Grêmio vence São Paulo e assume o segundo lugar

Um distraído que chegasse ao Olímpico no fim da tarde de muito calor deste domingo e visse a festa dos jogadores diante de uma torcida em absoluto êxtase pensaria que o Grêmio acabara de ganhar um título.

Em seguida, ele entenderia que havia um bom motivo para a alegria geral: ao vencer o São Paulo, de virada, por 2 a 1, o Grêmio não apenas chegou ao segundo lugar do Brasileiro, a três rodadas do final, mas também ampliou a distância para seu grande adversário do domingo. De quebra, garantiu matematicamente a vaga na Libertadores.

Já seriam motivos mais do que justificáveis para o entusiasmo de jogadores e torcedores, mas houve muito mais.

Acima de tudo, mesmo desfalcado de dois zagueiros titulares, de um meia e de um atacante, enfrentando um dos melhores times do campeonato, o Grêmio fez uma partida de superação, foi superior ao São Paulo em boa parte do jogo e dominou amplamente no segundo tempo.

Na volta do intervalo, preocupado com a derrota parcial para o São Paulo, o experiente Zé Roberto, melhor jogador em campo, disse como o time poderia chegar à vitória: seria preciso jogar melhor e contar com o apoio da torcida.

E como garantir o empurrão das arquibancadas? Jogando bem, para puxar o torcedor.

Por isso, quando Zé Roberto, em jogada individual, avançou pela esquerda e chutou com perigo, a torcida passou a cantar – e não parou mais. Quem acompanhava o jogo, no estádio ou pela tevê, percebeu que o São Paulo dificilmente resistiria.

Para completar, o Grêmio recebeu uma ajuda inesperada do técnico Ney Franco aos 10 minutos desta fase final, ao trocar o rápido atacante Osvaldo pelo meio-campo Maicon. Sem Osvaldo, o São Paulo perdeu uma de suas jogadas mais fortes de ataque e Pará, despreocupado, passou a atuar como ala. Foi um dos melhores do time.

Osvaldo foi responsável por toda a jogada do gol são-paulino. Aos 41 minutos, Saimon – que não jogava havia 175 dias – recebeu a bola, errou o passe, Osvaldo tomou a frente e ao entrar na área foi derrubado pelo próprio Saimon, que foi direto no corpo dele.

Rogério Ceni bateu com categoria e fez 1 a 0.

Foi o gol número 106 do goleiro em 1.044 jogos pelo São Paulo.

Nesta altura do jogo, o resultado já era injusto porque o Grêmio jogava melhor desde os 20 minutos, quando Léo Gago chutou de longe e por pouco não surpreendeu Ceni.

O Grêmio tinha então superado sua insegurança, mostrada nos primeiros minutos, e passou a ter controle de bola e a procurar o ataque sempre em velocidade. Naquela altura, Lucas pela direita e Osvaldo pela esquerda eram as grandes ameaças para o Grêmio.

No segundo tempo, o Grêmio foi muito melhor. Luxemburgo trocou Souza por André Lima e Ney Franco, Osvaldo por Maicon. A mudança de Luxemburgo deu certo. Cinco minutos depois, André Lima recebeu de Zé Roberto no meio (que puxou um rápido contra-ataque),  ajeitou o corpo e chutou forte, no canto esquerdo de Rogério Ceni. Mais uma vez ele deixava o banco para ser decisivo.

O Grêmio passou a insistir. Teve conclusōes aos nove, marcou aos 15, Léo Gago chutou cruzado aos 24, Zé Roberto forçou Ceni a defesa difícil aos 26 e Moreno aos 27, Pico tentou de novo aos 29 e, aos 39, Pará começou o lance da vitória: ganhou na direita e cruzou. Moreno (foto) subiu e desviou de cabeça, no canto esquerdo de Ceni.

O Olímpico foi à loucura.

Nos últimos minutos, a torcida gritou em coro “Fica, Luxemburgo”, depois trocou para “Fica, Zé Roberto”, fazendo homenagens e dois personagens importantes da vitória, e por fim, alegre, passou a gritar olé em uma troca sucessiva de passes dos jogadores do Grêmio nos últimos minutos.

Foi um grande jogo e uma excepcional vitória do Grêmio, que assim chega ao segundo lugar de um campeonato já conquistado pelo Fluminense, que neste domingo venceu o Palmeiras por 3 a 2.

Segundo lugar, como você sabe, garante classificação direta para a fase de grupos da Libertadores, livrando o time do sufoco de antecipar o fim das férias dos jogadores.

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Inter e marcado , , , . Guardar link permanente.

203 respostas para Grêmio vence São Paulo e assume o segundo lugar

  1. Negão Tricolor disse:

    e o Pará hein? jogou tanto pela esquerda que agora aprendeu a cruzar de pé esquerdo!!
    Parabéns ao meu Tricolor pela brilhante vitória, buscando o que deu com o plantel que tem..e o vice está sendo um prêmio a dedicação de todos.. Eu, particularmente, estou muito feliz, por que, na inauguração do MELHOR estádio da América, vou estar lá…..assistindo a uma Libertadores da América… e o despeitados vão disputar ruralito no estádio do cruzeirinho…

    • Alexandre Carvalho disse:

      O GFBPA ganhou do bom time do SP, está para inaugurar o “MELHOR estádio da América” e o “bródi” menciona o Colorado.
      Êta rivalidade!!!

      • Negão Tricolor disse:

        e tu ao invés de estar assistindo o jogo do teu time tá aqui enchendo o saco.

      • É do ardo? disse:

        kkkkkk pior Negão…mas é que eles já tão tomando na cabeça…as usual…

      • César Pereira disse:

        Bá, tava lendo agora aquela jóia de matéria, em que os capacitados comentaristas da Globo compararam os dois times. Que beleza, como diz o narrador deles!
        Algo bem parecido com a previsão do sábio Saraiva acerca de nossa colocação no Brasileiro!!! Saraiva, pede prá sair!!!

      • Guto Bender disse:

        Bah! Eu também vi. Lamentável!

      • ZAMORA disse:

        Só esqueceu de dizer que mais uma vez não ganhou nada este ano…
        Gauchão, Copa do Brasil , Brasileiro e ainda tem a Sula…
        1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11…Que fase .
        E viva o Estadio, Viva o onibus, viva o site ,viva a camisa, viva o hino , viva o Buraco do Amor, e viva o cheiro de Naftalina nas ruas …

      • andre disse:

        E faltou te mandar TNC Zamora…

      • Maurício disse:

        Impressionante a Síndrome de Malcom desse andre.

    • Alexandre Carvalho disse:

      Falei respeitosamente.
      Mas, não tenho Sky. Fico aqui de boa ouvindo o jogo e prestigiando o blog.
      Pode ser, censor?

      • Negão Tricolor disse:

        não sou e nunca fui censor..tõ só me arriando..posso doutor?

      • Luiz Martini disse:

        Olha, Alexandre, há males que vem para bem, como diz o velho “deitado”.
        Eu vi pela Internet uma boa parte do jogo do Inter [ou melhor, da Ponte], sobretudo o 2° tempo.
        Na real, foi melhor para ti tu não teres visto…
        E hoje, antes de deitar, dá uma rezadinha para São Muriel, que ele merece.

    • Alexandre Carvalho disse:

      Como disse anteriormente..”êta rivalidade”.
      “trunquilo”

      • É do ardo? disse:

        Tira onda porque o monitor no quarta da minha filha é Cce e não tem Sky??
        Coerência a gente vê por aqui…

      • Alexandre Carvalho disse:

        Vou tentar responder na maior educação de modo que não haja réplica, tréplica….
        Tem uma coisinha chamada custo benefício. Bem didático!

      • É do ardo? disse:

        Exatamente, porque eu coloraria um monitor mais caro no quarto dela se ela quase não vê televisão lá??
        tsc tsc tsc…

  2. É do ardo? disse:

    Baita jogo, me despedi do Olímpico hoje, acho que não vou poder ir no Grenal, dá uma melancolia, tanta coisa vivi ali…

  3. Guto Bender disse:

    A Arena de aluguel fará com que o Grêmio entregue seu futuro nas mãos de terceiros. O aluguel, somado à dívida impagável de 839 milhões, 345 mil, 726 reais e 15 centavos não permitirá que se faça time e o rebaixamento é o futuro.

    Além disso, Luxemburgo, depois de ser ovacionado pela torcida neste domingo, aumentará a pedida para 1 milhão de reais POR DIA, colocando o pé no pescoço do Koff, que terá que pagar. E como a torcida também ovacionou Zé Roberto, este, aconselhado pelo Luxemburgo, que passará a ter participação no seu passe, pedirá 250 mil, 932 reais e 37 centavos, TAMBÉM POR DIA, para ficar.

