Dica de segunda-feira

O nome daquela tradutora (Primavera das Neves) em uma edição antiga de Alice no País das Maravilhas intrigou Jorge Furtado. Ele pesquisou, achou apenas um resultado e acabou divulgando um texto em busca de informações em sua rede social. Aos poucos, juntou as peças e constatou que tinha uma boa história em mãos.

O resultado está no belo documentário Quem é Primavera das Neves. Além de juntar as informações sobre a vida de uma personagem diferenciada, culta, poliglota (falava seis idiomas), criada por pais engajados, ainda passeia pelos principais episódios da história do século passado. Com base em preciosos depoimentos de duas amigas de infância, Eulalie Ligneul e Ana Bella Geiger, e do ex-marido de Primavera Manoel Pedroso, Furtado monta seu documentário.

Além dos entrevistados, destaque para o papel da atriz Mariana Lima, que faz uma espécie de ponte entre as sequências, ou lendo poesias, algumas da própria Primavera, ou trechos de livros traduzidos por ela, especialmente Transparências, de Vladimir Nabokov. É um grande documentário, daqueles que dá um prazer danado assistir.

Vejam o trailer:

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Dica de segunda-feira e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s