Descendo a ladeira

O Brasil é o segundo país com população mais ignorante a respeito de sua própria realidade, segundo pesquisa realizada pelo instituto Ipsos Mori em 28 países. O brasileiro só supera neste ranking os sul-africanos, no índice que os pesquisadores definiram como ‘Os Perigos da Percepção’.

A pesquisa era definida como índice de ignorância no ano passado, passou para dificuldades de percepção agora, mas pode chamar de alienação também.

Nada estranho em um país em que milhares de pessoas seguiram, como se estivessem em uma manada, um conhecido pato amarelo.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Gente e marcado , , , . Guardar link permanente.

35 respostas para Descendo a ladeira

  1. Maurício disse:

    Um exemplo dessa ignorância pode ser constatado nos comentários das notícias de hoje sobre a ‘menor inflação de novembro no Brasil desde 1998’.

    • Fifaldino disse:

      E o que dizer dos “pobres de direita” aqui embaixo?? Só dá maluco no pedaço!!

    • edi tavares disse:

      Hoje li “Temer abre o cofre, para aprovar a reforma da previdência” com a mesma naturalidade que noticiaram as compras de votos para rejeitar as denúncias… sem nenhum paneleiro esperneando!!

      Que tempos são esses?!

      • Fifaldino disse:

        Numa boa…. esse bando de debilóides bem que merece se ferrar!! Eu tenho pena é dos mais necessitados.

      • Fernando disse:

        Medo dessa reforma. Com esse congresso não duvido que aprovem. 18 de dezembro a votação, estrategicamente na véspera do Natal.

        Somos, realmente, uma democracia só no papel.

        Acomodaram um teto menor para os policiais e professores, porque dos policiais temem as paralisações, dos professores a influência. Nada é feito por com um fulcro racional ou pensando no povo.

        Acho que vão acabar aprovando…

      • Maurício disse:

        O fato da imprensa noticiar também com normalidade ajuda a manada a aceitar facinho.

  2. Gilberto Arruda disse:

    MM, eu fico me controlando pra não responder essas tuas bizarrices, além de falta de honestidade intelectual…mas tem horas que não dá!!
    Essas milhares de pessoas que seguiram o pato amarelo foi o pouco de lucidez de um povo que se acostumou a eleger bandidos durante todos esses anos. Um povo que está pronto e em festa para tentar votar em Lula novamente apesar da extensa ficha corrida. Esse povo que votou em uma aberração chamada Dilma Rousseff, que deixou o país no estado em que está. Este mesmo povo que clamava por eleições diretas pós impeachment mesmo sabendo que o país produtivo não aguentaria uma campanha eleitoral e eleições tocada as pressas… Se o Temer é ruim, foi este povo quem o colocou lá. Não foram os milhares do pato amarelo. Mas é melhor deixar o Temer e sua razoável equipe econômica terminar o mandato do que jogar o país no caos por pura infantilidade das esquerdas. Depois, eles que se entendam com as leis. Quero que o Temer vá fazer companhia para Lula, Dilma entre tantos outros na Papuda, no final de 2018. Apesar de que o pai dos pobres não tem curso superior…não vai poder ficar na mesma cela que os outros

    • Fifaldino disse:

      Realmente, essa resposta é claramente de alguém DESCONTROLADO. Que coisa bizarra!!

      Só faltou finalizar com um “Bolsonaro 2018″…..

    • 66 disse:

      Terminar o mandato não. Terminar o serviço.
      Porque a reforma se tornou tão necessária agora, urdida pelas mãos do governo mais impopular da história??
      É porque a missão desses canalhas é justamente essa. Entregar o que puder e gozar a vida se lixando pro país e para o povo.
      O Brasil viveu momentos de crise econômica e de crescimento ao longo de sua história, como aliás qualquer país do mundo, com a Previdência social que possui. Isso nunca foi impedimento para a economia crescer e também não é motivo para a crise.
      Se querem reformar?? Façam de forma planejada e debatida com quem vai pagar e paga sempre a conta.

      • Fifaldino disse:

        Exatamente!!! Assino embaixo.