    O futuro é negro e, no ano que vem, quando não tivermos mais os constantes desfalques que tivemos em 2012, por lesões e convocações para seleções de 124 países, voltaremos para fechar o caixão.

    Overdose de esquizofrenia em 3… 2… 1…

    • Negão Tricolor disse:

      bebeu?

      • Guto Bender disse:

        Não, Negão. Espera as “entidades” chegarem. É só o que leio, DESDE SETEMBRO!

      • É do ardo? disse:

        Sarcasmo Negão…tá tirando uma onda com os lunáticos do blog…

      • Negão Tricolor disse:

        acho que eles não vem aqui hj…. foi demais o baque…. tá louco.. foi sem dúvidas UMA GRANDE vitória… ganhamos dos bambis que ganharam fa LAU…e ganhamos com o banguzinho…. que que é isto…. MEDEOSSSSS!!

      • Guto Bender disse:

        Não. Hoje eles não aparecem. Mas dormem hoje na realidade e acordam amanhã no Mundo Paralelo, como sempre!

        Aí aparecem para tentar encher o saco. TENTAR! Porque até isso foi tirado deles…

        O inferno é ali, dobrando a esquina.

    • Eduardo disse:

      Estamos na Libertadores Guto?

    • Luiz Martini disse:

      Rsrsrsrsrsrs
      Que pena que esse ótimo texto vai ser desperdiçado parcialmente, pois seus alvos principais não voltarão do Tibet antes do nosso jogo contra o Milionários e, dependendo do resultado deste, nem antes do próximo fds.

    • Rodriguez disse:

      Meu caro Guto Bender!

      O professo Celso Juarez Roth certamente estará a disposição no fim do brasileirito, é um técnico barato campeão dos libertadores, junto com o mesmo por mais alguns centavos, vem William magrão e Diego Clementino!

    • Guto, hoje de manhã aí em Porto Alegre eu tive a plena compreensão do quanto a Arena incomoda os colorados, o quanto o estádio e sua localização estressam os colorados. O taxista era colorado e vinha numa prosa animada para as 5 da madrugada. Quando passamos ao lado, mostrei ao filho que estava comigo naquele carro (a família sempre demanda dois carros) e falei: olha a Arena. Ao que ele, por entre os dentes, resmungou: porcaria de estádio.
      A constatação é que o despeito de saber que não tem mais como chegar ou sair da Capital Gaúcha sem se defrontar com a casa do grêmio gera nos colorados uma sensação de impotência e de rancor; de frustração e de pequenez que só tende a aumentar ainda mais a virulência dos ataques da turminha.

  4. Eduardo disse:

    O Grêmio calou minha boca, o segundo tempo foi muito bom, anulou o SP.
    Zé Roberto jogou muito e pra mim ficou uma coisa MUITO clara (já confirmando com uma noticia que ta no site da rbs sobre empresários), o Leandro só fez foder o Grêmio esse ano.
    O André Lima com todos os defeitos podia ter entrado em diversos jogos fazendo pivô e até dando lenha para que o Moreno não se acomodasse, porém foi sempre preterido pelo Leandro canelada (que é empresariado pelo empresário do Luxemburgo).
    Não sei, eu gostei de como os dois jogaram hoje e me arrisco a dizer que o segundo tempo do Gremio foi o melhor ataque que vi a muito tempo esse ano, acho que desde que a boa fase do Kleber uma dupla não rendeu tão bem.
    O Leandro só estraga ataque e o Kleber e o Moreno não se dão bem, alias, eles se odeiam, não tocam a bola um para o outro e o Koff vai ter que dar um jeito nisso.
    Ou um ou os dois vão para a rua.
    A única certeza é que o André Lima é raçudo e um bom reserva, o problema é que o Odone renovou com ele por um salário de titular incontestável.

    • Eduardo disse:

      E o Naldo jogou muito, Deus do Céu, ele é melhor que o Werley.

      • Guto Bender disse:

        Obrigado, Eduardo…

      • Negão Tricolor disse:

        porra, pior é que é verdade..

      • frederico disse:

        menos, amigo..menos hehehe

      • Guilherme Lajeado disse:

        Nunca esquecem do Werley, impressionante…

      • Guto Bender disse:

        É que se eu esquecer, ele volta! Logo, negócio é continuar rezando e acendendo vela…

      • Guilherme Lajeado disse:

        É, realmente, daí volta a “terrível” zaga (2ª menos vazada!). Mas não serve, claro!

      • Guilherme, o problema do jogador ruim como o Werley é que, quando ele fica fora do time e entra uma naba esforçada como o Naldo, salta ainda mais aos olhos a ruindade daquele ausente.
        Werley poderia ser um bom jogador se ao menos tivesse a humildade de jogar de acordo com as suas muitas limitações – mas ele quer jogar apostando nas suas escassas virtudes e faz nhaca em cima de nhaca. Ele deveria jogar igual ao Beto Bacamarte: chutando pro lado que dá e simplificando sempre.

      • Tivesse tempo e faria um levantamento da zaga do nosso time em alguns jogos pontuais e que, para mim, significaram o fim de qualquer chance de títulos:
        – Palmeiras pela CB
        – Atlético e Portuguesa no Olímpico
        – Náutico fora
        – Flamengo fora
        – Botafogo em casa

      • Guilherme Lajeado disse:

        Provavelmente ele jogou em todos este jogos, afinal esteve presente em 90% dos jogos do times. Mas o G. Silva, provavelmente, também estava em campo, como tantos outros. Culpar um único jogador pelas más atuações no ano é simplificar ao extremo. Até porque os grandes problemas do Grêmio no ano foi do meio pra frente e não atrás (qualquer dúvida é só olhar o tal dos números…).

      • Ou seja: edle sempre falha em jogos decisivos.
        deve ser por ser excepcional atleta que ele foi escorraçado do Galo Mineiro – onde era, a exemplo do que aocntece no Grêmio, protegido pelo Luxa.
        É jogador para, no máximo, ficar no banco de reservas.
        Não tem velocidade de recuperação, tem problema de posicionamento e causa a sensação de que, a qualquer momento, vai ratear.
        Uma pena que o interesse dos clubes europeus não passou de bravata de notinha plantada por empresário…

    • Luiz Martini disse:

      Eduardo, da minha parte, se for para dispensar um dos dois, por mim vai o Kleber “meio milhão” embora.
      O problema é achar trouxa que queira pagar por ele e mais o salário astronômico-odônico que ele ganha.

    • marcos gaúcho de BSB disse:

      “o Leandro só fez foder o Grêmio esse ano”: Eduardo, o André Lima tem sete gols no CB2012 (dois nos últimos dois jogos) e o Leandro tem seis gols, mesmo número do Kleber, e em boa parte do campeonato o André Lima era sempre a primeira opção de reserva. Teve outra virada em casa, contra o Sport, que o guri fez dois gols, que me lembre.
      Só pra contextualizar, porque torcedor tem sempre o direito de cobrar dos jogadores, mas o hoje o guri não jogou.
      Um abraço.

  5. eduardob disse:

    justiça é esvaziar os estoques do bonequinho do andre lima. se o luxa não renovou, ele decerto.

  6. Junior Vidarte disse:

    O mais importante: RAÇA,
    O SP ficou assustado, era 3 no Lucas, Luis Fabiano, não viu a cor da bola.
    Critiquei muito o Naldo, queimei a lingua, faz tempo que vem jogando bem e melhorando a cada jogo.
    grande vitória, mesmo com 4 desfalques, contra segundo os gênios da globo (casagrande, caio e galvão) o melhor time do Brasil, o grande favorito da sulamericana.
    Ahhh por fim a diferença do SP da sula e esse que jogou hj, é só o adversário, um que não marca e deixa jogar (LaU), e outro que marca muito e ainda joga.

  7. frederico disse:

    joguinho de merda…quem já assistiu grêmio e são paulo sabe do que falo….uma porquêra de jogo. mas de qualquer forma, já falei do andré lima e do loivo…e o primeiro fez o gol que abriu a defesa deles (mais ou menos)…daí a barbada histórica de sempre….eles voltam na sulamericana daqui a pouco…..e vão apanhar de novo

  8. Rafael Fraga disse:

    Eu tenho que fazer um mea culpa e rever o que disse anteriormente que a saranda paulista estava feita. O Grêmio jogou demais, principalmente no segundo tempo, mesmo com o fraco Saimon querendo complicar.
    Agora é o Koff parar com a frescura amanhã e decidir se o Luxa permanece ou não no Grêmio em 2013. É o desejo da torcida, pelo que se viu ontem, e caso essa renovação não saia e venha o Felipão, Koff já vai começar com o pé esquerdo com grande parte da torcida.

