Um bom filme para se rever nestes tempos estranhos

Na estranha terça-feira em que um blogueiro foi levado coercitivamente pela Polícia Federal, a mando de um juiz, para ser pressionado a abrir mão de um mandamento sagrado (protegido pela Constituição) do jornalismo e revelar sua fonte – foi o que ocorreu na terça-feira com Eduardo Guimarães -, reli alguns trechos de livros sobre macartismo e me lembrei de um belo filme que já recomendei por aqui.

É um filme – baseado em fatos reais – bem adequado para o momento porque trata do mesmo tema.

Faces da Verdade, de Rod Lurie, mostra a história da jornalista Rachel Armstrong ao publicar reportagem baseada em informações confidenciais sobre uma das tantas operações secretas da CIA. A partir daí, sua vida vira um inferno. A Justiça é atropelada, promotores e juízes, agindo como poderes absolutos, ignoram a norma da Constituição que garante a liberdade de imprensa e o sigilo da fonte, levam a jornalista para a cadeia e arrasam com sua família.

Em certo momento, o advogado de defesa faz o alerta:

– O clima é outro Rachel.

Ou seja: os tempos mudaram.

É um bom filme para ver e pensar.

Vejam o trailer:

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em imprensa e marcado , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Um bom filme para se rever nestes tempos estranhos

  1. Miguel disse:

    É a ditadura do PT mostrando suas garras.
    Aproveitando o gancho, umas palavras sobre o escândalo da carne: privatiza tudo, Petrobras, Samarco, JBS, FBR…

  2. Favero disse:

    O Miguel bebeu. JBS, BRF, Samarco já são privadas. Petrobrás está a caminho!
    Nunca está nada errado com estas empresas, afinal pelo de roedor, papelão, amônia, toxinas, agrotóxicos no alimentos são bons para o país e para quem produz. Vivemos em um mundo em que não há cartel (combustíveis, alimentos como chocolates, passagens para transportes terrestres de passageiros, trens…) e a livre competição do capitalismo funciona. Brasil SQN!

    • Miguel disse:

      Favero, o Felipe entendeu ao reler.
      Fiz a ironia sabendo que poderia passar batido por alguns de que eu estava ironizando, normal.
      Citei essas três (poderia citar mais), justamente porque à cada escândalo em estatal nos vendem o peixe de que empresas​privadas são exemplos de moralidade. Querem nos fazer crer que abrem empresas para gerar empregos, bem estar social, que se preocupam com o bem estar de seus funcionários e dá sociedade e que tudo de errado é culpa do governo.

    • Miguel disse:

      Só para completar: querem nos fazer crer que se deixar os grandes empresários agir livres, sem intromissão governamental, a economia crescerá, a qualidade dos produtos melhorará, as empresas pagarão bons salários e não haverá falcatruas, um paraíso. Temos um belo exemplo.

  3. Felipe disse:

    Esse filme realmente é muito bom. Quanto ao juiz, é lamentável que nenhuma associação de profissionais da imprensa tenha repudiado a condução…ainda que o blogueiro em questão não seja jornalista diplomado, ele exerce atividades jornalísticas. Aliás,o STF já dispensou a obrigatoriedade de diploma para exercício da atividade…vivemos uma ditadura do Judiciário, e, infelizmente, as pessoas estão cegas por esse ódio ao PT…quando acordemos, talvez seja tarde demais.

  4. alessandro machado disse:

    Terror MM, esse juiz age como se fosse um ditador
    passou dos limites completamente agora
    espero que seja punido com rigor, quem com ferro fere, com ferro será ferido

  5. Campeão FIFA disse:

    Sigo vendo estarrecido os acontecimentos.
    Não podemos ser uma democracia com as instituições funcionando dessa maneira.
    Como escreveu um outro jornalista: “Moro é o rei do Brasil”

  6. Diego disse:

    Verdade, prendam o Moro e soltem todos os políticos presos por este “ditador”.

    • Rafael disse:

      Pois é, agora querem arrogar para blogueiros as salvaguardas de sigilo que somente os jornalistas têm em relação às suas fontes. Mas, mesmo que num arroubo de tolerância se estendesse o sigilo da fonte aos blogueiros, isso não confere a eles o direito de obstruir a Justiça, a razão principal da condução coercitiva do blogueiro informante da organização criminosa. Aliás, a condução coercitiva e de surpresa é a única forma de garantir que o criminoso não destrua as provas, importantíssimas para a condução das investigações e do processo. O resto é choro de quem tem bandidos de estimação.

  7. Ricardo - DF disse:

    Bem lembrado, MM. É o que está acontecendo no Brasil. A república de Curitiba segue em sua perseguição ao Lula, passando por cima da lei, dos direitos, etc. Mas Moro só faz isso por que sabe que tem as costas quentes. Sua gangue tem representantes em toadas as instâncias do poder.

    O escândalo mediatizado da carne segue na mesma linha. O delegado responsável pelo ação pertence ao grupo da lavajato. Mesmos métodos, querem, sem sequer realizar um processo com direito a defesa, ou mesmo com apresentação de provas de todas as acusações, prender os diretores das grandes empresas imediatamente. O objetivo ? Aplicar a técnica da negociata da liberdade em troca da “delação premiada contra o Lula”. Só vale delação premiada se for contra o Lula. O alvo principal é a Friboi, que cresceu no governo Lula. Quem sabe aí encontram alguma prova contra o ediondo trabalhador que se tornou presidente ?

    O Boechat perguntou para o Dallagnol quando iriam investigar as denúncias da Odebrecht que atingem Serra e Aécio. A resposta, na maior cara de pau: O PSDB NÃO VAI SER INVESTIGADO !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s