…ah! e não me senti ofendido

      • frederico disse:

        ops…quase
        ops 2…demasiado espaço

      • juliocolbeich disse:

        Frederico, não sou socialista, e não tinha intenção de ofender mesmo. Fugindo completamente do tópico, conforme até o Mário já comentou. O capitalismo é um sistema que funciona em grande parte devido ao poder simbólico das mercadorias, crenças, e também tem uma ideologias por trás, não é só um sistema econômico como você citou. Neste sentido a minha crítica ao teu texto
        Talvez exista uma relação entre democracia e economia de mercado, nisso você tem razão, nao sei se é direta.
        O direito de expressão, geralmente usurpado em sistemas socialistas e aí está a referência que você fez ao texto do Mário.
        Na democracia temos o poder de nos expressar, o grande problema é que na maioria dos casos ninguém ouve.
        A Justiça desportiva é uma piada, infelizmente, é um desatino atrás do outro. Justiça tem que ter credibilidade, coisa que no Brasil o STJD não tem.

  6. Marcelo disse:

    Este país todo é um absurdo.

  7. Carlos disse:

    Num pais onde os ladrões estão em todos os escalões e setores o que esperar. Antigamente no Rio Grande isto não acontecia pois vagabundo era tratado com rabo de tatu.

  8. Carlos disse:

    Acho que tem que chamar o gaucho de Bagé para acalmar eles no rebenque.

  9. Luiz - Tricolor disse:

    Se todas a torcidas fizessem isso em umas duas ou três rodadas, o mundo comentaria isso e queria ver eles punirem todos.
    Mas aqui tanto os clubes quanto alguns torcedores, se o erro/roubo for pra si, fica tudo tranquilo. Se o rival ta se ferrando então, melhor ainda.

  10. Carlos disse:

    Acho que o artigo abaixo responde a pergunta, mas não podemos mais aceitar as bestas que estão no poder querendo amordaçar o povo.

    Justiça acolhe recurso do Santos. Google e Net terão que expor usuários que criticaram LAOR
    outubro 26, 2012

    Numa decisão absolutamente lamentável da Justiça brasileira, a 3ª Câmara do TJSP acolheu pedido do Santos, negado em 1ª instancia, para que as empresas NET e Google sejam obrigadas a enviar ao clube os dados de usuários de internet que fizeram críticas a gestão LAOR nos últimos meses.

    Números de IP, incluindo telefone de origem de conexão e seus dados cadastrais estão incluídos no pacote.

    O relator desembargador Jesus Lofrano disse ainda em sua decisão: “Fixo o prazo de dez dias para o cumprimento da decisão e multa diária no valor de R$ 1.000,00 para a hipótese de descumprimento.”

    Nosso país, que viveu uma ditadura escancarada durante as décadas de 60, 70 e 80, caminha a passos largos para a pior das repressões, aquela que é referendada pelo que se trata como democracia.

    Triste episódio não apenas do judiciário, mas também de um dirigente que adapta o discurso a cada interlocutor, se diz “democrata”, mas demonstra, sorrateiramente, hábitos dignos dos piores regimes totalitaristas.

    • frederico disse:

      carlos, e o pior é que isso me parece apenas a ponta do iceberg…vam mais por aí…olho neles e cuidado nas próximas eleições

    • Duque disse:

      E o pior, prezado Carlos, é que essa ”gente” defende sua honra, contra ataques injustos, com indenizações e não com retratações ou penas ( alternativas que sejam ) cabíveis ao caso.

  11. THE GUNSLINGER disse:

    Ainda bem que escrevo sob pseudônimo. Caso contrário, algum débil mental como este Paulo Schimitt poderia iniciar alguma espécie de processo contra a minha pessoa. Esta possível punição ao Atlético-MG é de todas as formas absurda, autoritária e descabida. O pior de tudo é a tentativa ridícula de justificativa por parte deste patético “procurador”, que passa seus dias assistindo jogos e “procurando” lances para aparecer. Dependendo de seu humor ele decide que determinado lance, visto e não punido pelo árbitro da partida, é passível de condenação a determinado jogador. Já o árbitro, que viu o lance e nada fez (e por isso seria o mais errado na situação) sempre é absolvido. Gostei muito do sarcasmo do blogueiro no final do texto, é bem este o espírito da coisa.