    • Eduardo disse:

      Não adianta mexer agora, finalmente tem sintonia entre o Luxemburgo e a torcida, Koff Só vai criar um clima ruim se não renovar.
      E ontem, visivelmente quem ganhou o jogo foi ele.
      Tinhamos para, saimon, naldo e pico. Quer dizer, se tu bota esse “elenco” na mão do Cagalho jr, isso é pra ultima posição sem vencer nenhum jogo. E essa zaga aí segurou o São Paulo.
      Além disso no meio ele tinha Marcântonio e Léo Cago. Se tu larga isso na mão do Silascô, do Mancini, é terceirona. Mas ele fez o time predominar contra o São Paulo.
      Mesmo com tudo isso o time jogou meia boca o segundo tempo, aí ele resolveu apostar em 2 centroavantes e podia dar errado, pelo contrário, deu muito certo e ele patrolou o São Paulo.
      E ele tinha quem de centroavanta? O Luis Fabiano e o Ibrahimovic?
      Não.
      O moreno em má fase, vindo de um primeiro tempo samambaia onde errou 4 lances bizonhos e o André Lima.
      O luxemburgo mandou bem hoje e mereceu elogios da torcida.

    • Luiz Martini disse:

      Rafael, só não entendi por que tu e o Eduardo estão em outro fuso horário, já que no meu o jogo foi no domingo [seria HOJE até cerca de meia hora atrás].

      Rafael, acho que não é hora de já ficar pegando no pé do Koff.
      Ninguém sabe exatamente o que está emperrando a renovação do Luxemburgo, mas ninguém tampouco pode subestimar o cara e fingir que não sabe o quanto ele pode estar usando essa pressão para obter sabe-se lá quais vantagens.
      Fala-se em prêmio por conquista de Libertadores.
      E se o cara estiver querendo percentual de todos os guris da base, por exemplo?
      Vamos com calma…

  9. manoel disse:

    Quando o Luxa anunciou o Saimon eu pensei: É por ali que vamos perder o jogo. Nada contra o Saimon que até teve uma boa fase no ano passado, até o pessoal encher o saco dele por aquela chegadinha no Rato 10. Pensei que talvez o Luxa devesse ter entrado com o Vilson, que pelo menos não está fora há tanto tempo. O pênalti saiu quando o Grohe estava praticamente com a bola na mão.
    Ainda bem que o São Paulo foi bem menos do que eu esperava.
    Algumas constatações, como diria o Bruxo:
    – Dá pra renovar com o Naldo (nem sei quando encerra o contrato), pra reserva me serve.
    – Não dá pra desprezar o Pará numa época em que lateral direito é raridade.
    – O André Lima tem sua utilidade.
    – Marco Antonio é um caso perdido.
    – Zé Roberto finalmente jogou como um 10.
    – Anderson Pico joga mais como meia do que como lateral.
    – Hoje entendi o apelido de “Bambi” para os sãopaulinos. São umas florzinhas, é só encostar que despetalam todas.

    • Guto Bender disse:

      – Zé Roberto finalmente jogou como um 10.

      Obrigado, Manoel…

      • Rafael Fraga disse:

        Guto, que baita jogo do Zé hoje heim, quando ele não precisa marcar, ele destrói com o jogo. E olha que eu já vinha satisfeito com as atuações em outras partidas em que o “vovô” atuou.

      • Guto Bender disse:

        Se jogar A METADE do que jogou no segundo tempo, em todos os jogos, penso que tem lugar no time na decisão do Mundial, no ano que vem, Rafael…

      • Guilherme Lajeado disse:

        Estranho que para algumas coisas estatísticas servem, para outras não…

        E pelo visto tu não te lembra do jogo contra o Cruzeiro, onde o Werley foi expulso injustamente. Talvez por isso foi escolhido o pior em campo. Já contra o Santos, pelo que me lembro, o Moreno falhou na metade dos gols (e não me lembro de falha do Werley!). Mas como sempre, vamos culpar o Werley..

        Assim é fácil se definir a qualidade dos jogadores. Se faz uma análise seletiva de todos os jogos. Os ruins se ressalta, os bons se ignora (claro que fingindo imparcialidade!)… Afinal essa tua análise é subjetiva! Ou não??

      • Olhei todos os jogos do Brasileirão.
        Em nenhuma partida ele foi considerado destaque.
        Os méritos da zaga do Grêmio devem-se em muito ao sistema de meio campo, onde o time costuma ter três ou quatro jogadores e contenção – sem contar o simples fato de que os nossos laterais são apenas razoáveis marcadores.
        O que conta contra o Werley é que ele não joga de acordo com as suas limitações. Mas quer jogar amparado em qualidades que não tem.
        É bisonho – para dizer o mínimo – ver ele feito uma vaca louca atabalhoada correndo para qualquer lado, sem noção de cobertura, sem velocidade de recuperação…
        Parece que amanhã à noite será tempo outra vez de suplício, com a volta do estrupício….

    • Rafael Fraga disse:

      Faltou Léo Gago, Manoel…esse pode devolver para o Coxa, não me serve. Realmente o Naldo é uma grata surpresa. Dias atrás eu disse aqui no blog: o cara vem jogando bem, mas quero ver na fumaceira se vai ser aprovado. Pois bem, ele foi testado hoje, medido e aprovado. Para zaga me serve. Não vi se o Luis “Fabuloso” entrou em campo hoje.

      • Guto Bender disse:

        O Naldo, a meu ver, teve UMA FALHA, hoje, no segundo tempo, na intermediária. Vai cortar e a bola passa por cima do pé dele, proporcionando uma jogada “quase” perigosa para o São Paulo.

        Mas zagueiro que falha UMA VEZ, na intermediária, quando está TODO MUNDO por ali (ou seja, com a possibilidade de alguém chegar junto e acabar com a bagunça), serve.

        Eu já vinha dizendo: Naldo é MUITO melhor que o Werley. E, como sempre dizem que a zaga do Grêmio é a terceira ou segunda menos vazada do campeonato para comprovar que o tal de Werley presta, eu gostaria muito que fizessem um levantamento sobre os últimos jogos do Grêmio, com Naldo na zaga, para ver se houve melhora ou piora.

      • Eduardo disse:

        Gago é elogio pra não chamar de Cago. Que cara bem ruim. E o Marco Antonio é uma pereba.

      • Guto Bender disse:

        Cara, podem me desancar o pau, mas vou discordar, fraternalmente. O Gago jogou uma boa partida, hoje. No segundo tempo, então, quando definitivamente trocou de função com o Pico e passou a jogar francamente como lateral esquerdo, cresceu e apareceu.

        Eu estou, sinceramente, bem mais “light” depois da eleição do Koff, o que me tem permitido olhar os jogadores de outra maneira. E, tirando dois ou três verdadeiros vermes, creio que o resto se aproveita, qualificando o time titular.

        Não esqueçam: em 1995/1996, quando o titular saía, entrava O AFONSÃO! E dava certo!

      • Rafael Fraga disse:

        Guto, tu sabe que eu sempre tento agir com a razão ao invés da emoção, mas olha cara, vou te falar, é difícil tolerar o Gago. Hoje, primeiro tempo, 0 x 0, bola na linha da grande área, pelo canto esquerdo de ataque Gremista, a feição para o cidadão chutar, e o que ele fez? Não sei, sinceramente eu não sei, a coisa foi tão bisonha que sinceramente eu não sei dizer o que foi aquilo. Sem contar os inúmeros passes errados. Mas, te entendo, todos nós estamos um pouco embriagados com a ótima perspectiva que se apresenta para 2013.

      • Guto Bender disse:

        Mas eu entendo, também, Rafael. O mesmo pode ser dito por vocês para mim, quando me refiro ao Werley. Há os que pensam que o Werley não é tão ruim quanto eu penso que seja.

        O que resta disso tudo é que, FINALMENTE, não há motivos para terra arrasada no final do ano. O que permite que se tenha calma para fazer as trocas que precisam ser feitas. De forma ponderada, com uma análise bem feita.

        2013 promete…

      • Guilherme Lajeado disse:

        Quando o Werley falha UMA vez (alguns) caem de pau em cima dele… Vem jogando o ano inteiro, com poucas falhas e não serve… Agora até o Naldo virou melhor que o pobre Werley, sendo que este esteve em 90% da campanha da SEGUNDA defesa menos vazada do campeonato…

        Mas tá certo, tem que deixar o craque Naldo, baita zagueiro..

