Os bons exemplos que vêm da Espanha e do Chile

Naqueles lugares em que a liberdade e a democracia, duramente conquistadas, são valorizadas e protegidas. Acima de tudo, não há a mínima concessão para retrocessos.

Dois exemplos no mesmo dia.

Em Barcelona, o clube decidiu tirar de Ronaldinho o cargo honorífico de embaixador do clube por causa de seu declarado apoio ao candidato brasileiro amigo de torturadores. Segundo os jornais da Catalunha, as ideias defendidas pelo candidato – e aceitas por Ronaldinho – contrariam os valores defendidos pelo Barcelona. Rivaldo, outro que manifestou apoio, também não será mais convidado para eventos especiais.

Os espanhóis e os catalães em especial não esquecem os horrores dos tempos de Franco e querem distância de defensores de ditaduras.

No Chile, o exército chileno passou para a reserva compulsória o coronel Germán Villarroel, diretor da escola militar do país, pelas homenagens feitas no ambiente da instituição a Miguel Krassnoff Martchenko, um dos genocidas da ditadura de Pinochet. Martchenko cumpre pena de 71 anos de prisão pelos crimes cometidos na ditadura.

No Brasil, militares homenageiam ditadores, desrespeitando a memória das vítimas e a própria democracia, sem que nada aconteça. Pior: o hoje candidato fez elogio a um dos assassinos mais sádicos da ditadura em sessão no Congresso – e hoje é líder nas pesquisas para a presidência.

Nestes momentos, dá uma inveja danada de países civilizados (como a Alemanha, por exemplo, que viu multidões tomarem as ruas no último fim de semana em protesto contra a ameaça representada por grupos de extrema-direita) e com população consciente de que não se pode colocar em risco a democracia.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Gente e marcado , , , . Guardar link permanente.

103 respostas para Os bons exemplos que vêm da Espanha e do Chile

  1. RODOLFO DOMINGOS LOSS disse:

    MUDE-SE

  2. Ruben Paz! disse:

    Na verdade, é um engajamento planejado da direita para evitar a esquerda no governo novamente.
    Mesmo com o golpe, perderiam novamente o pleito em uma eleição democrática. E o povo, infelizmente, é facilmente manipulável.
    O período que viveremos a partir da posse do extremista será contado para nossos filhos e netos nos bancos escolares.

    • Fifaldino disse:

      É bem isso. Tudo virou “esquerda” pra essa gente tosca. Além dos que insistem no “nazismo de esquerda”, ontem mesmo já vi uns tentando dizer que a “Ku Klux Klan é de esquerda”.

      Daqui a pouco vão dizer até que a direita é de esquerda!! Ehehe…

  3. Henrique disse:

    Eu só gostaria de ver esse mesmo engajamento na crítica à ditadura quanto ela é de esquerda. Vejo críticas a Maduro, Che Guevara, Fidel serem tb homenageados e o blog aqui e seus seguidores esquerdistas não falam nada.

  4. Henrique disse:

    quando*

  5. 66 disse:

    Hoje eu fiz uma coisa que não costumo fazer, porque conversar com eleitor do bozo é perda de tempo. É sempre a mesma coisa…Lula tá preso. Cidadão de bem.. Kit gay. Família tradicional. Venezuela.
    Mas eu vi que alguém tinha compartilhado um video do MST derrubando postes de energia elétrica no interior do RS. ‘Oh..meu Deus…é o fim do mundo.
    Fui procurar a “matéria ” no site boatos.org ( que todos deveriam ter salvo nos seus favoritos ) pra ver do que se tratava.
    Claro que era uma besteira sem o menor fundamento…o video era de 2017, no interior da Bahia e não tinha relação nenhuma com o MST.
    Os comentários chegam a dar pena, tamanha a ignorância daqueles imbecis. Aí fui colocando o link do desmentido em cada comentário raivoso e as respostas que me davam, era de rir pra não chorar. Teve uma mulher que chegou a dizer assim…” Esse site não era confiável mas mesmo assim, uma imagem valia mais do que mil palavras”. Argumentei com ela, mas filha…tá ali a explicação do que se tratava. Não adiantou, Pessoas doentes. Desprovidas de raciocínio.

    • Rodolfo disse:

      Eu larguei. A histeria e o extremismo chegaram num nível tal, que não adianta mais argumentar. Amigos e parentes com boa formação acadêmica se deixando contaminar por uma onda de notícias mentirosas, medo, preconceito e ódio. Realmente, Deus Acima de Todos…. Acima e bem distante de todos estes cretinos.