        Pena que não adianta argumentar com quem PROVAVELMENTE JÁ ESTÁ APOSENTADO. Deve ser o caso desses APOIADORES DO TEMER que vemos aqui no blog. Para eles não importa a merda que o Temer está fazendo, só importa dizerem cinicamente que “foi este povo quem o colocou lá”.

      • Fernando disse:

        Apoiador do Temer no blog? Nunca vi nenhum.

  3. Colorado de fé disse:

    Os ignorantes e alienados a que o estudo se refere devem ser os que elegeram a quadrilha que nos pilhou e que seguem a defendendo.

    • Fifaldino disse:

      Ainda bem que agora só tem gente de bem no governo né! Isso é que é fé de verdade!!!!! Ehehe…

      • Colorado de fé disse:

        Vc tb elegeu quem agora está no governo, caríssimo.

      • Fifaldino disse:

        Engano teu. Nunca votei no PT (e muito menos no PMDB).

        E tem mais…. quem votou no PT, votou tanto nos candidatos quanto no PROGRAMA DE GOVERNO apresentado. Esse programa que está sendo posto em prática não é o programa proposto. Ou seja…… o GOLPE não foi dado contra o PT, mas contra os ELEITORES. O senhor é eleitor, certo? Ah, pois é…..

      • Colorado de fé disse:

        Nunca votou no pt, sei…

      • Fifaldino disse:

        Nunca mesmo. Mas votarei na próxima eleição. Ainda que isso não seja da tua conta….

  4. Fernando disse:

    Lugar onde todos tem razão, melhor não ter nenhuma.

    Paulo Leminsky

  5. Fernando disse:

    Fiquei curioso e fui ver as perguntas, sinceramente achei umas perguntas altamente irrelevantes. Perguntas como qual o país do mundo que mais bebe, ou mais consome açúcar (o Brasil está entre os ultimos e o #1 é o EUA), ou mortes causadas por terrorismo (nosso índice é 0 mortos só por curiosidade), imigrantes presos, indice de morte por suicidio em jovens (somos o segundo menor, e o primeiro tem mais de dez vezes nossa taxa).

    Ou seja, perguntas direcionadas a problemas que não são tão presentes em nossa realidade. Mas a mídia gosta de dizer que somos os mais ignorantes…

    • Fernando disse:

      Os slides da pesquisa estão ai. Acho que tem em pt.
      https://perils.ipsos.com/slides/index.html

    • Fernando disse:

      *10 mortos

    • mariomarcos disse:

      Não foi a mídia, foi a pesquisa. É a mesma em todos os países.

      • Fernando disse:

        Bom MM. Achei a pesquisa etnocentrista.

        Longe o Brasil de ser uma nação culta, mas se você googlar, as manchetes destacam Brasil como o terceiro país mais ignorante do mundo.

        Sei que há uma diferença entre a forma que você colocou, e outras mídias que destacam isso até como forma de atrair interesse.

        Mas sinceramente, essas perguntas passam longe de falar da situação do país de forma pragmática. Mas estou apresentando minha opinião. Já deve ter acostumado com minha mania de sempre retrucar, mas somos mesmo os mais ignorantes? Ou os terceiros, para ser mais exato…

        É justamente pela pesquisa ser a mesma em todos os paises, e enfocar perguntas que são mais concernentes a outras realidades.

        Mas eu tentei explicar meu ponto de vista. Talvez tenha se sentindo incomodado de eu ter falado da mídia, mas olhe as chamadas dos sites que noticiam a pesquisa (superinteressante foi o que li). É um enfoque que transpira negatividade.

    • Rafael disse:

      Ou seja, a pesquisa é pouco científica e a apresentação dada pela mídia, menos ainda. A falsa conexão feita com o pato amarelo demonstra claramente isso.

  6. fred disse:

    “Nada estranho em um país em que milhares de pessoas seguiram, como se estivessem em uma manada, um conhecido pato amarelo.” (2)
    E também nada estranho em um país em que milhares de pessoas seguiram, como se estivessem em uma manada, uma conhecida estrela vermelha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s