      • Rafael Fraga disse:

        Guto, é o que você disse: finalmente não precisamos terminar o ano fazendo terra arrasada, o que dá um pouco mais de tranquilidade para pensar 2013. Mas eu ainda acho que é necessário ao menos um zagueiro inquestionável, eu já não sei nada das laterais. Na esquerda temos três, Pico, Júlio César e Fábio Aurélio. O pico mescla bons jogos com jogos ruins, o que é imperdoável em uma Libertadores. O Júlio César esta voltando de lesão, acho que com uma boa pré-temporada pode recuperar seu bom futebol (caso fique no Grêmio). O Fábio Aurélio é uma incógnita. Na direita temos somente o Pará, que é bom ofensivamente (apesar de não chegar realmente na linha de fundo), mas peca defensivamente. O restante (Edilson e Tony) pode mandar embora. Penso que um lateral direito seja prioridade da contratação, mesmo que seja para fazer sombra ao Pará. No meio precisamos de um armador de velocidade e mais um volante. Na frente precisamos de um centro avante também de velocidade.
        Enfim, estará mais tranquilo, não haverá pressão da torcida. Embora que essa tranquilidade deva ser maior ainda com a renovação com o Luxemburgo.

      • Miguel disse:

        Naldo me apavorou no primeiro jogo dele que eu vi, contra o coxa, na “Sula”, numa falha bisonha, depois disso tem jogado muito bem, muito bem mesmo.

      • Guto Bender disse:

        “Mas zagueiro que falha UMA VEZ, na intermediária, quando está TODO MUNDO por ali (ou seja, com a possibilidade de alguém chegar junto e acabar com a bagunça), serve”.

        Uma coisa é a falha do Naldo, hoje, como eu relatei (e que é OPINIÃO MINHA! Pode haver uma quase unanimidade de que não tenha sido uma falha). Outra é a falha do Saimon, por exemplo. Ou o passe que o Werley deu para o atacante do Bahia, quando tentou cabecear a bola e lançou o baiano lá do outro lado.

        No mais, Guilherme, se Werley jogou 90% dos jogos e o Naldo 10% e nos 100% o Grêmio continua com um excelente desempenho da defesa, fica provado que o responsável por isso NÃO É O WERLEY, mas o esquema, que está funcionando.

        Só que, verdade seja dita, eu venho falando das boas partidas do Naldo e dizendo que é melhor que o Werley não é de “agora”. E tu, sendo um dos mais assíduos do blog, sabes disso.

      • Luiz Martini disse:

        Rafael, o Gago chutou o chão, “só” isso.
        Foi de chorar, até porque se ele acerta o chute, dali teria grandes chances de ser gol, seja a bola entrando direto, seja ricocheteando nas dúzias de gente que estavam frente ao gol.

      • Guilherme Lajeado disse:

        O Naldo teve “apenas” uma falha, porque é o Naldo. Porque se fosse o Werley, tudo seria falha dele (qualquer cabeçada ou chute a gol do adversário é sempre falha do Werley, mesmo quando não é ele o encarregado de marcar… Já vi ele ser culpado – por ti! – de gol de escanteio quando estava marcando outro jogador, afinal a área tem que ser do zagueir!). Por exemplo, ontem teve 1 cabeçada no 1º tempo e uma infiltração no 2º, ambas do Luis Fabiano EM CIMA do Naldo… Marcelo salvou nas 2… Se fosse o Werley, tenho certeza que tu cairia em cima..

        Tu vem dizendo há algumas semanas que o Naldo é melhor que o Werley, de fato (como já disse, há alguns meses, que o Naldo não servia pra NADA!). Mas muito disso é só porque, para ti, qualquer coisa é melhor que o Werley. Enfim, é a tua opinião.

        De qualquer forma, no geral, concordo que o Naldo nos últimos jogos vem sendo MUITO superior àquele Naldo do início do ano (quem não se lembra daquele jogo na CB…). E muito disto é porque começou a fazer o óbvio, simplificar. Mas ainda é um zagueiro limitado, MUITO inferior ao Werley, Gilberto Silva e até ao Saimon. Se manter esta produção, para 2º ou 3º reserva serva. Nada além disto.

      • Guto Bender disse:

        É que tenho a pretensão de ser inteligente, Guilherme, e pessoas inteligentes mudam de opinião se percebem que estão erradas. Eu disse que o Naldo servia para nada? Disse. Eu e a torcida do Flamengo. Como recebeu uma sequência de jogos, passou a simplificar e tem jogado bem, mudei de ideia. Eu e MUITOS outros.

        Infelizmente, já que é para acusar, tu estás tomado de amores pelo Werley, e a gente não pode criticar essa naba, que tu vens na defesa dele como se tivesse parte no passe. O Naldo serve para segundo ou terceiro reserva? Perfeito! Eu não tenho dito, aliás, que ele deva ser titular. O problema é que o tal do Werley também só serve para isso, mas tu insistes que ele seja titular absoluto. Eu EM MOMENTO ALGUM coloquei o Naldo ao lado do Lugano. Tu já colocastes o Werley por ali.

        Os dois lances de que falas, realmente foram em cima do Naldo. O que é normal, tendo em vista suas deficiências. O problema é que quando isso acontece em cima do Werley, não é, para ti, deficiência do Werley, mas qualidade do atacante. Vento que venta lá, venta cá. Eu prefiro o Naldo perdendo na cabeça ou na velocidade para o Luís Fabiano que o Werley dando passe para O JONES CARIOCA DO BAHIA, novo Messi do futebol nordestino.

        Para complementar, dias atrás eu já tinha dito que o Naldo é MUITO melhor que o Werley e que, por isso, O WERLEY DEVIA LARGAR O FUTEBOL. Para bom entendedor…

      • Guilherme Lajeado disse:

        Bom, em suma, seguirei defendendo o Werley. Por que entre ele e o Naldo ficarei, provavelmente para sempre, com o 1º.. Mas se o tempo me provar o contrário volto atrás, sem problemas! Sds.!

      • Volto a dizer: o problema do Werley é que ele, por algum problema de percepção da realidade, não aceita jogar segundo suas muitas limitações. Prefere amparar seu jogo em qualidades que só ele e o Guilherme Lageado conseguem vislumbrar…

      • Guilherme Lajeado disse:

        É… Só eu vejo qualidade. E daí quando peço DOIS ou TRÊS exemplos de falhas que resultaram em gol no ano nenhum dos sábios acha… Mas já sei, vão dizer que o G. Silva salvou… Ou que teve sorte e etc. Ou seja, pro Naldo serve, pro Werley não.

        E repito, pra mim o Naldo até serve pra zagueiro RESERVA. Inclusive fui um dos primeiros a elogiar o início da boa fase (contra o Barcelona lá). E sim, pra mim Werley mais Lugano (ou qualquer outro zagueiro do nível) serve pra 2013. Afinal, se o medíocre do Werley faz parte da segunda defesa menos vazada ao lado do volante GS, do lado de um zagueiro pior não vai ser. Então entre opiniões pessoais e números, fico com os últimos!

      • Caramba…
        seria jogar dinheiro no lixo contratar um zagueiro de qualidade e fazê-lo jogar ao lado do Werley.
        O problema, volto a dizer, é que o Werley deveria jogar segundo suas limitações (dando balão, espanando para qualquer lado). Mas não: ele prefere jogar baseado numa qualidade técnica que todo mundo sabe que ele não possui.
        Estava olhando a escalação do Grêmio em alguns jogos, anquele resumo do Uol e achei coisas interessantes.
        No jogo do Grêmio contra o Santos, quando o time levou 4 a 2 – o magnífico Werley foi escolhido o pior em campo. O que, convenhamos, é uma baita conquista. Ele, ao lado de Marco Antonio.
        E mesmo em vitórias, como contra o Cruzeiro lá, ele conseguiu ser eleito o pior em campo.
        É realmente algo para ser estudado, como alguém ainda consegue defender como TITULAR um jogador deste quilate.
        Estou pesquisando rodada por rodada para ver se em algum jogo ele foi destaque.
        Eis que cheguei na 17ª rodada. Jogo contra a Portuguesa. Derrota em casa. Naldo escolhido o pior em campo. Ele e Fernando.
        No Grenal, destaque para Gilberto Silva – ao lado de Elano.
        Vamos aos jogos do 2º turno.
        Olhando TODOS os jogos (até a 35ª rodada), em nenhum deles ele foi destaque positivo – sendo que em duas partidas foi a nota negativa.
        O fato de o Grêmio ter a 2ª defesa menos vazada do campeonato eu diria: mesmo com o Werley.
        Sobre o Gilberto Silva: esqueça esta história de “improvisação”. Ele surgiu como zagueiro, foi para o meio de campo por carência do Galo e se consolidou como um dos melhores da posição no mundo. Mas hoje acredito que ele teria tido o mesmo sucesso, no mínimo, se tivesse continuado como zagueiro. Digo no mínimo – porque é hoje um dos melhores zagueiros em atividade no futebol brasileiro e o Grêmio vai perder muito caso não consiga mantê-lo no plantel para 2013.