      • Fifaldino disse:

        Pior que é por aí mesmo. Eu larguei também. Fico só “torturando” (já que apoiam) eles com ironias. Ehehe…

      • Ruben Paz! disse:

        Infelizmente não dá nem prá tentar argumentar. Muitas vezes engulo em seco prá não ficar de mal com amizades de décadas.
        Nunca imaginei que ia ver certas pessoas revelando um lado tão obscuro, de ódio às minorias, às mulheres, às diferenças raciais…

      • 66 disse:

        Verdade. Vergonha mundial.

  6. Jonas Vieira disse:

    E se, num exemplo hipotético, difícil de acontecer, alguém… sei lá… defendesse que um corrupto preso e condenado a…vejamos… 12 anos de cadeia, fosse liberado e concorresse à presidência da República (tudo isso, claro, no campo da imaginação, ninguém faria isso), esse defensor tambem deveria ser punido de alguma forma por expressar sua opinião ou nesse caso tudo certo??

    • O Cara disse:

      Depende. Nesse seu caso (hipotético) o candidato foi preso às pressas (em processo pra lá de suspeito e acelerado) de modo a impedir que o mesmo fosse candidato (já que liderava as pesquisas)?

      • Jonas Vieira disse:

        Deixe-me ver… poderíamos imaginar que nesse caso hipotético a prisão não foi às pressas. Digamos que tenha sido após condenação em segunda instância de uma justiça morosa e rica em recursos protelatórios.

      • Fifaldino disse:

        Olha… mas tem uns processos aí que estão na fila dos julgamentos há décadas, hein!!

        Será que são favorecidos pela “malemolência” da justiça só por não liderarem a corrida presidencial? Hipoteticamente falando, claro.

      • Jonas Vieira disse:

        Tem processos que demoram mais e outros que são bem mais rápidos. Uma coisa que ajuda na celeridade do andamento processual é a fartura de provas, pois auxilia no convencimento do julgador, que toma a decisão com mais segurança e, consequentemente, com maior rapidez.

      • Fifaldino disse:

        Vê só que COINCIDÊNCIA, né? (Hipoteticamente, claro).

      • Jonas Vieira disse:

        Belo “argumento”.

      • Fifaldino disse:

        Percebe-se que os teus acabaram….

    • Ruben Paz! disse:

      Hipoteticamente, claro, digamos que tudo tenha sido feito dentro da mais absoluta justiça… será que a única alternativa seria essa pessoa que desperta no ser humano suas mais antigas selvagerias como homofobia, racismo, ditaduras, fascismo? Não haveria nenhuma outra opção que não fizesse o Brasil regredir tanto na luta por sua tão jovem democracia?
      Faça um favor, e não insulte a inteligência de quem não segue essa cartilha!
      Acredite, meu nobre dono da havan, o futuro vai cobrar a conta nesse contrato que está sendo assinado!

      • Jonas Vieira disse:

        Em que momento foi dito que não havia outras opções?? Mas a maioria escolheu outras opções e todos devem se submeter, não é assim numa DEMOCRACIA? E esquerdista falando cartilha foi a coisa mais engraçada que li hoje.

        Mas a pergunta que fiz acima ainda ninguém respondeu (o que não me surpreende pois a fauna gosta de fugir dos questionamentos e desconversar quando fica sem resposta).

      • Jonas Vieira disse:

        *maioria escolheu essas opções

      • Ruben Paz! disse:

        Nem sei pq tentei argumentar…

      • Jonas Vieira disse:

        Não tente fazer o que você não sabe.

      • Fifaldino disse:

        Boa!! Parem de fazer o que vocês não sabem. Ruben Paz, pare de argumentar!! Jonas, pare de VOTAR!!

        Ehehe…

  7. alessandro machado disse:

    Grande feito do Barcelona, mais um dentre tantos..
    agora, quanto ao brasil, só resta sentir tristeza

  8. Fernando disse:

    Quem tiver sido torturado pelo Bolsonaro, vote no pt.

    Quem tiver sido roubado pelo pt…

    • mariomarcos disse:

      Quando se fala em tortura, se fala em uma política, em um terror de Estado. Quem defende um torturador é tão culpado como o próprio. É um avalista disso.

      • Fernando disse:

        E sobre a roubalheira do PT ?

        Vocês acham que se o PSL voltar teremos um governo que apoia a tortura?

