Falta um especialista para ajudar Pedro Rocha nas finalizações

Está na hora de a comissão técnica do Grêmio indicar um especialista para um intensivo treino de finalizações com o atacante Pedro Rocha. É um jogador com todos os atributos de um grande atacante. Tem força, velocidade, chuta bem, mas quase sempre fracassa quando está diante do goleiro.

Foi assim na noite de terça-feira.

Pedro Rocha teve pelo menos quatro chances claras de marcar – e errou sempre. Em duas delas, ficou sozinho, de frente para o goleiro, mas chutou nele, bem diferente do que fez Luan por exemplo ao marcar o segundo gol (um leve toque por cobertura ao ver o adversário na sua frente).

Parte da torcida já perdeu a paciência, outra acha que não há solução, mas a própria história do futebol mostra que fundamentos assim podem ser corrigidos e qualidades aprimoradas. Pedro Rocha tem apenas 22 anos.

Zico, um dos craques do futebol brasileiro, chegava a bater 200 faltas por dia para melhorar sua pontaria. Valdomiro fazia o mesmo nos anos 70 (chegava a usar um sapato de ferro à noite para aumentar a musculatura), Éder chegou a estabelecer uma nova forma de cobrar escanteios no Grêmio, Cafu por vezes era levado à exaustão de tanto que Telê insistia no treino de cruzamentos no São Paulo. Há muitos exemplos.

Quando Leandro Damião chegou de Santa Catarina, o Inter percebeu que ele não tinha fundamentos (o que não é o caso de Pedro Rocha) porque surgiu na várzea e passou direto para um time profissional. O clube designou então Ortiz, goleador do futsal, pai do atual zagueiro do próprio Inter, para trabalhar com Damião.

Para não desperdiçar o potencial de um atacante como Pedro Rocha – até porque é um jogador fundamental no esquema de Renato -, o Grêmio deveria designar alguém assim, especialista em finalizações, para trabalhar com ele.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Grêmio e marcado , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Falta um especialista para ajudar Pedro Rocha nas finalizações

  1. Kikomarques disse:

    Até que em fim MM.. uma voz na imprensa para fechar comigo, Aliás, depois do jogo contra o iquique surgiram várias vozes na imprensa falando o que eu e outros leitores aqui do blog (lembro o Ricardo-DF) temos comentado há tempos sobre o Pedro Rocha. Parece que foi preciso ele perder três gols no mesmo jogo para enxergarem esta deficiência do garoto que eu concordo tem outras qualidades. No final do ano passado eu escrevi aqui no blog que o Pedro deveria ficar treinando durante as férias. Todo profissional, de qualquer área, tem de procurar treinar/estudar para corrigir suas deficiências. Muita gente se iludiu com os dois gols que o Pedro marcou contra o Galo na decisão da Copa do Brasil. Acho que até ele se iludiu.

  2. Rafael disse:

    O treinamento de fundamentos deve sempre ser renovado. Infelizmente ainda se ouve treinadores dizendo que fundamentos somente se treina na base. Evidente que é nas categorias de base em que se automatizam os movimentos, mas deixar esse importante treinamento de fora das rotinas de profissionais é um erro abissal. O exemplo de Damião é elucidativo, pois ele teve de aprender fundamentos já na idade adulta. Bastou ele deixar de fazer o trabalho especial regularmente que acabou entrando em má fase, que se arrasta até hoje. Jogadores que tiveram esse trabalho quando jovens talvez não sejam tão dependentes quanto o Damião, mas ainda assim devem periodicamente retrabalhar os fundamentos.

  3. Miguel disse:

    Exatamente, vejo um enorme potencial no Pedro Rocha, tem as qualidades descritas pelo MM. Se ficar bom nesse quesito será um ótimo jogador. Ele próprio devia tomar a iniciativa.
    Renato está deixando Everton fora do banco e mantém Fernandinho. Prefiro Everton.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s