    • Jeferson disse:

      Eu não vi o Pará jogar mal nesse campeonato. É um bom jogador. Pela direita, tem pouca gente realmente melhor que ele. Não compromete pela esquerda. E, se precisar, fecha pelo meio. Marca pra caralho, corre o campo inteiro, tem uma puta raça, dribla bem. Gosto dele. É o tipo de jogador que o Grêmio precisa. Não vejo qualquer jogador brasileiro realmente melhor que ele na lateral direita.

      • O Pará é limitado, mas parece ter plena consciência de suas limitações.
        Discordo de ti: pela esquerda, ele é um acinte.
        Pela direita, quebra o galho – mas precisa treinar mais cruzamento. Ontem ele acertou um. De pé esquerdo…

  10. Luiz Paulo - Londrina disse:

    INTELIGENTE O LUXA, DESCANSOU VÁRIOS TITULARES E OS RESERVAS DERAM CONTA DO RECADO, APESAR DA LAMBANÇA DO SIMON. E O “VELHO” TA DEMORANDO PARA RENOVAR COM O LUXA.

  11. Jonas K. disse:

    “Consolidamos de vez a Libertadores, objetivo para o qual o presidente Odone me contratou. Vamos inaugurar a Arena jogando a Libertadores”

    E o Luxa, que entregou a renovação na entrevista?

    • Rafael Fraga disse:

      Será Jonas?

      • Jonas K. disse:

        Ato falho claro do Luxa. Eles só estavam esperando a LA se concretizar em definitivo para acertar. O resto é invecionice da imprensa louca pra achar defeito no vice-brasileiro e (tomara) campeão da Sula.

    • Guto Bender disse:

      Eu tenho a seguinte impressão, pelo que foi anunciado na imprensa: o Luxemburgo está apertando na premiação pela Libertadores porque já sentiu o cheiro dela…

      • Jonas K. disse:

        Olha Guto, não sei se esse é o problema, mas, se seguir assim, tem cheiro de LA mesmo.

      • Rafael Fraga disse:

        Guto, informação que tenho de dentro do Olímpico: Koff teria proposto cerca de cinco milhões caso o Luxa leve o Grêmio ao tri da Libertadores. A questão é que não sei quem é a fonte da minha fonte, e como ainda tem muito assecla do Odone espalhado pelos corredores do Olímpico, qualquer informação é suspeita.

      • Jonas K. disse:

        Vou repetir: eles estavam esperando a confirmação da LA. O resto, denovo: é invencionice da imprensa.

      • Eduardo disse:

        Ele quer dinheiro, o Koff vai dar mas nem tanto.
        Ele sabe disso, mas vai assinar, só ta apertando o velho porque sabe que quanto mais o tempo passa mais o velho fica contra a parede.
        Só que não quer sair e nem a proposta deve estar tão ruim assim.

      • Rafael Fraga disse:

        Jonas, realmente tem muita invenção da “imprensa azul”, só que tem algumas informações extra-imprensa que estavam meio desencontradas. Essa mesmo, de esperar a garantia da LA eu sinceramente não sabia.

      • Jonas K. disse:

        Droga, errei o mail no comentário via smartphone. Mas daqui a pouco vem heheheh

      • Jonas Rafael disse:

        Murmúrio apontam que ELE pediu alto pela premiação, não o contrário. Até porque se fosse pro isso, duvido que ele não tivesse renovado. Eu acho muito alto 4 milhões, que é o que dizem que ele pediu. Se o Odone tivesse ficado tenho certeza que assinaria sem nem pensar muito, e convenhamos, quem pagou 300mil pro Pará jogar UMA partida tem obrigação moral de pagar 4 milhas pra uma Libertadores.
        Mas a mim preocupa muito essa desconsideração com o dinheiro como se fosse mato. Pra ter idéia, o Tite conseguiu uma Libertadores que era tabú pro Corinthinas e ganhou 1 milhão só. O técnico do Chelsea também não ganhou isso por faturar a Champion’s. Se oferecer isso pra ele os jogadores vão pedir alto também. Vão acabar gastando mais que a premiação da competição.

  12. Luiz Paulo - Londrina disse:

    A LERDEZA DA NOVA DIREÇÃO SERÁ QUE É DEVIDO A IDADE???

    • É do ardo? disse:

      Que lerdeza rapa??nem assumiu ainda, tá caindo no conto da imprensa “azul”??

    • Guto Bender disse:

      Não há lerdeza alguma. Muito ao contrário! Façam qualquer crítica ao Koff, menos a de que ele tenha causado o mais tímido tumulto no vestiário, antes ou, principalmente, DEPOIS da eleição, quando já estava garantido e podia meter o pé sem receio de perder voto.

      A coisa MUDOU! Temos GESTÃO de novo! FINALMENTE!

    • Guilherme Lajeado disse:

      E a ansiedade de alguns seria devidoma idade também? Ou outra razão?

      Parece que não aprenderam que gestão de futebol se faz com gestão e não com discursos (que nunca se concretizam)..

  13. Jonas k disse:

    Luxa sabe duas coisas: os grandes com chance de título na LA tem seus treinadores e ele, saindo do grêmio pega um meia boca. A segunda e que o velho não dá ponto sem nó, inclusive no futebol.

    Terça vai ser anunciada a renovação, mais tardar, semana que vem esperando o desfecho das quartas da sulamericana.

    Mais uma coisa que o luxa sabe: vai receber reforços ano que vem e não vão ser marcantonios da vida.

    • Jonas K!
      Concordo! Serão grandes contratações, não no nome somente, mas na bola que jogam. Além de que os empresários vão querer colocar os caras na vitrine e LA é outro “departamento”. Todo mundo sonha em jogar a LA.

      • Rafael Fraga disse:

        Bruxo e Jonas, além da vitrine da LA, tem outra coisa que será usado como chamariz para grandes atletas atuarem no Grêmio em 2013: a estrutura de primeiro mundo da Arena. Isso certamente será um motivo para empresários e atletas olharem com muito bons olhos para o Grêmio. Acho que vai ter muita oferta de jogador para o Grêmio nos próximos meses.

  14. manoel disse:

    Um problema que teremos que resolver é: Fazer o que com Maylson, William Magrão, Júnior Viçosa, Roberson, Pessalli, Mithyuê e outros mais que voltarão.

  15. Junior Vidarte disse:

    SAndro SAci e Helinho…e agora…, eu avisei, é só o começo..aguardem 2013.

  16. manoel disse:

    Tô aqui fazendo as contas: 51 pontos + 3 jogos=….. acho que não dá pra chegar nos 70.

    • Rafael Fraga disse:

      Você está fazendo errado. Usa o MÉTODO FERNANDÃO que tu consegue.

      • Alexandre Carvalho disse:

        Rafael,
        Tu andas muito saliente. Deu uma sumida do blog e agora voltou “todo todo”.
        Estou desconfiado que tu saiu de “Casca” para alguma atividade em “Curita”, viu o avião da transportadora de valores caindo e se apoderou da grana proveniente da chuva de dinheiro. Acho que o prezado ficou rico e está tirando onda por aqui.(ironia)

      • Rafael Fraga disse:

        Dr, eu comentei com minha mãe: porquê a porra desse avião não caiu aqui na frente da minha casa? hehehehe
        Meu amigo, nos próximos dias estarei com maior frequência aqui no blog. Fui submetido a uma artroscopia no joelho, então estou “amarrado” dentro de casa por quinze dias. Depois volta tudo ao normal, vôos, reuniões, conferências…aquela loucura de sempre que as vezes me deixa dias sem tempo até para entrar aqui no blog.

      • Alexandre Carvalho disse:

        Eheheheheeh,
        Submeteu-se a uma sessão de Jimo Cupim no joelho para retirar a praga alojada.
        Agora vai tornar-se um defensor do “arco da cidadela” menos frangueiro.
        Pronta recuperação, brother.

      • Rafael Fraga disse:

        Rapaz, e vou te falar heim: a praga estava grande, até o ortopedista se surpreendeu quando a câmera entrou joelho a fora, a lesão era mais grave do que se imaginava, deve ter gasto algum Jimo Cupim hehehehehe.
        Agora é seis meses de fisioterapia, academia e o diabo…depois, bora jogar futebol de novo.

  17. Rafael Fraga disse:

    #ficafernandao

  18. Maurício disse:

    A primeira frase do tópico diz muito.

