Grêmio, com reservas, não resiste e sofre virada do Sport

Depois de surpreender, dominar o Sport Recife e abrir dois gols de diferença no primeiro tempo, o time reserva do Grêmio não resistiu, sofreu com o desentrosamento, permitiu a virada na fase final e sofreu sua primeira derrota no Brasileirão, 4 a 3, na tarde deste domingo, na Ilha do Retiro.

Renato escalou uma equipe inteiramente alternativa (Leo; Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan; Kaio, Jaílson, Machado, Conrado e Fernandinho; Nicolas Careca e Éverton), sem reforço de titulares, mudou o esquema e surpreendeu o adversário ao marcar adiantado e partir para o ataque. Em boa parte do primeiro tempo, pelo menos até o gol de André aos 31 minutos, o Grêmio foi superior. Dominou, fez dois gols e deu a impressão de que poderia até ampliar.

Logo aos cinco minutos, depois de uma tentativa anterior de Éverton, o Grêmio atacou com força mais uma vez. No rebote de Magrão, Éverton acreditou, evitou que a bola saísse pela linha do fundo e concluiu. A bola bateu de leve na trave e foi até Fernandinho, que dominou, ajeitou para o meio e chutou forte, rasteiro. Um a zero.

O Sport tentou de falta aos 13 (Leo defendeu no canto), e o Grêmio ampliou aos 17: na cobrança de escanteio, Jaílson desviou de cabeça, a defesa parou e Thyere aproveitou para completar. Dois a zero.

O Grêmio controlava tão bem o jogo que a torcida do Sport perdeu a paciência e passou a vaiar o time. Não perdoou nem Durval, o zagueiro que tem toda uma história do clube, e via seu time em campo errar quase tudo.

A situação começou a se alterar aos 34 minutos, quando André (na foto, com Jaílson) fez o primeiro de seus três gols no jogo, ao desviar cruzamento da direita, mesmo apertado pelos três zagueiros do Grêmio. Com o gol, o Sport se tranquilizou e passou abuscar o ataque. Quase empatou já aos 35, quando Leo fez excelente defesa.

Na volta do intervalo, o time pernambucano tinha Reinaldo Lenis em lugar de Rogério. O ataque ganhou velocidade e passou a pressionar. Além disso, o técnico interino Daniel Paulista adiantou a marcação e ocupou o campo do Grêmio, que recuou demais, certo de que poderia manter a vantagem.

Aos 14, Lenis só não marcou, ao receber passe de cavadinha de Anselmo, porque pegou mal na bola. Aos 15, Fabrício forçou Leo a boa defesa e, aos 18, a pressão deu resultado: no cruzamento, Mateus Ferraz subiu mais que a defesa e cabeceou no canto direito. Empate.

Aos 29, a virada: Marquinhos, que entrara em campo três minutos antes, recebeu na direita e cruzou rasteiro. André completou e fez 3 a 2.

Renato mudou o esquema, trocando um dos zagueiros (Bruno Rodrigo) pelo atacante Beto da Silva, que finalmente estreou, depois de um longo período lesionado. A ideia era ter mais força ofensiva e buscar o empate. Não deu certo. Aos 38 minutos, em contra-ataque, André disputou a bola na frente da área do Grêmio com o atacante Pepê – isso mesmo, naquele momento na posição de zagueiro -, ganhou e tocou na saída de Leo.

Dois minutos depois, o próprio Pepê sofreu pênalti de Mateus. Fernandinho bateu e diminuiu. Foi o momento de buscar a pressão, mas não deu certo.

Agora, o Grêmio vai ao Rio decidir a classificação na Copa do Brasil contra o Fluminense.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Brasileirão, Grêmio e marcado , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Grêmio, com reservas, não resiste e sofre virada do Sport

  1. 66 disse:

    Normal.
    Escalei o André no meu time no Cartola.
    Enxergo longe.

  2. Roberto disse:

    Grêmio jogava hoje??

  3. Ricardo - DF disse:

    O Renato tem que acalmar um pouco o seu ego. Jogar com o time reserva é compreensível, apesar da experiência anterior (Nóia) ter sido inútil. Mas precisava dar uma de Prof. Pardal, e inventar um esquema que nunca foi utilizado antes ? Eu sequer entendi a escalação do Grêmio. Quem eram os laterais ? Kaio e Conrado ? 3 zagueiros ?

    Então que ponha o time de transição, ao menos eles já jogam juntos. O resultado foi previsível, mesmo em crise, com várias derrotas, o desacreditado time do Sport fez 4 gols brincando no tricolor.

