Corinthians, um grande desafio para todos

Quem me dá a honra de acompanhar o blog diariamente deve lembrar: no início de junho, exatamente no dia 8 de junho, publiquei texto definindo o Corinthians como pragmático e competente. Um time difícil de ser batido.

Estávamos apenas na quinta rodada do Brasileirão.

Pois bem, no fim de semana o primeiro turno chegou ao fim. O Corinthians, aquele time que me impressionou ao golear o Vasco por 5 a 2 em São Januário, tem 14 vitórias e cinco empates, invicto em 19 rodadas, com impressionantes 82,5% de aproveitamento. Líder do campeonato com oito pontos de vantagem sobre o Grêmio, 12 à frente do Santos (terceiro) e 15 de vantagem sobre o Palmeiras (quarto colocado).

Um dia, durante debate no programa Bem, Amigos!, o ex-jogador Zico destacou que a diferença entre o jogador brasileiro e o argentino era a disciplina tática. O argentino, orientado no vestiário, entra em campo e cumpre a função até o fim. O brasileiro esquece o que ouviu em dez minutos.

No caso do Corinthians, este é um dos diferenciais. Há um plano tático elaborado pelo técnico Fábio Carille cumprido rigorosamente e nenhum jogador se distrai ao longo da partida. Mesmo quando o time está encaminhando a vitória sem dificuldade, há um rigor na marcação e um plano bem cumprido na hora de atacar.

É este o desafio dos adversários para o segundo turno. Quebrar esta consciência tática do Corinthians – ou teremos um campeão nacional batendo todos os recordes de eficiência.

 

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Brasileirão e marcado , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Corinthians, um grande desafio para todos

  1. 66 disse:

    Bah, MM, o time do Corinthians devia ser exemplo mas a soberba e o clubismo impedem muitas pessoas de admitir e aceitar isso.
    Já fiz várias referências aqui no blog a enorme dificuldade do Corinthians ser goleado ou sequer de levar mais de um gol na partida. É um time dificílimo de ser batido justamente por essa obediência tática, mas também pela característica dele como time. No Corinthians ninguém coloca as mãos na cintura. Ninguém bate os braços reclamando e ninguém é maior que o clube. Meio parecido com quem pilota uma Ferrari na F1. Primeiro vem o carro, depois o piloto.
    Na última partida disputada contra o Sport, eles conseguiram a façanha de fazer apenas DUAS faltas. Isso é um exemplo perfeito de como eles se posicionam dentro de campo. Dificilmente algum jogador adversário está desmarcado.
    Eles adotaram uma estratégia, uma forma de jogar e a utilizam tanto em casa quanto fora. Tudo bem definido e quem entra sabe perfeitamente o que tem que fazer em campo. Não modificam a maneira de jogar de acordo com o adversário. E faz tudo isso com jogadores absolutamente comuns. Todo mundo sabe como eles jogam mas dificilmente são batidos.
    Esse negócio de fazer improvisações desnecessárias ou acomodar jogadores no time, colocar o lateral no meio, o primeiro volante de segundo homem do meio, o meia de ponta direita, o segundo volante de lateral só faz o time demorar a criar uma identidade.

  2. Maurício disse:

    Ironicamente, o Corinthians tem a chance de ser Campeão Brasileiro invicto justo na edição em que o único clube a conseguir o feito – sem ter enfrentado o Corinthians – não participa.

  3. Ricardo - DF disse:

    Parece uma máquina, jogadores todos compenetrados, ligadões, correndo o tempo todo. Me impressiona como conseguem manter essa intensidade e concentração por tanto tempo. Parece que cheiraram… Com jogadores medianos, tornou-se quase imbatível. E até a sorte tá do lado deles: quantos pênaltis já erraram contra eles, quantos rebotes caem nos pés deles, etc. Quanto tomou um totó do Flamengo, a bola não quiz entrar de jeito nenhum. Sobrenatural.

  4. CAMPEÃO DE TUDO disse:

    Eu ainda acho que o Corinthians vai repetir o Grêmio de 2008! Resta saber quem será o São Paulo da vez!

    • 66 disse:

      Essa façanha é “irrepetível”.
      Os caras estão com a confiança lá em cima. Não perder virou um desafio pra eles também.
      Lembro que comentávamos aqui do abismo que se criaria do Corinthians e Flamengo para os demais times, em virtude do dinheiro que eles receberiam da tv e que nunca mais venceríamos um campeonato se a disputa se mantivesse por pontos corridos.
      O tempo foi passando e continua tudo igual.
      Nem o Corinthians está sendo ou será campeão por conta da cota de televisão e muito menos o Flamengo.
      Resta é muita incompetência da nossa parte mesmo. Isso sim.

  5. INTERminável COLORADO disse:

    O Corinthians só perde este campeonato para ele mesmo.

    Para ser campeão, bastam 9 vitórias e 6 empates.

    CASA: Vitória, Atlético/GO, Vasco, Coritiba, Grêmio, Palmeiras, Avai, Fluminense, Atlético/MG

    FORA: Chapecó, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Bahia, Botafogo, Ponte, Atlético/PR, Flamengo, Sport.

    Pode perder o resto. É só administrar!

    Para o Grêmio ser campeão, terá que fazer mais no segundo turno do que fez no primeiro, e torcer para que o Corinthians despenque assustadoramente.

    Não é impossível, mas improvável. Por que? Porque o Corinthians só tem o Brasileirão pela frente, enquanto o Grêmio tem LA, Brasileirão e CB. Será mais fácil o tricolor gaúcho ser campeão da CB e/ou LA do que o Brasileirão…

    O Corinthians será campeão com umas 5 rodadas de antecedência…

    • INTERminável COLORADO disse:

      É uma questão de tempo. A contagem regressiva já está valendo a partir da primeira rodada do segundo turno.

      A “decisão” será no dia 18/09, na Arena Itaquera, entre Corinthians x Grêmio, na 29a. rodada…

      O único time que ainda pode sonhar com alguma coisa, além do Grêmio, é o Santos (4 pontos atrás do Grêmio e 12 atrás do Corinthians). Palmeiras (15 pontos) e Flamengo (18 pontos) atrás do líder, brigam pela LA. Assim como o resto que vem atrás…

  6. INTERminável COLORADO disse:

    Falando sério: eu quero mais é que Corinthians, Grêmio e o resto se explodam!

    • andreas boos disse:

      Agora sim falou sério.
      Na minha lógica, a ordem dos times que eu quero mesmo é que se explodão:
      1 – Curintia (até hj nao engulo a robalheira)
      2 – Bbremio (esse é basico)

      E da-lhe série B kkkk …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s