  19. MM! Algumas considerações:
    – Grande partida do Imortal. O segundo tempo tempo foi de luxo (ou de Luxa?). Num determinado momento estava 23 arremates contra apenas 5 (um, o pênalti). E era o São Paulo, provável campeão da Sula
    – Quem assistisse apenas este jogo, diria que o Luis Fabiano não joga nada, o Jádson ? pior que o Marco Antônio e o Tolói não amarraria a chuteira do Naldo
    – O Luxemburgo com essa baba está em segundo lugar; imaginem se dão bons jogadores para ele
    – O Zé Roberto foi um monstro. Naldo e Pico em grande jornada, Pará muito bem
    – O Ney Franco deu uma grande mão ao sacar o Osvaldo
    – Luxemburgo se ficar, em breve transformará o Saimon num zagueiro confiável, já o Marco Antônio não tem jeito
    – Mesmo que o Luxemburgo não fique, ele deixa uma grande lição para a dupla Grenal; ou seja, pelo tamanho dela, não dá para contratar treinador “meia-boca”. É Luxemburgo, Muricy, Luiz Felipe, talvez Mano, Tite . O resto é o resto. No caso de Roth, cada vez mais fica evidente que suas contratações viraram o terceiro segredo de Fátima. Fora esses, o recomendável é investir no Roger e Clemer que estão se preparando há tempo, não é o caso do Fernandão, um paraquedista
    – Termina o jogo do Coirmão. Quando o Grêmio jogou contra a Ponte lá, torcedores vermelhos disseram que era obrigação do Imortal ganhar. E agora?
    – O Inter só não está na zona do rebaixamento, graças ao período do Dorival Jr.
    – Estou aguardando os “entendidos” que diziam que o São Paulo passaria do Imortal no Brasileirão
    – Quebrei a cara! O Ceni ainda está em grande fase
    – Fred, o craque do campeonato; Luxa, o técnico da competição

    • E o Abel, hein? Assim como em 2006 no Inter, quando ganhou de presente o time montado pelo Muricy ( 2004/05), este ano, ganhou o time pronto e campeão de 2009. Acho que ano que vem, Abel vai para o Santos.

      • Rafael Fraga disse:

        Acho que não Bruxo, ele comemorou com a torcida garantindo que fica em 2013.

      • Luiz Martini disse:

        Rafael, Bruxo, mas tem gente ali pelo Menino Deus dizendo que o Abel vem para Porto Alegre.
        Se vier, vão ter que dar metade do “novo” BR para ele, mais o edifício-garagem, o Gigantinho, o passe [integral] do Canelão, duas dúzias de guris da base, além de um salário um pouquinho maior do que o do argentino com voz de boneca.

        Para piorar, ele disse ao final do jogo: “Eu nunca passei num clube esse momento!”. Que coisa!

  20. Guilherme Lajeado disse:

    Uma vitória que mostrou maturidade do time como um todo. Apesar do resultado inicial negativo, souberam ter calma, trabalhar o jogo e buscar a virada. Quando isso acontece até a sorte fica do nosso lado!

  21. DANIEL MATADOR disse:

    Caros

    Wembley está com inveja eterna. O Arsenal Stadium sabe que jamais atingirá tal marca. O Delle Alpi reconhece que não teve homenagem sequer parecida. Estádios demolidos pelo mundo, lamentai. Templos do futebol que já se foram, mesmo aqueles que renasceram, vede como devem ser os últimos momentos de um CAMPO SAGRADO!

    Os deuses do futebol perceberam há pouco que restavam apenas algumas batalhas a serem travadas no campo de seu clube preferido. Estavam lá no Olimpo, divertindo-se com a angústia de vários. Rebaixando algum clube grande só por tédio. Conferindo algum título para um clube desprovido de alma mas provido de ouro, só por pirraça mesmo. Entre taças de hidromel, notaram que havia algo mais importante que tudo isso. E viram que chronos os havia logrado. Restava pouco tempo para fazerem suas brincadeiras. Imortais não costumam dar muita bola para o tempo, mas é que às vezes ele também faz das suas. Os antigos gregos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto chronos referia-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, kairos representava um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece. E os deuses resolveram que kairos iria manifestar-se algumas vezes ao final de 2012. Ao Olímpico (que alcunha irônica) seria destinada uma despedida de gala. Kairos…

    Coisas especiais começaram realmente a acontecer nos últimos tempos, neste dia inclusive. Um senhor de quase 40 anos de repente começou a correr como um guri de 20, puxando os ataques da equipe. Um matador relegado ao banco de reservas renasce para ser ungido com o dom de novamente colocar a bola no gol, inflamando o time. Um lateral mediano, apenas mediano, que sequer sabe usar a perna esquerda, faz um cruzamento quase perfeito, DE PERNA ESQUERDA! E a bola procura o atacante que vinha sendo execrado nos últimos tempos para que ele possa guardá-la em seu lugar de direito, no fundo das redes. Kairos…

    “Não será demais?”, perguntam alguns deuses. “Poderíamos ter distribuído toda a emoção ao longo do ano…”, comentam outros frequentadores do Olimpo. “Não desconfiarão que torcemos para este clube, imortal como nós?”, questionam preocupados.

    Em vários lugares do Rio Grande do Sul, alguns ficam incrédulos. Em muitos lugares do Brasil, outros ficam embasbacados. Pelo mundo, vários não crêem que tais eventos possam estar ocorrendo desta maneira, tudo junto, ao mesmo tempo, logo agora.

    E no Olimpo, os deuses apenas acompanham. E sorriem aqueles seus sorrisos enigmáticos. Eles também conhecem o futuro.

    “Contamos para eles o que acontecerá ano que vem?” pergunta um deles. “Não… vamos deixar eles apenas imaginarem. Se neste campo sagrado já assombramos o mundo, imagine o que poderemos fazer naquele outro…”

    Saudações Imortais

  22. Marcelo disse:

    Hoje foi legal!
    Deu orgulho ver a entrega desse time. Foi uma exibição digna dos últimos dias de Olímpico. Agora falta apenas uma!
    O supertime, aquele que tocou 5 na La U no meio da semana, não viu a bola.
    Depois de algumas jornadas sonolentas, finalmente fomos premiados com uma atuação digna desta torcida.

    Podem tocar pau no Leo Gago, mas a parceria dele com o Pico no segundo tempo me lembrou a dupla Lucio e Carlos Eduardo nos bons tempos.
    Estão todos de parabéns!!

    • Jonas Rafael disse:

      Pra mim só quem destoou foi o Marco Antônio…

    • Jonas Rafael disse:

      E o Saimon, claro, mas esse dou desconto porque não jogava mais de meio ano

      • Você condena o Saimon e faz vistas grossas para a bola quicando que o Pará chutou para ele? E nem repara na lerdeza do Grohe que exita na hora de sair?

      • Jonas Rafael disse:

        Ele matou errado. Como eu disse, ele não jogava faz tempo. Estava sem ritmo. Que nem o Júlio Cesar contra a Ponte. Eu teria ido com o Vilson. Boto essa na conta do Luxemburgo

      • Concordo, Jonas – ele errou.
        Com o errou o Pará ao mandar uma bola quebrada para ele.
        Como errou o Marcelo Grohe que demorou para sair do gol e tivesse ele usado a prerrogativa do goleiro de gritar que a bola era dele, certamente o Saimon não teria entrado de forma atabalhoada e no meio do jogador do time paulista.
        Esta foi apenas a segunda partida do Saimon em todo brasileirão – salvo engano.

      • Jonas Rafael disse:

        Acho que foi a primeira. Ele tá há meses sem atuar, creio que passou por cirurgia

  23. Quando comecei a assistir à partida e vi o Saimon na zaga quase me desesperei. O Grêmio dominava o jogo no primeiro tempo e eu fiquei um pouco mais tranquilo, pois o São Paulo só ameaçou em uma cabeçada do Luiz Fabiano sem grande perigo. Mas a minha preocupação era pertinente. Em uma troca de passes dos zagueiros o Saimon tinha que engrossar. E o pior é que errou duas vezes, pois ainda fez um pênalti desnecessário depois de errar o toque na bola. O Saimon quase comprometeu o time, mas o Grêmio foi fantástico no jogo, dominando também no segundo tempo com maior pressão e virando o jogo, apesar do seu péssimo zagueiro, que em outra pixotada deu chance ao Luis Fabiano, mas aí o goleiro Marcelo Grohe salvou. Depois, foi só festa da torcida, pois o time se classificou à Libertadores e assumiu a segunda posição no Brasileirão.

  24. Rafael Fraga disse:

    E do outro lado o bicho está pegando…

    • Miguel disse:

      Fui ver a tabela de artilheiros e, pasmem, Leandro damião tem 7 gols e André Lima tem…. 7.