        Acho que esse palanque emotivo e essa tentativa de demonizar o adversário o que sobra. Nem haddad acredita mais. Discurso dele já fala que Bolsonaro terá dificuldade…. ato falho?

      • mariomarcos disse:

        Bom, se depois deste tempo todo não percebeste quem é o candidato, não sou eu que vou tentar explicar. Ele nunca escondeu que defende a ditadura, apoia e homenageia torturadores. Há um real e outro dissimulado. Pelo jeito, foste convencido pelo dissimulado. Lamento.

      • Fernando disse:

        Não fui convencido e tenho receio do que esse governo de direita pode fazer.

        Mas essa tentativa do PT, agora que vê a derrota chegar perto, de conclamar os democratas e criar um discurso em que Bolsonaro é o mal encarnado(comparável a hitler…) não me convence também.

        A questão que me parece é que o governo do pt causou problemas gigantes, e insistir nisso é muito mais temerário que as loucuras de Bolsonaro.

        Se os EUA estão crescendo com Trump, podemos crescer com Bolsonaro.

        Se um apoia os crimes do periodo dos governos militares, outro apoia os crimes e corrupções dos ultimos governos.

        É uma questão de escolher qual veneno podemos suportar melhor.

      • Fernando disse:

        Só acho muuuito forçado dizer que Haddad é um candidato real.

        PT está longe demais de poder reclamar qualquer defesa de ética ou honestidade.

      • alessandro machado disse:

        Uma coisa é corrupção, algo que sempre vai haver, sempre houve, está certo que aparentemente no governo do pt houve mais…
        Agora, tortura é outro departamento, não tem como comparar… Eu fico chocado como as pessoas falam de tortura como se fosse algo “normal”, tortura é uma bestialidade. Acorda rapaz!

      • Fernando disse:

        Ah… corrupção é normal… sempre vai haver…

        E ainda manda os outros acordar.

        Vai votar nesse partido ai cheio de ideologias ultrapassadas e com mil processos de corrupção, só respeite o fato de que não pode exigir tal ato de conivência com a roubalheira dos demais.

        * saiu no local errado antes

      • mariomarcos disse:

        Corrupção tem a Justiça para resolver. Mas certos prejuízos, como apostar em alguém com vocação para ditador, são irrecuperáveis. Mas isso é o que estamos debatendo. Eu tenho meus argumentos, tu os teus e cada um vota de acordo com sua consciência. Eu votaria em qualquer um contra este cara. Em qualquer um.

      • Fernando disse:

        Então. Talvez tenha vivido essa fase de repressão e supressão de direitos de forma muito mais intensa. Eu nasci com isso sendo já coisa do passado, com dois lados contando a história de forma muito parcial.

        Mas… cada um percebe as coisas de seu prisma. Acho que votar no PT é insistir no erro e respaldar muita coisa que quero diferente.

        Bolsonaro é, indiscutivelmente, um idiota, mas as chances do Brasil parecem melhores nas mãos de um babaca do que nas mãos de uma corja de políticos escolados em roubalheira.

        Não temos como saber qual é, de fato, a candidatura que vai ser melhor pq não há como prever o que seria em ambos casos, só votar e aguardar o futuro e confiar nas instituições.

        De certo modo, o PT precisa se reciclar e mudar. Para isso, ser oposição sem verba estatal farta pode ser muito bom. Mas…. quem saberá do amanhã… de repente o Haddad ganha né?

    • Ruben Paz! disse:

      Se não quisesse votar no PT, não poderia ter escolhido uma opção que não nos remetesse à uma época tão negra na história do Brasil???
      Quem apoia essa candidatura, tb apóia todos os pensamentos do ditador!

      • Jonas Vieira disse:

        E quem defende corrupto condenado??

      • Ruben Paz! disse:

        Não me lembro de ter vfeito defesa de algum corrupto aqui neste post, mas tive um mestre que me falou uma vez: “se vc não tá aprendendo, sou eu que não estou ensinando direito”. Acho q é isso q tá acontecendo. E como não tô sendo capaz de ensinar, por aqui me despeço!

      • Jonas Vieira disse:

        Nao sei se você fez defesa de corrupto ou não, o que fiz foi uma pergunta simples e genérica, no sentido do que você falou: “Quem apoia corrupto condenado é cúmplice”? É tão difícil responder sem se vitimizar e fugir??

      • Fifaldino disse:

        Suprema ironia do destino: Tem um personagem bíblico famoso que também foi preso e condenado. Curiosamente era chamado Messias….

