Frases que fazem pensar

“Quando eu era jovem, alguns patrulheiros diziam que não se podia ler Gilberto Freyre. Era, claro, uma patrulha ideológica. A questão não era dizer que Casa Grande e Senzala deveria ser vista com ressalvas históricas. A postura era do índex inquisitorial: você não pode ler!

Reafirmarei sempre, em todos os lugares: um texto pode ser conservador e genial, como o de Edmund Burke ou o de Alexis de Tocqueville. Um texto pode ser de esquerda e conter conclusões fundamentais, como Pierre Proudhon ou Karl Marx. Texto bom é o que faz pensar (…) Nós precisamos de humildade e método. Insultar é fácil e imediato. Odiar é um ópio. Vamos esperar o trio elétrico da patrulha passar e continuemos nossa conversa calma. Pensar dá um trabalho imenso (…)”

(Do professor, filósofo, escritor e pensador Leandro Karnal, no Estadão de domingo, ao criticar as patrulhas ideológicas, de um lado e outro. É um bom recado nestes tempos em que o simples debate de algum tema vira logo agressão. Aliás, eu costumo destacar e criticar muito esta tendência várias vezes por aqui. Quem lê o blog sabe bem disso)

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em frases e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Frases que fazem pensar

  1. telmog disse:

    Excelente!

  2. Campeão FIFA disse:

    Lembrei imediatamente do passageiro de um avião que foi hostilizado por estar lendo a Carta Capital . Realmente odiar é um ópio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s