      • Rafael Fraga disse:

        André Lima é seleção…hehehehe, ou melhor: qué,qué,qué.

      • Guto Bender disse:

        Mas é que tivemos muitas lesões e muitas convocações.

      • Faz tempo que esotu convicto de que o Inter perdeu o timmming no que diz respeito a venda do Daminão. Vai ser preciso muito contato no mercado exterior para conseguir colocar o bonde em algum clube europeu com o pífio desempenho dele ao longo de 2012 – quer jogando pelo clube ou memso na seleção (e nem me venham dizer que foi goleador das Olimpíadas).
        Para o comparativo ficar melhor, seria importante fazer a média do tempo que ficaram em campo o Daminão e o André Canela de Vidro. Daí sim, a gente teria uma visão mais clara…

    • Bah, véio Daniel Matador!
      O que que tu anda tomando?
      Belo texto.!!!

      • DANIEL MATADOR disse:

        AHAHAHAHAH!!!
        Bah, Bruxo, no momento tô só no chá mate gelado (eheheheheh)!
        Grato pelo elogio e grande abraço!

        Saudações Imortais

  25. Rafael Fraga disse:

    Estou ouvindo agora a entrevista pós jogo do Odone, como é safado esse cara. Mas, mais safado do que ele é o repórter que o entrevistou, o tal de Zé Alberto Andrade!

    • Guilherme Lajeado disse:

      O que disse de (ir)relevante?

      • andre disse:

        Pra variar deve ter sido um monte de m…….

      • Rafael Fraga disse:

        Zé Alberto Andrade: Presidente, em 2010 o senhor assumia o Grêmio com o Renato no comando, até por um apelo da torcida, como o senhor traça um paralelo deste ano, com a torcida pedindo a renovação com o Luxemburgo que ficará para a próxima direção?
        Porco: Eu não sei o que houve, mas eu não recebi o Renato “guela” abaixo não. Eu também acreditava no Renato. Pelo segundo turno que o Grêmio fez sob seu comando, merecia por tudo a confiança de que vamos jogar a Libertadores com esse treinador e com esse início de time (…);
        Zé Roberto: E agora (renovação com Luxemburgo)
        Porco: Eu não sei o que vai acontecer o ano que vem, eu não tenho mais direito de falar sobre isso (…) acho que a nova direção tem que agir e rápido pra não pegar só as sobras de mercado, que faça sua convicção, se é o Vanderlei é Vanderlei, se não é traga alguém de sua confiança, e que começar procurar o time que quer pro ano que vem, porque é assim que funciona. O Gilberto Silva não esta indo para o Atlético só porque o Atlético o procurou (…) a direção que assume diz que vai procurar um xerifão, ai ele pensa, certamente não sou eu, e ele tem todo direito de procurar outro time (…) Eu quero entregar o Grêmio em todas as condições, e se alguém me perguntar de novo sobre qual é o problema que “tá” havendo na transição, de nossa parte nenhum, o clube esta literalmente a nova diretoria, ao contrário, “tá” louco pra dar todas as informações necessárias pra tomada de decisão da direção que vem, porque se ela veio é porque quer mudar, a gente tem que estar absolutamente aberto a isso.

      • Luiz Martini disse:

        Bah, Rafael, não tive o desprazer de ouvir tão ilustrativa entrevista.
        Do que relatas, destaco apenas a pérola “…acho que a nova direção tem que agir e rápido pra não pegar só as sobras de mercado…”.
        É, de sobras de mercado ele entende, e como!
        Aliás, queria saber o que é agir rápido para ele. Seria assumir e em seguida ir passar férias em Punta voltando só um mês depois, quando todos os outros já estão cansados de tanto trabalhar?
        Uma vez …, sempre ….! Não sei o que colocar nos espaços em branco; me recuso a chamá-lo de porco, porque não tenho o direito de ofender esses bichinhos simpáticos.

      • Jonas Rafael disse:

        Pois é, ele também foi eleito bem antes (inclusive não teve segundo turno) e não me lembro dele “agindo rápido pra não pegar apenas sobras de mercado”. Se me lembro bem, só trouxe Lins e Vinicius Pacheco, não renovou com o Jonas e gastou o tempo todo tentando o dentuço inútil. Ele pode até ter razão em afirmar que não deveriam perder tempo, mas não tem moral pra falar isso, porque também não fez isso.

    • Guto Bender disse:

      Olha, Rafael, a briga é parelha. E com o Sílvio Benfica dizendo que a nova direção está vacilando, forma o trio perfeito.

      A melhor de todas foi dar a entender que o Gilberto Silva não aceitou a proposta do Atlético apenas porque estará perto da família, onde começou a jogar, mas porque a nova direção está anunciando que vai contratar um zagueiro.

      Enfim, ao menos ele reconheceu “não ter mais o direito de dar opinião sobre o ano que vem”. Em dois anos, tinha que falar alguma coisa que prestasse, entre tantas asneiras…

    • Também ouvi esta entrevista. Lamentável e sem comentários.

  26. Guto Bender disse:

    Mas o melhor de tudo é começar a ver o desespero da “imprensa azul”. A melhor da noite foi escutar importante membro dessa facção dizendo que Forlán “é um petroleiro para transportar uma lata de azeite”…

  27. Rafael Fraga disse:

    Como diz o Guto, as entidades que vivem “assombrando” por aqui, hoje pelo jeito foram exorcizados…teve um, de Joinville, que apareceu meio tímido, quis tocar flauta, levou nos dedos, e sumiu. Enquanto isso, no tópico deles, já tem um mandando o outro à PQP.
    Definitivamente é o eixo da Terra voltando a seu lugar.

    • andre disse:

      Ainda bem que essas inguas estão no tópico vermelho, aliás, o que houve com a macaca? Mas o Roger hein, perdeu todos contra o Grêmio e f….. eles hoje…kkkkkkkk!

      • Rafael Fraga disse:

        Não André, pior que lá estão os mais gente boas, os caras de fé, os da boa e da ruim. Animais como saci perereca cor de rosa, heliota retiro no Tibet, entre outro alucinados, provavelmente irão conseguir sair do bueiro onde se escondem em dias de jogos do inter somente amanhã…

      • andre disse:

        Rapaz é mesmo….fui dar uma olhada e aquelas lendeas que prurim por aqui tb não estão lá, deve ter sido suicídio coletivo: perneta, heliota, renan cocôlorado, sei lá o que fifa, marianomacaco, mussumm. Argh!

      • Rafael Fraga disse:

        André, se tu mora em Porto Alegre, faz um favor para nós aqui do blog: dá uma volta na beira do Guaíba, próximo ao remendão da Dilma. Se tu localizar algumas coisas boiando no rio, saberemos que alguns dos citados por você cometeram suicídio…

      • Guto Bender disse:

        Ah, não! Podem esquecer! As “entidades” só vão aparecer amanhã. Como sempre, arrotando peru depois de ter mandado ver um franguinho descarnado…

      • Luiz Martini disse:

        Rafael, André, em outras ocasiões já tinha feito essa constatação.
        Aqueles imbecis que só aparecem para encher o saco e dizer asneira, quando o Inter perde somem por vários dias, e não só até a segunda-feira, Guto.
        Só esses caras de fé, como fala o Rafael, estão sempre lá [ou por aqui], dando a cara para bater quando é o caso.
        Ainda esta semana eu tinha dito por aqui que se o Inter for depender de torcedores modinha como o homem[?] diminutivo ou o monoperna, está ferrado.

    • Guto Bender disse:

      Definitivamente, é o eixo da Terra voltando a seu lugar. [2]

    • Maurício disse:

      Mas esse eixo não tá sempre em movimento?