    Bastou o imortal encadear uma sequência de vitórias e pronto, já a vaidade subiu a cabeça do nosso çábio jênio…

    Menos, Renato, menos…

  4. Rodrigo R. disse:

    Os caras falam de risco calculado! O Grêmio simplesmente sabia que iria perder e aceitou isso e foi para perder já ensaiando o discurso depois da derrota. Conversinhas fiadas de brigar pelos pontos “ainda que fragilizado”, “usando o melhor time à disposição” é papo furado! O Grêmio entregou o jogo calculadamente! Entregou esses três pontos antes de jogar. E sempre que escalar esse time entregará três pontos! Que não venham choramingar pontos perdidos passados depois, aquele discurso pequeno e eterno de todos os clubes que não sabem ganhar Brasileirão! Ou que não tem grandeza mesmo para ganhá-lo! Esse timeco posto hoje perderá todas que jogar, TODAS! Colocá-lo a jogar equivale a aceitar jogar o campeonato com jogos e pontos a menos a disputar que seus concorrentes. TODOS os jogos com esse time representam jogos a menos, se jogar 5 jogos com esse timeco podem descontar 5 jogos e 15 pontos do Grêmio desde já, será como se o Grêmio tivesse 33 rodadas e não 38 para fazer pontuação de campeão! E o Grêmio, se tiver ambição por esse título (o que duvido, ainda é viralata viciado em copas e mata-matas, onde geralmente morre) terá que fazer um percentual maior que o normal nos pontos que sobrarem em disputa.

  5. Rodrigo R. disse:

    E temos o treineiro, que manda em tudo lá dentro do Grêmio, decidindo por esse time amador (batendo no peito) e coloca um time que ganhando de um, dois ou de três que fosse sabíamos que tomaria a virada. “Comigo joga” de novo? Apanhou de um time horroroso, apanharia do lanterna também. Apanha de times que serão atropelados pelos outros candidatos ao título! Esse timeco apanhará de qualquer um que “enfrentar” e, como vimos na Primeira Liga, só não perde de times da segundona se fizer copa do mundo em casa. Mas o treineiro bate no peito e manda até no gordo sem culhões que (des)preside o clube, um frouxo que não entende nada de futebol, como seu treineiro, como poderia se meter como os dirigentes de verdade extintos no clube? Renato o manda rolar e latir. Se quiser manda o Grêmio para a Segunda Divisão com dirigentes e tietes dizendo “amém”! O treineiro arrogante “sabe” o que é melhor para o Grêmio e para os gremistas; “amém!” gritam as tietes! Ele “sabe tudo”, pensa ele. NÃO SABE NADA!! Se só queria colocar os titulares uma vez, porque não colocou metade deles em cada jogo, dois times mistos com titulares diferentes seria o suficiente contra esses varzeanos do Zamora e Sport e ninguém jogaria mais de uma vez, como ocorreu. Não existe time misto na mente desse entregador de camisas vadio? É todo mundo de cristal ali? E para quê contratar e fazer grupo se até reserva é poupado por cansaço muscular na bunda que passa tempo demais no banco? Será sempre 8 ou 80 para esse treineiro de décima categoria?

    “Quem quer demais fica sem nada”, repete esse motivador de meia tigela, pois “quem busca todas ganha algo ou mais” é que funciona e era assim que funcionava no Grêmio vencedor dos anos 1990, onde maricas não se criavam dentro e fora de campo. Sai da Libertadores e sobrará a Copa do Brasil? Primeira Liga? O Campeonato Brasileiro em pontos corridos é demais para o bico do Grêmio, pensam os mentecaptos viralatas da direção e comissão técnica? Campeonato Brasileiro é para time grande, é isso? Esse é o pensamento do Grêmio ainda sob a “aura apequenadora” do jejum de 15 anos. E “vamos para as copas! Ser Rei de Copas!” Se a coisa ficar feia, e o treineiro começar a ser contestado demais, ele faz biquinho de filho mimado que é e, contrariado, volta para o Rio, ele estará numa boa,então a torcida, pensa ele, também estará, afinal ele “sabe” o que o torcedor sente, é o “gremista n.1”, é o “messias” que sabe qual o caminho justo! NEM GREMISTA É!

    Renato tão ruim quanto Zago mas, pior que Zago, manda no clube, no carteiraço de “ídolo”, faz o que quer e a diretoria aceita porque não tem ninguém com culhões para enfrentar esse treineiro perdedor que se acha a última bolacha do pacote, sempre com apoio da tietagem que, pensa ele, representam toda a torcida! Os vermelhos estão buscando treinador, será um a menos no mercado se esse Boa Vida for demitido, ou melhor, pedir demissão – é indemitível! Que esse ano seja o último ano com “indemitíveis” no comando, não dá para aturar esses malditos treineiros indemitíveis! Jogada folclórica nojenta para a torcida burra que depois vira um problema enraizado! Pior que esses indemitíveis só seus “chefes” frouxos, que não entendem nada de futebol, sem ambição, covardes em assumir suas responsabilidades e impor hierarquia! Imagine o Real ou outro grande poupando no Nacional para a Copa do país! E ainda que fizessem isso iriam com mistão.

    • João disse:

      Vai comer amendoim e não incomoda, corneteiro. Viúva do Roger perdedor. Tinha que poupar. Por mim, era time misto hoje e quinta. Mas tinha que poupar.

      • Miguel disse:

        Pois é, time misto com alguns titulares e reservas, mas precisava ser misto de Sub-17 com reservas?

