A sabedoria de um uruguaio chamado Eduardo Galeano

Homem habituado a mergulhar em questões da sociedade, a dar voz para parcelas que muitas vezes são ignoradas, o escritor uruguaio Eduardo Galeano esteve nos últimos dias no centro das agitações da Espanha. Foi à praça de Madri ocupada por pessoas que protestavam pelas reformas econômicas, esteve na de Barcelona, ficou entusiasmado ao ver que o movimento era liderado por jovens e sentiu-se, claramente, um deles. Em uma destas caminhadas, um jovem aproximou-se com o gravador e fez uma pergunta. Galeano parou, começou a falar e fez uma de suas empolgantes defesas de um novo mundo. Poderia dar uma resposta simples, desinteressada e seguir adiante, como muitas personalidades fariam, mas aí não seria Galeano, como bem lembra o leitor Marcus Rosa de Souza. Vale a pena ver esta participação de Galeano.

Assista então ao vídeo desta entrevista:

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Vídeos para o dia. Bookmark o link permanente.

14 respostas para A sabedoria de um uruguaio chamado Eduardo Galeano

  1. João Vicente disse:

    Demais

  2. Baita vídeo Mário, colocamos no Grenalzito! Um abraço!

  3. Airi disse:

    Gênio. Galeano é gênio.

  4. Beto disse:

    Típico de intelectuais de esquerda; falam, falam, mas nada dizem. Ah só sei que busco um outro mundo. Que mundo? Nao sei um outro mundo. O que ele fala sobre o Chile e Espanha é espantoso. Ora… mas que democracia ele quer? Que outro mundo que eles ,os esquerdistas, foram capazes de fazer melhor? Esse senhor me dá medo, atrás de um mundo melhor que ele busca, milhões já foram mortos, a história tá aí pra contar. Ele é o autor daquele livro sobre a período histórico da América Latina. Sempre com as mesmas teses, assim como Celso Furtado, do coitadismo, de que fomos explorados blá, blá. A América Latina tem que levantar a cabeça e seguir em frente, chega de coitadismo….ah tomaram tudo que é nosso…..Chega disso. Na boa, prefiro a lição do glorioso Rocky Balboa, que é não é intelectual de coisíssima nenhuma, e em segundos nocauteia qualquer um nesse video. http://www.youtube.com/watch?v=pdFbfP_iYl0

    • Marcus disse:

      Prezado Beto,
      se tivesses lido o Galeano de hoje ou prestado realmente atenção no que ele disse talvez não tivesses escrito o que escrevestes, pois ele deixa bem claro duas coisas:
      1) não há mais espaço para qualquer lado. Esquerda, direita,meia direita, meia esquerda e coisas do gênero desapareceram (até no futebol, foco deste blog!)…
      2) Ele não tem a menor idéia do que vai acontecer daqui para frente e deixa isso muito claro. O seu foco, a sua atenção (e seu envolvimento) é com o que está acontecendo no presente. É neste momento que estamos gerando (parindo segundo ele) o mundo que está vindo.
      Onde está a esquerda (ou direita) nesse conceito?
      Os maiores sábios/mestres da humanidade eles têm exatamente isso em comum.
      De todo o conhecimento acumulado por ele durante anos, o que restou foi esta lucidez absoluta de perceber o momento presente como o único real.
      Esta lucidez pode acabar com várias conceitos que temos sobre passado, futuro, auto-importância e coisas do gênero.
      Mas isso já não tem a ver com Galeano, não é mesmo?? 🙂
      abs
      Marcus

      • mariomarcos disse:

        É isso, Marcus. Fico espantado é como o debate é distorcido por esta visão limitada de esquerda e direita. O Galeano é um pensador e, além das ideias que expõe, o que mais me comove em alguém como ele é dar atenção a um jovem com uma câmera e ficar ali durante todo este tempo conversando, resistindo inclusive aos puxões de sua mulher para ir embora. É um sábio.

      • mariano monkey disse:

        Eu não sei também o que vai acontecer, mas uma coisa é certa, se continuar como está TODOS NÓS SABEMOS O QUE VAI ACONTECER!!

        Infelizmente tem pessoas que rechaçam o fato de que a destruição do mundo é inexorável e ao mesmo tempo lutam para que tudo fique como está, mesmo sabendo das guerras e destruição que acontece pelo planeta, com o individualismo exacerbado imperando e pisando sobre os outros, mais necessitados …

        Mas eu sei porque pensam assim: porque se preocupam somente consigo mesmos, em seus carros, em suas contas bancárias e em seu conforto nas suas fortalezas (casas com grades e cercas elétricas) protegidas das hordas (pobres, assaltantes, degregados), não tem sequer capacidade de pensar em gerações futuras…pobre humanidade!!!

      • mariano monkey disse:

        Decerto o Beto tem medo de “comunistas”, porque podem comer suas criancinhas, hahahahaaha

        Alguém fala pra ele que não existe mais comunismo, nem aqui e muito menos na China!!

      • mariano monkey disse:

        Esperar o que de uma pessoa que tem como idolo máximo de pensamento o Rocky Balboa, com toda a sua cultura e conhecimento da história da humanidade?!!
        Senso crítico?? inteligência??

        hahahahahahahaahahahah

      • Beto disse:

        Tenho muito medo sim Mariano. Toda vez que ouço alguem com esses papos de um novo mundo é possível, fico com os cabelos em pé, a história conta o porquê. E é muita cretinice intelectual sua, dizer que tenho como ídolo o Rocky. Coloquei o vídeo pra ilustrar que ao invés de coitadismo temos que nos levantar e seguir em frente, não ficar se lamentando. Marcus li o mais conhecido livro do Galeano, e a tese dele não se difere nada de Celso Furtado, Prebisch e outros, a tese do coitadismo Latinoamericano. Tu ainda me pergunta o que o discurso dele tem haver com direita e esquerda? Acho que foi vc que não viu o video. Ele fala claramente na construcão de um novo mundo, criticando as formas de democracia do Chile e da Espanha. Ele não fala em um âmbito retórico, de procurarmos fazer um mundo melhor. Ele fala como um atuante politico que, aliás, sempre foi, estando participando dessas manifestações na Espanha.

  5. edi tavares disse:

    galeano é meu escritor favorito, escreve com uma ironia ímpar, como disse colega acima, é gênio!

  6. Perfeito MM, deviam passar esta lição no Congresso e no Senado todos os dias.
    Más, se nós não aprendermos a separar o joio do trigo (elegendo realmente os comprometidos com a nação, com o povo, não com o bolso), fica difícil.

  7. MM! Eduardo Galeano e João Antônio são meus dois escritores preferidos. Que bom que o uruguaio está ainda entre nós. Tive o prazer de bater papo com ele por duas vezes. Para você ter uma ideia da minha admiração: dei o nome de Eduardo ao meu filho mais velho( por influência dele, Galeano e de outro, Tostão, Eduardo Gonçalves de Andrade). Também deixei claro minha admiração no meu último, “Alícia: o exílio de Heleno”. Gracias.

  8. RF disse:

    Grande Mestre, grande Sábio!

Deixe um comentário