Das leituras

“(…) Quando o Café de Paris foi atingido, em março de 1941, ladrões tiraram os anéis dos dedos dos mortos e feridos. Membros do Corpo de Bombeiros Auxiliar compareceram diante dos tribunais sob acusações de pilhagem. E quando as casas danificadas não eram cuidadas, muitas vezes porque seus donos estavam no hospital com ferimentos de bombas, os saqueadores roubavam os melhores móveis (…)”

(Não, não é nenhum relato sobre os incidentes do Espírito Santo sem polícia nas ruas, como você pode ver pela data. É um relato do livro A Primeira Vítima, de Phillip Knightley, sobre acontecimentos na Londres bombardeada pelos alemães na Segunda Guerra. Como você pode ver, o ser humano é igual, em todos os lugares, e por vezes perde o controle quando algum mecanismo social – no caso, a confusão da guerra e a falta de mecanismos sociais – para de funcionar)

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Das leituras e marcado , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Das leituras

  1. Papa Charlie disse:

    Mas a polícia é um órgão fascista a serviço do patriarcado opressor! Isso são casos de vítimas da sociedade que cansaram de ser oprimidas pelo capitalismo selvagem…

    • mariomarcos disse:

      Estou falando do ser humano e de sua ética, independentemente das condições. Eu não preciso de polícia por perto para me comportar bem, nem invadiria casa de outros para roubar apenas por não ter seguranças nas proximidades. Acho que não entendeste o post.

      • Papa Charlie disse:

        Entendi muito bem. Há séculos se viu que a natureza humana é assim. Não é de se alarmar tanto… óbvio ululante. O caos reina sem o controle do Estado.

    • Ricardo - DF disse:

      Pütz, MM, paciência, que fazer ? Aturar os facistinhas faz parte da democracia…

  2. Andre disse:

    Eu também não preciso de polícia para me comportar com civilidade e integridade. Assisti os dias de confronto no ES de camarote….bem no meio do conflito. E posso lhes dizer, até vereadora ou deputada, não lembro bem, foi flagrada saqueando lojas, não tinha só gente pobre, a maioria classe média….pois é. Depois muita gente não sabe o porque de toda a roubalheira institucionalizada no Brasil!
    O que nos falta é ÉTICA , INTEGRIDADE!!

  3. maria lucia disse:

    PERFEITO! Maria Lucia

  4. Edihermes disse:

    Seria bom ler Pommier (Freud apolítico?).
    Desnudam as razões psíquicas disso acontecer…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s