Eles têm orgulho de suas origens

Sou fā dos colombianos há muito tempo. Eles formam uma populaçāo gentil, educada, solidária, nas ruas ou nos estádios, como demonstraram nas homenagens tocantes à Chapecoense na noite de quarta. Estádio lotado e milhares nas ruas em frente aos telōes gritando Chape e cobrindo os brasileiros de gentilezas.

Ficamos comovidos e deslumbrados com a solidariedade, choramos, aplaudimos, tivemos vontade de nos transportarmos para lá, mas algo assim seria possível aqui no Brasil? Uma torcida capaz de lotar um estádio para homenagear uma equipe até então pouco conhecida, de uma cidade média do Interior colombiano ou boliviano?

E isso que a cortesia dos colombianos nāo é uma atitude isolada neste continente.

Quem já viajou a outros países vizinhos, a passeio ou a trabalho, sabe disso. Chega a ser constrangedor quando pensamos nas diferenças em relação a nós.

O boliviano, só para dar outro exemplo, também é assim. Certa vez entrevistei uma família agredida por torcedores brasileiros no estádio de Santa Cruz de la Sierra, durante um jogo da Seleção pela Copa América. Todos estavam atônitos naquele quarto do hospital. Nāo revoltados, nem dispostos a represálias, mas atônitos, incapazes de entender por que tinham sido agredidos daquela forma, já que admiravam os brasileiros, a quem cercavam de cortesias. Perguntavam a mim o motivo e eu não achava uma resposta adequada. Fiquei em um constrangimento danado, até porque, pouco antes, tinha entrevistado o agressor em uma das prisões da cidade – e ele só estava preocupado em voltar logo para casa.

Estes povos têm a clareza de que sāo sul-americanos e se orgulham disso, como cantava Mercedes Sosa. Valorizam as boas relações e as origens. Por vezes, damos a impressão de que somos de outro continente.

Nós é que viramos as costas para nossa região – e por isso nos surpreendemos tanto com a educaçāo e a gentileza mostradas pelos colombianos esta semana. Muitos nada sabemos sobre eles.

Aqui nos encantamos com qualquer besteira vinda do Norte ou da Europa e viramos as costas para nosso próprio chāo. Boa parte dos brasileiros adora substituir o português pelo inglês, sabe detalhes sobre a vida dos Trump, Obama, Cameron, May, Hollande, Merkel, mas quando olha para os líderes sul-americanos geralmente fala com desdém, desinteresse, por vezes preconceito, incompreensão e, geralmente, tira conclusões baseada em equívocos.

Quem sabe aproveitamos o caminho mostrado pelos colombianos e mudamos o rumo?

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Gente e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Eles têm orgulho de suas origens

  1. Guasca disse:

    Povo que sofreu muito nas mãos dos cartéis.

  2. Marcelo - Rio de Janeiro disse:

    Excelente reflexão!

  3. Paulo disse:

    Estou chocado com esse “acidente” e ainda mais com a passividade de todos com essa estupidez e irresponsabilidade de entregar o comando de um avião a um suicida.
    Esse voo caiu porque a autonomia desse modelo de avião é de aprox 3000km e 4h22min de voo, exatamente a mesma distância do plano de voo.
    Se alguem pensa que esse á um fato isolado está enganado. Foram feitos vários desses voos suicidas como mostra uma reportagem baseada no site flightradar.
    Como pode um controlador de voo não ter a autoridade de segurar um avião no chã até que o plano de voo esteja de acordo com normas básicas de segurança.
    Só quero ver se são só essas pequenas companhias que são kamikazes ou se as maiores também jogam essa roleta russa.
    Até o momento a única indignação real, digna do nome, foi da mãe do jogador Ananias.
    Sinceramente espero algumas atitudes para melhorar a segurança dos voos, porque chorar sobre sangue derramado é demais pro meu gosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s