Tite estreia na Seleção com vitória sobre o Equador

Lucas Figueiredo/Divulgação CBFBem mais rápido do que se esperava para um técnico que tem apenas uma semana de trabalho, o técnico Tite mudou a cara da Seleção Brasileira. Na estreia, na noite desta quinta-feira, em Quito, o Brasil venceu o Equador por 3 a 0, melhorou muito sua situação no grupo de classificação das Eliminatórias e vai para o confronto com a Colômbia, na próxima terça-feira, em Manaus, com boas chances de somar os seis pontos.

Não foi apenas a vitória com tranquilidade, superando o sempre complicado Equador e a altitude de 2,8 mil metros de Quito. A Seleção não vencia lá há 33 anos.

Quem assistiu ao jogo percebeu logo a mudança. Bastava olhar para o campo.

A equipe que se movimentava e dominava os equatorianos, especialmente no segundo tempo, tinha disciplina, organização e força, sem dispensar o talento típico.

Tite simplificou – como faz em suas equipes.

Escalou três homens com capacidade de marcação e de movimentação no meio – Casemiro, mais recuado, Paulinho e Renato Augusto logo à frente -, mais um meia de ligação (no primeiro tempo, Willian, no segundo, Philippe Coutinho). Na frente, Neymar com liberdade e, em vez de um centroavante, o hábil Gabriel Jesus.

Na lateral-esquerda, trouxe de volta o talento de Marcelo, um dos melhores em campo.

Acima de tudo, os jogadores cumpriram as funções. Tite insiste muito que o time precisa pressionar para recuperar a bola quando ela está com o adversário, mas, no momento em que retoma a posse, todos precisam saber que lugares ocupar no campo. E a Seleção fez isso diante do Equador.

A consequência é que o Brasil equilibrou a partida no primeiro tempo e dominou amplamente no segundo.

O primeiro gol surgiu logo aos 27 minutos. Gabriel Jesus foi lançado, driblou o goleiro e sofreu pênalti. Neymar bateu com categoria e fez  1 a 0.

Aos 33, o único lance com algum perigo do Equador, um chute em curva de Bolaños defendido por Alisson.

Aos 41, Marcelo fez jogada pela esquerda e cruzou. Gabriel Jesus, no meio, deu um leve toque na bola e surpreendeu o goleiro. Dois a zero.

Cinco minutos depois, Gabriel Jesus recebeu de Neymar, na meia-lua, de costas para o gol, girou e bateu de direita, em curva, no ângulo esquerdo. Um golaço. Três a zero.

Um grande início de Tite.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Seleção Brasileira e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Tite estreia na Seleção com vitória sobre o Equador

  1. Kikomarques disse:

    Como o horário ajudou, eu assisti ao jogo todo. Outra notícia boa. O Neymar não jogou bem e o Brasil ganhou assim mesmo. Sem depender do Neymar. Parece o fim da Neymar dependência. Mas foi só o primeiro jogo. Vamos com calma.

  2. Kiko Marques disse:

    Na minha modesta opiniao, Concordo que Neymar foi participativo. E, principalmente no primeiro tempo, errou quase todas suas participações. Errou passes (aliás, muitos passes errados de vários outros jogadores no primeiro tempo) e também não levou vantagem quando tentava a jogada individual. No segundo tempo o time melhorou. A jogada do pênalti foi muito boa.Com desvantagem no placar o Equador se abriu mais, e com um jogador a menos facilitou tudo para o Brasil.

  3. Kiko Marques disse:

    Ah, e me esqueci de comentar sobre as “avenidas” Daniel Alves e Marcelo. Mas dá para dar um desconto. Os equatorianos são muito hábeis e velozes. E procuram se valer da altitude. No apoio até foram bem. Por outro lado, parece que nis livramos do Thiago Silva e do menino maluquinho Davi Luiz. Miranda é muito mais zagueiro. E Marquinhos também foi bem. E o Rodrigo Caiobé muito bom. Para terminar, acho que foi ali pelos 30min do segundo tempo Galvão Bueno largou esta: “Bolanos é um bom jogador e a torcida do Grêmio sabe muito bem disso”. Quase rolei no chão de tanto rir.

  4. CAMPEÃO DE TUDO disse:

    Tite estava queimado quando chegou ao Inter em 2008 e foi reabilitado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s