Recebo do leitor Fábio Padilha, de Pelotas, uma foto preciosa. Vou deixar que o próprio Padilha conte como a descobriu:
“Para minha surpresa, encontrei em meio ao espólio vendido por um
herdeiro do Olavo Bilac, em fevereiro, no Rio de Janeiro, a foto em
o poeta aparece dando pontapé inicial em um jogo do Grêmio
Esportivo Brasil. A foto é de autoria de Lanzetta.
Sei que o Bilac esteve em Pelotas no segundo semestre de 1916, pouco
tempo depois da morte do João Simões Lopes Neto, que era entusiasta de
atividades cívicas (escoteiros, tiro de guerra, etc). Houve muitas
referências ao falecimento do Simões ao longo das atividades, por isso
sei a época“.
A foto está carregada de história, como vocês podem ver.
Olavo Bilac, poeta e jornalista, autor da letra do Hino à Bandeira, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, morreu em 1918 – apenas dois anos, portanto, depois de participar deste jogo do Brasil, o Xavante. O clube tinha apenas cinco anos.
João Simões Lopes Neto morreu naquele mesmo ano do chute inicial de Bilac, em 1916.



Quantas memórias em uma só imagem! Sensacional!
Parabéns ao Fabio pela divulgação.
FANTASTICO!!!
Historia nao se inventa atraves desta facilidade que sao as midias atuais. Incluo ate a imprensa que mesmo tendo jornalistas eticos e comprometidos com a noticia, abriga outros para os quais o que vale e o sensacionalismo de alguma imagem “roubada”, uma manchete que lhe de notoriedade, vinda de fontes “duvidosas”.
Historia se faz na luta diaria de uma vida.
Historia se faz que com estes artigos perdidos no fundo de algum bau e que para alguns nao possui nenhum valor, mas quando reveladas ao grande publico, se revestem de alta significancia.
A figura de Olavo Bilac por si so ja e noticia, ja e historia, ainda mais quando perdido num Rio Grande distante, ate hoje, dos holofotes do centro do pais.
Grande resgate para ser eternizado por aqueles que gostam de historia, historia real, da noticia, daquelas que agregam.
Um grande achado.
MM!
Considerando que Bilac esteve em Pelotas entre 1º e 6 de Novembro daquele ano, não é difícil identificar o jogo, pois possivelmente o Xavante fez um único nesse período.
À propósito, o Verdão após o imbróglio da interdição dos estádios de S.Maria, jogou 2 em casa,2 vitórias, sendo a de hoje sobre o Brasil de Pelotas, de virada, tirando a invencibilidade.
Foto do meu querido bisavô!!