Mais um pouco sobre o gênio Srinivasa Ramanujan

Na última segunda-feira, sugeri como dica da semana o filme O Homem que Viu o Infinito, que narra a história do gênio indiano Srinivasa Ramanujan, um autodidata, sem formação, que revolucionou os conceitos da matemática no início do século passado. O filme mostra o período em que ele saiu de sua cidade e de um emprego humilde para mostrar seu trabalho no tradicional Colégio Trinity, em Cambridge, reduto de alguns gênios da humanidade.

No mesmo dia, recebi ligação do meu filho mais velho, Felipe, engenheiro de materiais, especialista em petróleo, sugerindo que eu lesse um capítulo do livro ainda dos seus tempos de faculdade, Hiperespaço, de Michio Kaku. Foi fácil porque o livro ainda está aqui em casa.

O texto fala exatamente sobre a importância de Ramanujan. Ele deixou um legado de 400 páginas, em três cadernos com mais de 4 mil fórmulas. Em 1976, descobriram por acaso, em uma caixa do Trinity, um outro caderno com mais 130 páginas, contendo o trabalho de seu último ano de vida. Foi chamado de Caderno Perdido. Sobre o achado, o matemático Richard Askey diz:

– O trabalho naquele último ano, enquanto ele estava morrendo, foi o equivalente ao trabalho de uma vida inteira para um matemático consumado. O que ele realizou é inacreditável. Se fosse um romance, ninguém acreditaria nele.

Ramanujan morreu de tuberculose, aos 33 anos, em sua pequena cidade na Índia.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Cinema, Gente e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Mais um pouco sobre o gênio Srinivasa Ramanujan

  1. Ricardo - DF disse:

    Mais um daqueles gênios com vida intensa e, infelizmente, curta. Já tinha ouvido falar no Ramanujan, que tinha algo exotérico nas suas elocubrações. Dizia ele que era inspirado por uma deusa, e derivava fórmulas surpreendentes (algumas erradas, segundo consta).

  2. Ricardo - DF disse:

    Para quem se interessa, o livro está disponível para download na internet em vários formatos (não pirata).

    • mariomarcos disse:

      Li o capítulo recomendado pelo meu filho e agora estou lendo todo o livro. O autor é físico, mas tem um texto descomplicado, fácil de entender, mesmo falando de um assunto supercomplexo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s