O exemplo comovente de solidariedade dos colombianos

O povo colombiano deu na noite desta quarta-feira, no espaço de tempo em que seria realizada a primeira partida final da Sul-Americana entre Nacional e Chapecoense, um exemplo comovente de solidariedade.

Quase 50 mil torcedores foram ao Estádio Atanásio Girardot, em Medellín, vestidas de branco e com velas, para uma homenagem às vítimas – entre elas todo o time da Chapecoense e 21 jornalistas – da queda do avião no início da madrugada de terça-feira.

Já no início, a cerimônia causou impacto emocional, quando o público passou a gritar ‘vamos, vamos, Chape’. Por toda a arquibancada, faixas falavam no clube, transmitiam as mensagens que ‘somos uma única torcida’, mostravam camisetas com os distintivos de Chapecoense e Nacional, saudavam a união dos sul-americanos.

Foi uma noite emocionante como poucas – e uma demonstração impressionante de solidariedade dos colombianos, como se quisessem dividir a dor com os brasileiros. Estavam lá autoridades, brasileiros e colombianos, crianças e todo o grupo de jogadores do Nacional, que enfrentariam nesta noite a Chapecoense.

Para nós brasileiros, que muitas vezes viramos as costas para a América do Sul, além de toda a emoção, a cerimônia deu esta lição.

 

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Gente e marcado , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para O exemplo comovente de solidariedade dos colombianos

  1. FabioTriTricolor disse:

    Inesquecível!

  2. Kikomarques disse:

    Nunca vi coisa igual. Mas não me surpreende tanto. Devido a minhas atividades profissionais conheci alguns colombianos e sei tratar-de de um povo maravilhoso. Mas 50 mil irem a um estádio para “não assistir” uma partida de futebol e sim homenagear pessoas que eles nem conheciam foi lindo..Muito obrigado povo colombiano. Pelo exemplo que nos deram.

  3. Kikomarques disse:

    Tinha de pegar as imagens desta homenagem e mostrar para todos estes marginais que estão presos ou proibidos de irem a estádios devido a atos de violência.. Quem sabe eles fossem tocados por isso!. Quem Sabe!

  4. Kiko Marques disse:

    Vejo um problema para a Comebol declarar a Chape campeã da Copa Sul Americana. Como campeã a Chape teria direito de participar da Libertadores no ano que vem. Ocorre que se o Atlético Nacional vencesse a competição, como já tem participação assegurada na libertadores de 2017 por ser a atual campeã, abriria vaga para outro clube colombiano. Será que este clube que herdaria a vaga do Atlético aceitaria esta situação? Minha sugestão para este caso: o título da Sul Americana para a Chape, mas a vaga na LA para um clube colombiano. Até porque não creio que em tão pouco tempo a Chape consiga se recuperar emocionalmente e formar um grupo para disputar a LA 2017.

    • INTERminável COLORADO disse:

      Deveria aceitar, até porque o que existe é apenas uma “expectativa” de ganhar a vaga, caso o Atlético fosse campeão. E quem garante que o Atlético seria o campeão?

      Por outro lado, acho que a Comenbol poderia dar o títulos aos 2 clubes. O Atlético é o atual campeão da LA e já tem vaga assegurada. A Chapecoense teria o direito de disputar a LA como campeã da Sula. Mas acho que esta vaga poderia ser dada ao clube colombiano que, em tese, teria direito no lugar do Atlético, e a Chapecoense disputar a LA de 2018, até porque não há tempo hábil para montar um time competitivo para a disputa do torneio.

  5. Arthur Vanderlei disse:

    Mario, teu último parágrafo expressa exatamente o que pensei durante a ceriimônia.

  6. Fifaldino disse:

    Olha…. fiquei perplexo e comovido com a generosidade e espirito esportivo e solidário dos colombianos. Momento inesquecível e realmente… um lição de vida.

  7. Diego disse:

    Arrepiante.

  8. Miguel disse:

    Sem palavras, simplesmente arrepiante, emocionante.

  9. INTERminável COLORADO disse:

    Lição de solidariedade. Parabéns ao povo colombiano!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s