Grêmio esbarra em Douglas e perde para o Avaí na Arena

Desta vez, a posse de bola e a troca de passes, que têm caracterizado a grande temporada do Grêmio, não deram o resultado esperado. Apesar de ter 68% de controle da bola, 17 conclusões contra oito do Avaí, 11 chances de gol contra duas do adversário, o Grêmio foi surpreendido e perdeu por 2 a 0 na tarde deste domingo, na Arena.

Com o resultado, o time gaúcho permanece em terceiro lugar, com 22 pontos ganhos, a um do Flamengo e a 10 do líder Corinthians. Na próxima quinta-feira, o Grêmio terá um confronto direto, contra o Flamengo, na Ilha do Governador.

Apesar do domínio, o Grêmio não teve o futebol envolvente e dominador de outros jogos.

Em parte pelo desfalque de Pedro Rocha (Fernandinho, escolhido como substituto por Renato, não foi bem), o atacante que dá mais velocidade às jogadas ofensivas do time. Em parte, por não ser objetivo, ter pouca força para superar as linhas defensivas do Avaí e abusar de cruzamentos ou chutes de longe. No fim, quando fazia as últimas tentativas para empatar, foi surpreendido por um contra-ataque rápido, da área de defesa à de ataque.

Mas também dá para atribuir a responsabilidade pela derrota a uma atuação excepcional do goleiro Douglas, 28 anos, gaúcho de Candelária, que esteve no próprio Grêmio, emprestado pelo Corinthians.

Ele fez sete grandes defesas no primeiro tempo (uma, em cobrança de falta de Edílson, voou no ângulo esquerdo e desviou com o braço trocado, o direito) e chegou ao louvor máximo aos 13 minutos do segundo, quando evitou o gol de pênalti de Edílson (foto). O lateral bateu com a força habitual, no meio, certo de que o goleiro tentaria um canto, mas Douglas ficou parado e defendeu.

Não foi a única. Douglas seguiu dando segurança à defesa.

Renato fez a primeira troca para dar mais força ao ataque aos 21 minutos, fazendo Miller Bolaños entrar no lugar de Arthur.

Aos 28, em um dos raros ataques do Avaí, o volante Simião recebeu em frente à área do Grêmio, ajeitou para a perna esquerda e bateu em curva, colocado, no ângulo direito. Um golaço.

Renato trocou em seguida Edílson por Éverton (Ramiro foi para a lateral) e Lucas Barrios por Lincoln. Não adiantou. O sistema defensivo do Avaí, com destaque para o goleiro e a dupla de zagueiros (Betão e Alemão), seguiu evitando todas as tentativas.

Veio então a definição. Aos 40 minutos, o Grêmio cobrou escanteio da direita. A defesa afastou e Júnior Dutra, atacante, dominou na sua própria área e arrancou. Foi um contra-ataque perfeito. O Avaí avançou com três jogadores contra dois do Grêmio. O passe de Júnior Dutra chegou a William, na direita, que devolveu de primeira. Já na área, livre, Dutra chutou rasteiro, no canto direito. Dois a zero.

O jogo começou e terminou nas mãos de Douglas. Aos 46 minutos, ele fez sua última defesa, em bola cabeceada por Éverton. Foi a tarde do goleiro – não foi a do Grêmio.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Brasileirão, Grêmio e marcado , , , . Guardar link permanente.

26 respostas para Grêmio esbarra em Douglas e perde para o Avaí na Arena

  1. Maurício disse:

    Pô, o Bolaños entrou e o merengue desandou. Que cousa.

  2. Rubens disse:

    Acabou a alfafa.Definitivamente.Aguardando as justificativas !

  3. 66 disse:

    Aguardando a manifestação do rapaz aquele que não tomou o remedinho e tava bem louco ontem depois do jogo do Inter.

  4. Fifaldino disse:

    Xiiii…. mais um final de semana meia-boca para a dupla!!! Ehehe…

  5. Ricardo - DF disse:

    Credo, tinha um sapo enterrado hoje na Arena. Deu tudo errado.

    1. Precisamos de um batedor de pênaltis. Tivesse acertado, tinha acabado com o jogo ali.
    2. Cortez é um lateral bem limitado…
    3. O pênalti batido pelo Edilson tinha grandes chances de ser defendido, mesmo que o goleiro pulasse para um lado. Uma bomba no meio do gol, baixa ???
    4. Qualquer time retrancado complica o Grêmio. Isso não muda nunca.

  6. INTERminável COLORADO disse:

    Decadence avec elegance…

  7. INTERminável COLORADO disse:

    Hawaii Two-0

  8. Maurício disse:

    Globo e CBF devem estar em êxtase com seus protegidos na liderança.

  9. Rafael disse:

    “Apesar de 68% de controle de bola…”
    Percentual de posse bola é um dos dados que explicam como se desenrolou a partida, mas não indica nem condiciona o vencedor dela.

  10. A Gazela Mor amante do Odone e do Dále mais conhecida como GOLFÃO que estava descompensada no post do Inter, levou uma enrabada essa peçonhenta que vai nos deixar livres por uns meses.

  11. Arthur Vanderlei disse:

    Derrota em casa sem quebra-quebra. Tá bem…

  12. Zeca disse:

    Meu Deus. Sonhei que estava na Segundona, totalmente endividado (devendo mais de 30 milhões em direitos trabalhistas (8 só pro Furão), além de 46 milhões em Capital de Giro.pro Banrisul…. sem esperança de subir nos próximos anos. Que situação horrivel!!!! Aí acordei e estamos só em terceiro no Brasileirão da primeira divisão, a um passo da semifinal da Copa do Brasil e das Quartas de Final da Libertadores……… que susto!!!!!

  13. Fifaldino disse:

    Xiiii… pela baixa frequência no blog, parece que tem gente que tá tendo “problemas de internet” esta noite. Ehehe…

    • andreas boos disse:

      Que nada! o negocio eh falar mal do inter. Lembre-se que o primeiro time dos bbremistas eh o anti-inter… so depois que vem o bbremio. Hoje acho que, em vez de dar inter na qtde de posts, vai dar o segundo colocado mesmo: empate.

  14. Guasca disse:

    O que aconteceu por aqui? Os revoltados,os engraçadinhos e o do Twitter desapareceram como por encanto.

  15. Roberto disse:

    Rapaz, isso aqui tá parecendo aquele clipe de “Thriller”, do Michael Jackson: é só zumbi colorado saindo da tumba, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s