      • Fernando disse:

        Definitivamente Lula e Jesus devem ser muito parecidos

      • Fernando disse:

        O discurso ficou tao apelativo a figuras emocionais que para não e falar de lava jato, petrobras e mensalão… se recorre a tortura, Hitler e Jesus…

      • Fifaldino disse:

        Lula e Jesus não tem nada a ver um com o outro. Já o Bolsonazi tem, né? Afinal é o “candidato quem tem Deus no coração”. Até o lema de campanha menciona Deus (tudo sem querer apelar…). Ehehe….

      • Jonas Vieira disse:

        O Bolsonaro fez Haddad e Manuela irem até na missa ahahahahhahahhahhahahahaahhahahh

      • Jonas Vieira disse:

        Como diz o Cid Gomes (que de segunda-feira pra cá virou fascista segundo os militontos): “O Lula tá preso, babaca.”
        Ahahahahhahahhahhahahahaahhahahh

      • Fifaldino disse:

        Quem???

    • Rafael disse:

      A narrativa de vitimização usada pelos terroristas simplesmente se esgotou. Houve excessos do regime militar, mas muito menores do que os propalados pela esquerda, que lutava pela implantação de um regime ditatorial aos moldes do cubano. Após décadas de controle midiático, a verdade dos fatos finalmente veio à tona, para desespero daqueles que lucraram com essa versão, inclusive recebendo pensões e indenizações em número muito mais extenso do que os abusos cometidos.
      Felizmente mais uma página de mentiras de nossa história está sendo virada. E definitivamente.

      • mariomarcos disse:

        Não é verdade. Isso sim é tentar mudar a história. Tudo está documentado. A diferença de nós para os outros países é a covardia. Em todos, os responsáveis pelas ditaduras foram punidos rigorosamente, aqui a cortina da anistia escondeu (ou pretende esconder) tudo. Lamentável é ver alguém tentar minimizar o que aconteceu.

      • INTERminavel COLORADO disse:

        Caixa 2, crime eleitoral, doação não declarada de R$ 12 milhões, dentre elas, a HAVAN. Como é mesmo aquela frase? Ah, bandido bom é bandido morto…

  9. Henrique disse:

    Última pesquisa, Bolsonaro 61% de votos válidos. 61% de fascistas, homofóbicos, nazistas, antidemocráticos, ditadores, racistas…

    hahahahah a quem vcs estão tentando enganar?

    • Jonas Vieira disse:

      A fauna só está tentando enganar a ela mesma. Já jogaram a toalha.

    • Fifaldino disse:

      O que tem a ver percentual de voto com “certo” ou “errado”???

      • Fernando disse:

        Verdade. Não existe certo ou errado. Mas modelo preferido pelo povo

      • Fifaldino disse:

        Como bem sabemos, até a “CBF Eleitoral” mexer seus pauzinhos, o preferido definitivamente não era o Bozo. Aliás, segundo tu mesmo, não era sequer o teu preferido.
        Essa tua paixão por ele é meio repentina. É ou não é?

      • Fernando disse:

        Que paixão?

        Mas acho que estamos muito parciais aqui.

        Queria ver o tal mea culpa da esquerda, mas acho que só depois das eleições e com o fim da propaganda geral poderemos falar com tranquilidade.

        Erraram os partidos ao não enxergar a realidade. Errou o PT em crer que Lula é tudo que dizem. Aliás, esse culto louco ao Lula é psicodélico.

        Se o PT tivesse se unido a Ciro, e reconhecido seus pesares… quem sabe se não estavamos comversando de forma mais tranquila?

      • Fifaldino disse:

        Concordo. Essa loucura em torno do Lula tá demais. Note que só o pessoal “da direita” já mencionou ele aqui umas 50 vezes e ele nem candidato é.

      • Fernando disse:

        Ai realmente você dificulta qualquer tipo de diálogo.

      • Fifaldino disse:

        Ehehe…

    • mariomarcos disse:

      Sabes muito bem que não é assim. Há a parcela que vota porque concorda com o candidato (e é esta que me preocupa e assusta), outra que vai na onda, sem pensar nas consequências, e há a velha massa de manobra, que o Oscar Wilde desprezava já no seu tempo de escritor.

      • Henrique disse:

        MM, quer dizer que não há aqueles que discordam do candidato, mas discordam mais ainda do seu adversário? Pra vc, isso é “ir na onda”? Um pouco pejorativo, não?

        É o que tenho falado aqui no blog há alguns dias, o povo está cansado e vê no Bolsonaro algum tipo de mudança. Não quer dizer que apoiamos ditadores como vcs tentam insinuar.

