Para pensar

“(…) O Ur-Fascismo provém da frustração individual ou social. O que explica por que uma das características dos fascismos históricos tem sido o apelo às classes médias frustradas, desvalorizadas por alguma crise econômica ou humilhação política, assustadas pela pressão dos grupos sociais subalternos. Em nosso tempo, em que os velhos “proletários” estão se transformando em pequena burguesia (e o lumpesinato se auto exclui da cena política), o fascismo encontrará nessa nova maioria seu auditório (…)”

(Umberto Eco, em conferência na Universidade Columbia, ao falar sobre o que chamou de Ur-Fascismo ou Fascismo Eterno. A palestra foi em abril de 1995, mas permanece assustadoramente atual)

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em frases e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Para pensar

  1. Rafael disse:

    Getting old is not for sissies.

  2. Fernando Martini disse:

    E no final, o que é fascismo?
    Virou coisa tão abrangente que fascismo perdeu o sentido, e passou a ser todo império do mal. Toda forma de governo ruim virou fascismo. Darth Vader? Fascista… Opa, quero dizer, Imperador Galático…
    Também, virou fascismo, tudo que coloca o estado em detrimento do indivíduo. Os jogadores da seleção deveriam se dedicar mais a seleção ao invés de pensar em suas carreiras… Mas ora, deixe de ser fascista, quem é você para querer ditar a conduta do outro… Essa idéia de pátria é coisa velha…

    • N. disse:

      Sempre que o Fascismo é citado na internet, alguém inevitavelmente aparece com o clichê de que a palavra “perdeu o sentido” por ser usada de forma excessivamente “abrangente”.
      Mas é particularmente irônico ler tal comentário em resposta à citação do post, proveniente de um texto de Umberto Eco no qual ele explica especificamente POR QUE a designação “Fascismo” é aplicada de maneira mais abrangente (quando comparada a outras formas de autoritarismo).
      No mesmo texto, Umberto Eco também define uma lista de características típicas do Fascismo. Se alguém está confuso sobre “o que é Fascismo”, recomendo a leitura do texto completo.

      • mariomarcos disse:

        É só pesquisar no Google. O texto completo está lá. Na Carta Maior, já traduzido. É irônico também que queiram ensinar ao Umberto Eco o que é fascismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s