Para pensar

“(…) Excluir do espetáculo o torcedor das camadas mais pobres, que sempre esteve vinculado ao futebol, já é por si só uma forma de violência. Há a falsa ideia de que a elitização diminui a violência no futebol. Pelo contrário. Como a violência não escolhe renda ou classe social, levar para dentro do estádio um público restrito, pasteurizado, significa espalhar a maioria pelo resto da cidade. E é justamente isso que dificulta o combate a grupos violentos (…)”

(Maurício Murad, professor e doutor em sociologia do esporte, especialista no estudo do compartamento das torcidas, em entrevista ao El País ao falar sobre a expulsão da camada pobre da população dos novos estádios)

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em frases e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Para pensar

  1. Ricardo disse:

    Era lógico e evidente que, com essa modernização de “arenas”, shopings, lanches com grife, etc, os preços fariam excluir ao natural os torcedores pobres.

    • Rafael disse:

      O altíssimo custo dos novos estádios é criou essa situação. Agora é tarde para lamentar. Poderiam ter investido valores muito menores em estádios confortáveis porém mais simples, com baixo custo de construção e manutenção. Isso permitiria baratear os ingressos. No entanto, a megalomania advinda da própria escolha por sediar uma Copa do Mundo cegou vários dos envolvidos, onde o lucro da associação criminosa entre governantes e empreiteiras falou mais alto. É o filho bastardo do padrão Fifa com a política brasileira.

      • A tragédia de Hillsborough, em 1989, e o relatório fraudulento do governo Thatcher sobre o episódio atendendo a interesses econômicos inauguraram essa era que estamos vendo no futebol mundial.

  2. Maurício disse:

    Me parece um fenômeno semelhante ao que aconteceu com os cinemas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s