Uma vida dedicada ao jornalismo

Parte da geração de jornalistas gaúchos formada no fim dos anos 60, início dos 70, em certo momento tomou o rumo de Santa Catarina. Era parte de um projeto para desenvolver o jornalismo catarinense, num Estado que ainda nem tinha cursos superiores para a formação de profissionais.

Entre os que foram estava Mário Medaglia, um amigo que tenho orgulho de manter, apesar da distância e dos raros encontros.

Mário foi e ajudou a implantar o Jornal de Santa Catarina, de Blumenau, virou fundamental no desenvolvimento do Estado, na Capital, trabalhou em rádios, tevês, assessorias, sempre com competência.

Foi conquistado pelo fascínio da Ilha e nunca mais voltou.

Parte desta história de 50 anos de jornalismo, quase sempre de dedicação ao impresso – paixão comum e insubstituível da nossa geração – e à editoria de Esportes está contada pelo Mário Medaglia no livro O Menino que Corria Atrás das Notícias (Editora Insular), um relato delicioso da vida e do ambiente nunca rotineiro das antigas redaçōes, complementado por uma série de depoimentos de quem testemunhou a carreira deste gaúcho de muito talento.

É um livro que faz os mais velhos sentirem saudade daqueles tempos malucos (ainda sem internet, com telefones precários, transmissão de textos por telex, barulho imenso nas redações), mas que também pode ensinar muito aos jovens profissionais.

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em imprensa e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário