Inter é denunciado e pode ser punido. De quem é a culpa?

Prepare-se: se o ano começa difícil para o Inter, que luta para ajustar o melhor time possível antes do início da Série B, pode ficar pior ainda.

Na segunda-feira, o clube foi denunciado ao Tribunal de Justiça Desportiva pelo procurador Alberto Franco por causa da baderna promovida por parcela de sua torcida na partida contra o Veranópolis, no Antônio David Farina. Na ocasião, a briga e o lançamento de pedras pelos torcedores resultou na interrupção da partida por 15 minutos.

O Inter foi enquadrado no artigo 213 do Códio Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O texto prevê multa de até R$ 100 mil e, como houve gravidade na confusão, o time pode perder de um a dez mandos de campo no Gauchão (o julgamento ainda não foi marcado).

Ou seja: neste caso, em um campeonato curto como o atual, não jogaria mais no Beira-Rio.

Culpa de quem? Daquela parcela de torcedores, é certo, mas também de dirigentes, muitas vezes coniventes com as atitudes dos grupos organizados.

Há muito tempo se defende que os clubes de futebol sejam intolerantes com baderneiros. E por quê? Porque a ação destas pessoas, além de afastar famílias do futebol, ainda prejudicam o próprio clube e a imensa parcela de torcedores que vão ao estádio apenas para vibrar com seu time.

Ainda bem que a dupla Gre-Nal e o Ministério Público estão combinando ações conjuntas. Será preciso controlar o deslocamento destes grupos (como fazem na Europa) e investir na identificação digital quando os jogos forem no Beira-Rio ou na Arena.

Pode custar caro, mas é um investimento que vale a pena. O prejuízo com eventuais punições sempre é muito maior.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Inter e marcado , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Inter é denunciado e pode ser punido. De quem é a culpa?

  1. Rafael disse:

    Os clubes simplesmente pararem de financiar esses criminosos já seria uma medida extremamente efetiva para o controle do problema.

  2. 66 disse:

    Que perca todos os mandos de campo no Gauchão que é pra descer mais um pouco. Nada está tão ruim que não possa piorar.
    Eu quero é que isso sirva de motivação para o Inter entrar com tudo na série B e mandem essa maloqueirada pro inferno.

  3. Filipe Borin disse:

    Toda vez que passo na frente do gigantinho lá estão alguns “torcedores” esticando faixas e se preparando para jogos, com acesso a partes do ginásio para guardar seus pertences de torcida e as vezes até fazem churrasco enquanto ajustam o material pra jogos no Beira Rio ou viagens. Quem dá essas regalias, acesso a dependências do clube e dinheiro para viagens e festas?

  4. Marcão disse:

    Aos mais entendidos no Direito aí…
    Já que identificaram vários participantes da briga, não caberia uma ação do clube contra eles, pedindo indenização pelos prejuízos da multa e da perda do mando de campo, além dos danos causados à imagem da instituição?

    • Rafael disse:

      Cairia no ridículo, mais ou menos como mafiosos processando seus capangas. O depoimento dos arruaceiros revelaria a rede de financiamento e favorecimento com a qual os clubes os mantém, com a fantasiosa justificativa de que os clubes precisam desse tipo de atuação de torcidas organizadas, que nada mais são do que gangues criminosas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s