O livro que desvenda os segredos do futebol

No princípio, era o caos. Uma bola e todos os envolvidos no que se poderia definir como as primeiras peladas correndo atrás dela. Depois, alguém percebeu que precisava dar alguma organização àquela bagunça. Em seguida, os escoceses perceberam que a troca de passes era muito mais produtiva do que o chute a gol de qualquer lugar ou o lançamento longo. Mais tarde, surgiram as primeiras ideias de organização tática, que aos poucos foi sendo adaptada até chegar aos nossos dias.

Tudo isso, dos primeiros momentos do futebol no século 19 ao estádio atual, está em um livro indispensável para quem gosta do esporte. Em seu A Pirâmide Invertida, o jornalista britânico Jonathan Wilson faz uma pesquisa minuciosa, didática e saborosa sobre a evolução do esporte, daquele caos inicial aos jogos atuais.

No livro, Wilson demonstra que o futebol é, desde o início dos anos 1800, uma variação sobre o mesmo tema. Ou seja: o Barcelona, por exemplo, não foi o primeiro a utilizar a troca constante de passes, mas nenhum outro time foi tão competente na adoção deste sistema.

Jonathan Wilson vai às origens, revela os primeiros estrategistas, como eles lançaram as ideias que organizaram o caos, as adaptações aos esquemas táticos, de onde surgiram zagueiros, médios e laterais, as raízes do futebol total mostrado pela Holanda na Copa de 1974, o jogo de passes e de controle de bola que consagraram o Barcelona, a influência dos técnicos brasileiros na formação das estratégias modernas.

Um deles, Martim Francisco, do pequeno Vila Nova de Nova Lima, um dia decidiu recuar mais um médio para jogar ao lado do central de sua equipe nos anos 50. Este novo homem era o quarto jogador na defesa – e, portanto, passou a ser chamado de quarto-zagueiro. Outro, Zezé Moreira, percebeu que marcar individualmente não dava muitos resultados no Brasil. Passou então a adotar a chamada marcação por zona, que hoje é utilizada por equipes e seleções de todo mundo.

É um livro tão didático, tão saboroso em sua pesquisa, que deve ser lido até por quem não tem o hábito de acompanhar o futebol, nem teve o prazer de chutar uma bola de meia em disputas nos tempos de criança. Ele desvenda os segredos que fizeram o futebol se tornar o esporte mais popular do planeta.

 

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Dica de Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O livro que desvenda os segredos do futebol

  1. Ricardo - DF disse:

    Parece realmente muito interessante. Vou conferir!

  2. 66 disse:

    Manda um pro Burroth.

  3. Rodrigo R. disse:

    Manda um para todos os treineiros brasileiros. Para alguns manda dois e mais um CD com o audio do livro lido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s