Dica de segunda-feira

Este foi um dos documentários indicados ao Oscar deste ano – e é um excepcional filme. Narrado por Samuel L. Jackson, ele parte de um relato do escritor James Baldwin, que em 1979 começou seu último livro relatando as vidas e a história dos líderes do movimento pelo fim do preconceito contra os negros. O filme mostra a vida da comunidade negra, mas muitos episódios narrados na história servem perfeitamente para outros países – o Brasil, por exemplo, onde o racismo é disfarçado com uma hipocrisia inacreditável. Já há até livros garantindo que aqui não há racismo. Baldwin fala nas vidas de Medgar Evers, Malcolm X e Luther King em Eu Não Sou Seu Negro (em exibição nos cinemas de Porto Alegre).

Baldwin não conseguiu terminar o livro, mas o que escreveu foi suficiente para que o diretor Raoul Peck editasse um grande documentário. Ele juntou os manuscritos com imagens de arquivo da luta pelos Direitos Civis e levou à tela. Uma das cenas mostra um antigo discurso de Robert Kennedy, nos anos 60, dizendo que a vida dos negros estava mudando e que ‘dentro de uns 40 anos teremos um presidente negro’.

– Nós estamos neste país há 400 anos – reagiu Baldwin, em uma das tantas entrevistas que deu sobre a luta dos negros – e ele fala que em 40 anos teremos um presidente, como se isso fosse um favor – completou, algumas décadas antes do surgimento de Obama.

É um daqueles filmes imperdíveis.

Vejam o trailer:

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Dica de segunda-feira e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dica de segunda-feira

  1. Niederauer disse:

    Importante essa obra, não apenas pelo resgate histórico, mas pelo fato de quem está fazendo esse resgate. Diferente da blaxplotation (que tem um valor social e cultural inquestionável),mas de qualidade estética primitiva, as novas realizações negras são de ótima qualidade.
    Malcom X e Martin Luther King são personalidades bem mais conhecidas no Brasil do que Medgar Evers, sobre este último, há um grande filme, Fantasmas do Passado do diretor Rob Reiner e estrelado por Whoopi Goldberg, Alec Baldwin e James Woods. Merece ser visto.

  2. Niederauer disse:

    corrigindo: blaxploitation.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s