      • João disse:

        Sim. Mas os corneteiros fãs do WC precisavam de um motivo para criticar Renato, dizer que não é treinador e tal…

      • João disse:

        Olha os papos do cara comparando o Renato com o Zago. Isso é papo de conselheiro frustrado. Olha o padrão de jogo que o Renato deu para o time, e com meia dúzia de desfalques. Hoje era para ter um misto, não time C, mas tinha que poupar. Depois estoura ali na frente e não tem o que fazer. Palmeiras poupou, Fluminense poupou e todos perderam… Gremista que diz que Renato não é técnico merece mais 15 anos. Vem dizer que o cara manda no clube. Olha as ideias…

      • Rodrigo R. disse:

        Renato-PIOR-QUE-ZAGO pegou um time que jogou inúmeras partidas em alto nível, mas em má fase, ainda assim, como todo conjunto de jogadores juntos há bom tempo tinham memória coletiva já “viciada” de como se postar em campo. Seu trabalho foi pegar pompons e balançá-los à beira do campo. Dá o mesmo amontoado do racista para o treineiro gremista e o resultado é o mesmo. Em 2010 se aproveitou do trabalho do Silas, com um time base que foi eliminado por um Santos fortíssimo nas semifinais e foi campeão do ruralito. Em 2013 se aproveitou do trabalho de Luxemburgo de mais de um ano, algo parecido com o que ocorreu substituindo Roger.

        Renato-PIOR-QUE-ZAGO NUNCA montou time. E nem mais estava tentando, daí que se acomodou no “quem sabe, sabe; quem não sabe, estuda” – um lema de preguiça de quem não queria nada com nada no futebol. Mas time bom montado e bom salário não se recusa! (Sem falar na paparicação!)

      • João disse:

        Olha isso… Conselheiro comedor de amendoim. Eu vi o time do Roger, hoje cedo. Bem parecido com aquele baita time que perdeu para o Rosário. Melhor era aquele time do Luxa que foi eliminado da Sul-americana e LA. Esse deve ser daqueles conselheiros fãs da ISL. Tem mais é que ficar 15 anos perdendo…

      • Miguel disse:

        Pois é, João, também não concordo que Renato seja tão mau treinador. Só acho que ele escalou um time fraco demais e desentrosado. E não entendo porque Raul e Lincoln não ganham chance num jogo desses, assim como Júnior, hoje titular no São Paulo, nunca teve. Mas isso não é só com Renato, com Róger também não tiveram chance, deve ter alguma coisa que desconhecemos.
        Quanto ao Renato, poucos dias atrás eu até o estava criticando, pois parecia que tinha desmontado o esquema do ano passado, porém, os últimos quatro jogos dos titulares o bom futebol voltou, então, um pouco ao menos, Renato conhece.
        Pelo time escalado ontem o resultado não foi ruim.

  6. Miguel disse:

    Bah, mas esse Bruno Rodrigo é ruim, hem! Era o mais experiente do sistema defensivo e também o mais nervoso. Só dava bago, até mesmo quando a bola vinha fraca e com a metade do campo pela frente livre pra sair jogando.
    Raul e Lincoln jamais receberão chance, pois nem hoje tiveram.
    Porque Fernandez não jogou? Deveria ter sido escalado pra pegar ritmo e fortalecer o meio.

    Comentar ↓

    • João disse:

      Mas estes pertencem ao grupo principal. Mas eu concordo. Gata e/ou Lincoln deveriam ter jogado.

    • Ricardo - DF disse:

      Bem lembrado. Deveria ter dado oportunidade ao Lincoln e ao Fernandez, para pegar ritmo. Até Kaio na direita pode ser uma experiência válida, mas 3 zagueiros ? O time nunca joga assim. O Thyere, que é um zagueiro promissor, afundou nessa desorganização. Raul é outro que é um mistério, frequentemente convocado pela seleção, NUNCA recebe chances no time.

  7. Favero disse:

    Na boa. Um time com Bressan já sabe o seu destino. O Renato é um fanfarrão! Quando se acha a coisa degringola!

  8. Favero disse:

    Cadê os Uruguaios? Uma escalação assim só serve p queimar jogadores novos!

  9. Rodrigo R. disse:

    De que buraco saiu esse “preparador de goleiros”? É amigo do treineiro PIOR QUE ZAGO? É parça de futevolei que estava desempregado? Não há como juntar incompetente com mão de obra desqualificada. Imagine só: goleiros ruins e acomodados! É “pracabá”! Se o Fluminense passar pela zaga do Grêmio é até favorito. O frangueiro titular não é sequer melhor que essa calamidade do Leo e tem sido salvo por simplesmente não ser exigido; se for exigido 7 vezes toma 4 cocos. O Grêmio tinha um Dida no banco hoje, se o apelido vier de semelhança com o Dida famoso já seria uma esperança de termos no ano que vem um goleiro novamente, depois de bom tempo. Mas precisa de treinador de goleiros bom! (O que só teremos quando o protetor dele pedir o boné) E o “Murtosa” Espinosa? Está lavando as mãos ou desaprendeu de vez?

  10. Ricardo - DF disse:

    Putz, tava vendo a entrevista do Renato: “Inocência e falta de entrosamento”… não diga !!! Não sabia quem estava escalando ? Esperava o quê ?

    Sempre colocando a culpa nos jogadores…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s