  12. edi tavares disse:

    “A decisão da CBF e do tribunal recebeu críticas pesadas nas redes sociais. Espera-se que a CBF não tente processar todos os usuários.” Mário Marcos, este final foi ótimo!!!!!!!!!!!

  13. frederico disse:

    é, mário, também tens razão…mas o espaço democrático que abres permite que deliremos, me parece….hehehehe…viajemos, viajemos que não faz mal para ninguém….de qualquer forma, obrigado pelo espaço

    • mariomarcos disse:

      Só fiz uma observação, até porque esta abertura do meu blog é uma das minhas satisfaçōes. Os leitores entendem e participam, o que é muito bom para todos.

      • ZAMORA disse:

        Mario .
        Na verdade eu acho que esse tal de procurador deve ter um problema muito sério que o Freud poderia explicar .
        Outro dia eu ia fazer uma faixa para colocar aqui na sala da minha casa , já que no Beira Rio não da mais para ir , mas fiquei com medo deste cara . Vai que ele queira me
        processar ….

  14. frederico disse:

    meu amigo, (se me permite a intimidade) a satisfação é minha, poder participar de um espaço em que até viagens que saem do contexto são publicadas….a democracia é ótima….

  15. Duque disse:

    A corja contra ataca.

    Estão tentando desviar a atenção ou criar fato novo para tentar salvar a pele do tal moleque que fez a montagem com o R10/R49.

    Iniciarão por esse caminho e se obtiverem êxito, coitados de nós torcedores e dos clubes não protegidos pela quadrilha.

  16. Duque disse:

    Somente essa corja para unir o ”time GRENAL” em opiniões, indignação e se precisar para a pancada ( brincadeira, se bem que esses merecem ).

    Coza linda minha gente.

  17. Geraldo D. disse:

    Todo esse declarado estado de abuso por parte do STJD tem um unico culpado: os dirigentes de clubes. Tanto um quanto o outro, a tal CBF, faz e acontece porque quem deveria se impor se recolhe. Uma afronta ao direito indivual. Certas autoridades brasileira adoram o papel de censores. Parece que eles sentem saudade daqueles tempos….

  18. rogers colorado disse:

    Acho um absurdo o que a CBF e o STJD fazem. Mas não reclamo mais. Os clubes aceitam isso da CBF, aprovam o presidente e baixam a cabeça. O que reclamar???

  19. sandrosaci disse:

    Iisso que a CBF faz é intimidação covarde…esperar o que de gente como marin e sanches e a Globo…..está na hora do torcedor se unir e criar sua entidade representativa. O estatuto do torcedor está aí para ser usado.

    • Inter SP disse:

      Saci, não é só Marin, ex presidente do SP, Sanches, ex presidente do Corinthians e Globo, que injeta fortunas em Corinthians e Flamengo, que comandam quem deve ganhar e quem deve perder.
      Luiz Zveiter saiu do STJD depois daqueles episódios e foi “premiado” com a presidência do TRE-RJ. O atual presidente do STJD é Flávio Zveiter, filho de Luiz.
      É nas mãos deste pessoal que estão as decisões do futebol. As chances dos times fora do eixo são mínimas. Não é à toa que o último campeão fora do eixo foi em 2003. E a tendência é piorar…

  20. Carlos disse:

    Com o Koff a CBF não terá moleza.

  21. Guto Bender disse:

    Quer dizer, então, que o negócio é fazer a faixa chamando de safado e botar nome e CPF? Sem problemas! Quero ver o que vai dizer um safado desses em um caso desses…

  22. Ricardo Bressan disse:

    ” …com direito a conclusōes espantosas.”
    kkkkkkkkkkk…Viagem, pura viagem mesmo.
    Não é de hoje que o pessoal vem desviando o assunto do post.
    E ainda elaboram teses
    Fica chato, só pra dizer o mínimo.

  23. Guilherme disse:

    Se eu matar uma pessoa dentro do estádio não serei preso. Sou anônimo e o clube que responderá por isso.
    A essa CBF, será que irá também reclamar do jogo do Fluminense? eles também fizera sua manifestação e tal…

  24. Manoel disse:

    Eu já acho um absurdo punir o clube porque um imbecil joga um copo de água ou uma moeda no gramado.

Deixe um comentário