Dica de segunda-feira

Nos primeiros dias da Segunda Guerra, os Estados Unidos perceberam que poderiam usar como aliado algo que eles faziam melhor do que todos – o cinema. É disso que trata a série documental Cinco Voltaram. A história conta como cinco grandes diretores de cinema – Frank Capra, John Huston, William Wyler, John Ford e George Stevens – foram engajados nas Forças Armadas e viajaram com objetivo de, além de mostrar a movimentação das tropas, elevar a confiança da população. O cinema já era um mercado expressivo no país e um veículo poderoso de divulgação do meio de vida americano. Cada um deles teve um destino, muitas vezes precisaram driblar a censura, outros mergulharam nos horrores dos campos de concentração, um deles mostrou em detalhes a resistência e, depois, os avanços do exército soviético.

A série é contada por outros cinco diretores famosos, Steve Spielberg, Guillermo del Toro, Francis Ford Coppola, Lawrence Kasdan e Paul Greengrass. Alguns trechos têm narração de Meryl Streep. O bom é que a Netflix tem no acervo – e tudo surge na tela no momento em que você termina de assistir ao documentário – os filmes originais editados pelos cinco diretores. É um belo documento – até porque, em alguns momentos, mostra cenários montados por diretores, quando a cena real da batalha já tinha terminado.

Vejam o trailer:

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Dica de segunda-feira e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dica de segunda-feira

  1. 66 disse:

    A coisa tá feia como há muito não ficava hein??
    O estrago que dois retardados como Trump e o maluco norte-coreano podem fazer ao mundo com o potencial bélico que tem à disposição, é assustador.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s