As questões que os jogos deixaram para Zago e Renato

Os jogos da dupla Gre-Nal no fim de semana lançaram boas questões que certamente vão ocupar os próximos dias dos técnicos Renato Portaluppi e Antônio Carlos Zago. Há ajustes técnicos e táticos que precisam ser feitos nos dois times.

No Inter, a principal questão é evitar que o principal jogador do time seja prejudicado por um erro de posicionamento. Perde D’Alessandro e, principalmente, o Inter. Até o jogo de sábado, as melhores apresentações do time passavam por um meio formado por três jogadores de boa marcação (Dourado, Charles e Uendel) e completado por D’Alessandro, que fazia a ligação entre eles e o ataque.

Diante do São Paulo, no sábado, D’Alessandro virou o terceiro homem, já que Uendel foi deslocado. Como o torcedor viu no segundo tempo, o Inter enfrentou sérias dificuldades para manter o resultado de 1 a 0 porque nem Carlos, nem Nico López conseguem preencher a função dupla de meia e atacante. Além disso, D’Alessandro ficou distante demais do ataque – e já não tem resistência física para cobrir tanta distância.

Foi um recado claro ao técnico Antônio Carlos.

No Grêmio, as dificuldades para adaptar um centroavante no esquema não chegaram a surpreender. Até Renato já esperava por elas, como esclareceu na entrevista coletiva, logo depois do empate com o Veranópolis.

Para mudar a característica de um time habituado a jogar em determinado esquema há mais de dois anos é preciso treinar muito – e não há tanto tempo disponível assim em meio ao tumultuado calendário do futebol brasileiro.

O próprio jogo com o Veranópolis estabeleceu as diferenças claramente.

No primeiro tempo, nada funcionou com um centroavante (Lucas Barrios) e o meio-campo sendo completado por Luan. No segundo, ao voltar para o esquema sem atacante fixo, que utiliza desde 2015, o time passou a jogar com mais naturalidade, teve mais velocidade, chegou ao empate e por pouco não conquistou a vitória.

Renato ressaltou exatamente a dificuldade. Não dá para escalar como titular um reforço apenas porque ele tem prestígio e foi resultado de grande investimento (até porque Barrios tem um edema na musculatura da coxa direita e fica fora do time por dois jogos). Antes, será preciso adaptá-lo à forma de jogar da equipe. É o que ele terá de fazer.

 

 

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Futebol, Grêmio, Inter e marcado , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para As questões que os jogos deixaram para Zago e Renato

  1. Maurício disse:

    O caso Grêmio x Gladiador
    Postado em 21 de março de 2017 por Hiltor Mombach

    Kleber acaba de ganhar uma ação contra o Grêmio na Justiça do Trabalho. No despacho consta que uma das parcelas de um acordo celebrado em junho de 2015 foi paga com atraso. Vencia em 20/11/2016 e foi quitada em 06/12/216. Uma cláusula prevê 40% de multa sobre o saldo devedor quando o atraso for de 30 dias ou mais.

    A multa é de R$ 2,37 milhões, elevando a dívida total para R$ 8,4 milhões com “vencimento antecipado das parcelas vincendas”. O Grêmio não contava com dinheiro para pagar em 20/11/2016 e achava que o jogador entenderia o atraso. O Jurídico do clube busca uma solução, que talvez passe por uma renegociação.

    Que cousa interminável esse negócio…

    • Miguel disse:

      “Vencia em 20/11/2016 e foi quitada em 06/2/12/2016. Uma cláusula prevê 40% de multa sobre o saldo devedor quando o atraso for de 30 dias ou mais.”
      Então houve atraso de 16 dias e a multa não se aplica.

    • Campeão FIFA disse:

      Isso que dá ter dirigentes irresponsáveis no passado, se o INTER não se cuidar vai pelo mesmo caminho.

      • Campeão FIFA disse:

        No site UOL, é mais esclarecedor, a duplicata é de Outubro.

      • Miguel disse:

        Bom, se for assim errou o Mombach. Data de vencimento é a data DO vencimento, não vencimento mais 30 dias.
        Alguém já viu alguma fatura, que, ao invés de constar a data de vencimento, constasse a data dá aplicabilidade de multa caso pagamento em atraso?
        Normalmente é assim “data de vencimento tal, com algum lembrete, pagamento com x dias de atraso, x multas.”

      • Miguel disse:

        Pois, campeão, se for verdade esse atraso e essa multa, errou o financeiro atual do Grêmio também. Tivesse feito um empréstimo bancário sairia muitíssimo mais em conta.

  2. analista disse:

    Quem sabe um meio com dois volantes e dois meias: Dale e Seijas?? Já que são feitos tantos testes, quem sabe mais este? Ou que vendam o Seijas de uma vez, porque meio de campo com Nico, Carlos, Valdívia… não dá.

  3. Papa Charlie disse:

    Mas não houve um massacre no chorumão?! Tá tudo serto por lá…

  4. CAMPEÃO DE TUDO disse:

    Zago precisa deixar de bruxismo com Roberson para iniciar uma carreira de estagiário de assistente de estagiário de treinador!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s