Ao entrar em campo para o jogo de despedida do Estádio Rasunda, local da decisão da Copa de 1958, nesta quarta-feira, em Estocolmo, contra a Suécia, a Seleção Brasileira vestirá a camiseta azul. Foi assim, de azul, que o Brasil goleou os próprios suecos por 5 a 2 na final do primeiro de seus cinco títulos mundiais. E por que o Brasil não utilizou a camiseta amarela, tradicional, criada pelo pelotense Aldyr Schlee para substituir a branca dos anos de derrotas?
É que juntou-se uma descortesia dos organizadores e a velha superstição do futebol brasileiro, tão antiga quanto a primeira bola trazida ao país por Charles Miller. Até aquele momento, o visitante tinha prioridade na escolha (hoje, a Fifa decide por antecipação). Diante da intransigência dos suecos, todos foram para o sorteio – e o Brasil perdeu, sendo obrigado a pensar em uma camiseta reserva.
A história está contada em detalhes por Ruy Castro no excelente Estrela Solitária, um brasileiro chamado Garrincha. A primeira opção foi a camiseta branca, mas quando isso foi sugerido aos jogadores, a comissão técnica percebeu que muitos deles baixaram a cabeça, perturbados. Eles lembraram dos tempos de derrotas, especialmente da Copa de 1950.
Vicente Feola, o técnico, e o supervisor Carlos Nascimento viram que todo um trabalho organizado desde os primeiros dias poderia ruir por causa da cor da camiseta.
Nem adiantava resistir porque a superstição começava pelo chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, o homem que usou o mesmo terno marrom em todos os dias da Copa porque foi com ele que assistiu à primeira das vitórias da Seleção. Carvalho também costumava segurar, conta Ruy Castro, uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que levara do Brasil, durante os jogos.
Para completar, alguém lembrou na reunião que das cinco Copas anteriores, quatro tinham sido vencidas por seleções usando camisetas azuis.
Pronto, estava definido.
Para animar os jogadores, sempre supersticiosos, Carvalho disse que a Seleção vestiria o “manto de Nossa Senhora Aparecida”. Faltava só encontrar as camisetas. Nos mil quilos de material levados do Brasil, as únicas azuis eram de treinos e tinham sido usadas. Mário Trigo, dentista, e Adolpho Marques, integrantes da comissão técnica, decidiram procurar no comércio de Estocolmo.
Encontraram camisetas semelhantes à da foto (que a Nike produziu especialmente para este amistoso, inclusive com o antigo escudo). Na volta ao hotel, elas foram entregues ao massagista Mário Américo que, auxiliado por Francisco de Assis, passou a manhã de sábado arrancando escudos da então CBD e números das camisetas amarelas e costurando-os nas azuis.
Se alguém olhar com atenção as fotos antigas dos campeões mundiais, verá que em muitas das camisetas números e escudos estão enrugados ou prestes a cair – tudo por causa da operação de emergência, com linhas e agulhas.
O Brasil goleou e venceu o título – e os supersticiosos ficaram definitivamente convencidos de que a opção pelas camisetas foi tão decisiva, quanto os gols de Vavá e Pelé ou os dribles de Garrincha.
Aquele time podia jogar até “pelado” que ganhava. Já esse de agora podem vestir de terno e gravata que correm o risco de perder.
Azul na seleção?
Ah bom, é o uniforme!
Pelo menos o azul é vencedor né (nem que seja o uniforme) xD
Hehehehe
Gigante da Beira-Rio liberado.
Chora F. Sbardellotto.
Senhores do MP, utilizem o tempo livre a partir de agora para fiscalizar os leitos do SUS aqui em Porto Alegre, ou a saúde pública vai de vento em popa??????????
Senhores do MP, utilizem o tempo livre a partir de agora para fiscalizar os leitos do SUS aqui em Porto Alegre, ou a saúde pública vai de vento em popa?????????? (2)
Para não ter briga, eles podem ficar na arquibancada inferior e os colorados na superior!
Questão: o Sbardelotto vai ao jogo?
Já está vergonhoso para eles.
A superstição atrai o azar.
Muito bonita essa camisa comemorativa. Seria a única que me arriscaria a comprar.
Não será vendida. Foi produzida apenas para o jogo porque é uma réplica da de 1958.
Também achei linda. Mas pelo preço das camisas da CBF não me arriscaria.
Duvido que não comercializem. Onde tu viu que não vão vender, MM?
Ouvi que a Nike fez só para este jogo e que não seriam vendidas. Agora, tem o seguinte: duvido que uma empresa resista à tentação de faturar, caso o interesse pelas camisetas seja grande.
CBD é outra homenagem ao Neymar “Confederação Brasileira do Desaparecido”.
Na copa de 74 a azul não funfou.
queria saber aonde eu compro uma dessa cor???