        Aliás, é curioso, o cara é ditador e é a favor de armar a população. Não é incoerente?

      • mariomarcos disse:

        Não acho, é coerente com o que ele pensa. Aliás, com o que ele sempre pensou.

      • Rafael disse:

        Como é difícil para alguns respeitar a vontade do povo. Têm em sua mente um viés autoritário, que despreza a democracia e ainda têm a petulância de chamar os outros de fascistas.

      • Fifaldino disse:

        Pô… tava indo tão bem. Até estragar tudo na última palavra da última frase. Ehehe…

    • Rubens disse:

      Henrique , estou só lendo os comentários do pessoal. E parece que você está jogando xadrez com pombos.Fale aí que a corrupção causa mais mortes e dor que a tortura. Diga também que o Barcelona é exemplo de conduta. Nunca um presidente deles foi condenado por corrupção, etc….. Eu deixei de opinar neste blog faz tempo!

      • Henrique disse:

        Hahahah eu sou teimoso, Rubens. Mas gosto de conversar com quem pensa diferente, isso acaba pondo à prova o que vc acredita.

  10. Fernando disse:

    Uma critica muito mais concreta ao Bolsonaro, e por isso não sei que vou fazer com meu voto, é propor Onix como chefe da casa civil…

    É o tal mudar tudo sem mudar nada…

    • Fernando disse:

      Só me incomoda que a esquerda fale como se fosse a solução e fosse o bastião da honestidade… como se nada tivesse havido.

    • Henrique disse:

      Eu tô mto mais preocupado é com esse discursinho liberal dele, mas que na vdd o cara é estatizante e só mais um político como qualquer outro. Vai ser um lixo como qualquer outro.

      • Fernando disse:

        Menos mal que vai forçar uma alternancia dos partidos políticos. Sinceramente, essa onda do PSL é complicada.

        Mas a do PT foi terrível também.

        Perdemos a janela do boom das comodities por populismos e projetos de governo, iludidos pelo momento que chegamos a ser a 7 economia do mundo. Que lástima… os PACs e o présal virados em roubalheiras intermináveis, além uma copa e olimpiadas caríssimas e de legado pífio.

        E agora vem com esse discurso emotivo e apelador?

      • Fifaldino disse:

        Mas o discurso do Nazi também é emotivo. E da pior espécie, diga-se.

    • Fifaldino disse:

      Fiquem tranquilos!! É tudo mentirinha dele.

  11. Fernando disse:

    E arrisco uma previsão, em cima do discurso de Gleisi Hoffman, que de retraiu do senado a Câmara…

    O alvo agora é impugnar a candidatura de Bolsonaro em cima das tais fakenews.

    Perderão nas urnas, mas o discurso de golpe, prisão política, violação de direitos humanos e agora da democracia tem de prosseguir.

    Para o PT, não há salvação sem o PT.

  12. Jonas Vieira disse:

    E até agora nenhum militonto foi capaz de me responder: quem defende que um corrupto preso e condenado a 12 anos de cadeia seja libertado e concorra ao cargo máximo da nação deveria também receber alguma punição por expressar sua opinião, como fizeram com Ronaldinho e Rivaldo?? Ou defender um sujeito comprovadamente criminiso pode??

    • Fifaldino disse:

      Pelo que se sabe, os minions mencionados, apenas deixarão de representar o clube uma vez que o mesmo (clube) defende causas incompatíveis com as que eles defendem neste momento. Nada impede que eles prossigam na campanha do Coiso por conta própria.

      Quanto ao “comprovadamente criminoso”…. há controvérsias. Tem quem acredite cegamente na justiça e tem quem não acredite. É uma questão de opinião que (por enquanto) continua sendo garantida pela Constituição Federal.

      • Fernando disse:

        O cara acreditar mais no partido que no tribunal é perigoso.

      • Fifaldino disse:

        Concordo. Mas tem quem acredite em coisa pior….

      • Jonas Vieira disse:

        Você acredita na bobagem que quiser, mas quem faz a comprovação se alguém é ou não criminoso é a Justiça. Se você acredita nela ou não é problema teu e ninguém liga, mas decisão judicial não se discute, se cumpre…

      • Fifaldino disse:

        Bom… o indivíduo em questão está cumprindo a decisão conforme determinado. Quanto ao “não se discute”, é apenas mais um equívoco teu. Se discute sim, enquanto garantido pela constituição. Não confunda “não cumprir” com “não discutir”. São coisas absolutamente distintas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s