  28. Rafael Fraga disse:

    Um domingo que se mostrava ser trágico, com o Grêmio esfacelado em campo, sem seus titulares, suspensos ou lesionados, terminou de forma sensacional. Ao contrário de uns que culpam as suspensões, as lesões e as convocações pelos motivos de seus fracassos, o Grêmio atuou com treze homens, independente se eram titulares ou não, de forma a honrar a camiseta que vestiam, de forma a honrar os mais de 40 mil Gremistas presentes no Olímpico e sabe-se Deus quanto milhões acompanhando o time das mais variadas maneiras. Foi uma vitória da garra, da luta, da entrega e da vontade de cada um desses treze homens. Foi emocionante ver um atleta de quase quarenta anos, com passagens pela Seleção Brasileira, por clubes da Europa e com inúmeras conquistas, se emocionar ao ver seu nome aclamado pelos torcedores. E o que dizer do treinador, dono de um curriculum invejável, com passagem pelo todo poderoso Real Madrid, igualmente emocionado com o grito de “fica, fica” que viam das arquibancadas.
    Mas, o mais emocionante de tudo isso, é saber que em breve, no máximo alguns poucos jogos, estaremos nos despedindo de nossa casa, nosso velho, surrado, peleador, calejado de tantas batalhas, Estádio Olímpico Monumental. Digo estas palavras quase que com lágrimas nos olhos, pois este estádio foi palco de algumas de nossas conquistas mais importantes, já presenciou cenas de alegrias e tristezas, mas, principalmente, testemunhou o amor incondicional desta torcida que veste Azul, Preto e Branco.
    Esta vitória, Gremista, é para você, mesmo não sendo uma vitória que nos de título algum, mesmo sendo uma vitória que nos garanta um simples vaga, é para você, que viveu o Olímpico por 58 anos, 30 anos, 10 anos, ou, um minuto.
    Nosso Estádio ficará sempre em nossas memórias, seja daqui cem anos, nossos filhos, netos, bisnetos, irão dizer e saber, que o Olímpico Monumental era o lar da torcida mais apaixonada que já existiu.
    Saudações Azuis, Pretas e Brancas.

    • Guto Bender disse:

      Tomara que aconteça o que estão falando, Rafael: que o Grêmio jogue o Gauchão de 2013 ainda no Olímpico. Eu já serei sócio, e gostaria muito de curtir os jogos do Gauchão no Olímpico.

      Eu entendo perfeitamente o desespero do Napoleão para inaugurar a Arena e para jogar lá. Mas não é necessário. Eu tenho vários motivos para desejar isso:

      – a Arena teria mais até o final de janeiro para receber acabamentos e qualquer obra que fique por fazer, sem atropelo;
      – o entorno poderia ser melhor avaliado pela gestora, com o estádio pronto, analisando o que poderia ser feito para diminuir o transtorno que será a falta das obras viárias de responsabilidade do Poder Público;
      – teríamos mais alguns jogos no Olímpico, o que seria bom para todos. Porque eu não acredito que qualquer torcedor, mesmo os que migraram, tenham alguma coisa contra continuar tendo o Olímpico para ir;
      – poderia ser organizada uma despedida VERDADEIRA, com uma programação que chame o torcedor para passar A TARDE INTEIRA no estádio, visto que programaram uma festa de 20 milhões para a inauguração da Arena, que ainda, convenhamos, é NADA (é um “vir a ser”) e não se programou uma festa, mesmo que modesta, para a despedida do Olímpico, que É a casa de nossas maiores glórias.

      E NÃO! Não sou contra a Arena. Acesso o site TODOS OS DIAS para ver o andamento das obras. Para ver se a grama está crescendo certinha e verdinha. Já fui lá e levei a minha filha para ver a obra.

      Mas, confesso: não estou tão louco assim para ir a jogos na Arena, se isso significar estar louco para não ir mais ao Olímpico…

      • Jonas Rafael disse:

        Acho muito difícil. A única possibilidade seria o Grêmio não dar o “aceite” para a Arena, mas isso deve ser feito ainda na gestão do Bufão. Uma vez aceito o recebimento, o Grêmio tem até 3 meses pra retirar tudo o que puder do Olímpico. Não dá pra continuar jogando lá e deixar pra última hora pra fazer isso. Além do mais, acho que seria perder dinheiro. O que deve acontecer é que se use o gramado suplementar pra treinar porque a o CT deve atrasar alguns meses, e porque não, daqui a pouco o próprio gramado do Olímpico pode receber treinos. Algumas áreas adminsitrativas também serão usadas por um tempo ainda, mas fora isso acho improvável. Até porque seria perder dinheiro, e no momento que você começa a demsontar a estrutura, torna inviável recebr grande público. Se o Napoleão aceitar a entrega, o Grêmio passa por compromisso assumido, a ter que jogar preferencialmente na Arena, pois do contrário, o parceiro não recebe. Porque eles iriam concordar com isso? Acho que isso é mais um desejo dos saudosistas do que uma medida efetiva e vantajosa.

      • Guto Bender disse:

        Certo, Jonas. Só que o contrato prevê que o Grêmio pode jogar onde quiser, desde que faça o devido ressarcimento à Gestora.

        Além disso, o motivo mais sério é que eu tenho a impressão de que vai estar faltando coisa, sim!

      • Jonas Rafael disse:

        Mas aí é botar dinheiro fora. Por mais que o pessoal queria se despedir do Olímpico, sou capaz de apostar que se fizer enquete, a maioria quer inaugurar a Arena já no início do ano. Agora essa idéia de um dia inteiro festivo daí poderia ir adiante. Tempos atrás ventilaram fazer um time de 83 vs time de 95, mas não foi adiante. Se fizer em janeiro ainda dá tempo. Outra que eu li na comunidade é que depois do show da Madonna ainda deve ter um outro mega-evento lá com música gauchesca ou coisa assim antes do fim do ano.

      • Guto Bender disse:

        Sim, terá o tal evento. E não é colocar dinheiro fora, simplesmente porque se forem 10.000 pessoas na Arena, pagando o ingresso, o dinheiro fica com a gestora. E, se forem 10.000 pessoas no Olímpico, pagando ingresso, repassa o dinheiro para a gestora.

        Gasto desnecessário seria a manutenção do Olímpico, que o Grêmio precisaria continuar mantendo. Mas aí vem o furo da bala: o Grêmio vai continuar com o custo-Olímpico até março, tendo jogos ou não tendo jogos.

        Mas, também, se for para jogar na Arena, que seja! É o programado, mesmo. Eu só gostaria que fizessem um ou dois eventos por lá, em janeiro. Nem que fosse um dia de visitação, com jogos das equipes da base. Fraldinha x Fraldinha. Juvenil x Juvenil. Junior x Junior. Funcionários x Direção. Geral x Sócios. O que for! Com bar funcionando. Com loja aberta. Qualquer coisa que fizesse a gente poder se despedir, mesmo.

        Isso de se despedir disputando Brasileiro é como analisar jogo torcendo. No VT a gente sempre enxerga a coisa diferente…

  29. Pingback: Grêmio vence São Paulo e assume o segundo lugar (via Blog do Mario Marcos) | Beto Bertagna a 24 quadros

  30. Luiz Martini disse:

    Em dia que até o Pará acerta cruzamento, não tem como perder o jogo.
    No fim do jogo fiquei preocupado. O Zé Roberto estava estirado no gramado, pensei que tava infartando. Tiveram que ajudá-lo a levantar.
    Não era nada, ele “só estava cansado e emocionado.

  31. Glaucio disse:

    Tive o prazer de ver o jogo no estádio, e apenas uma palavra resume tudo: LINDO!

    Fazia tempo que eu não via o time jogar bola, consciente, sabendo o que fazer e a hora certa de fazer.

    de 3 jogos em que eu fui, essa foi a primeira vitória.

  32. Luiz - Tricolor disse:

    Quero deixar meu abraço para o Lourenço, e todos que como ele fincaram que o Grêmio levaria um baile do São Paulo.

    Já disse, o ultimo baile E derrota do tricolor (e foram só 2 no ano) foi contra o Corinthians no distante 8 de setembro. E mesmo assim foi 2×1.

    O time jogou de mais ontem e incrivelmente na mão do Luxa nós passamos a ter ELENCO. Eram 5 desfalques e mesmo assim o time patrolou o FORTÍSSIMO e VIRTUAL CAMPEÃO DA SULA de virada, mostrando quem manda no Olímpico. Segunda melhor campanha em casa.
    Segunda melhor defesa e chegamos onde dava, segunda posição.

    Parabéns ao Flu que faz um campeonato irrepreensível. Record de aproveitamento nos pontos corridos (com 20 clubes). A pontuação do Grêmio já é de campeão e faltam 3 rodadas. Podemos chegar aos 75 pontos e seremos só vice. Incrível.
    Fico lembrando do Luxa quando chegou, convicto de estaríamos na LA13, isso quando nem tínhamos Zé Roberto nem Elano. Tiro o meu chapéu pro cara.
    #FicaLuxemburgo #FicaZéRoberto

  33. Jonas Rafael disse:

    Os 45 minutos finais foram de um Grêmio que todo torcedor sonha ver. Foi a melhor apresentação do time no ano todo. Melhor até que contra o Flu no Rio. Se haviam murmúrios ou críticas da torcida é porque em nenhum momento no ano o Grêmio sinalizou que podia jogar assim, mesmo quando ganhou partidas importantes. Negócio é ver se dá rpa repetir isso pela Sulameircana, contra o Millionarios e, queira Deus, contra o SP.

  34. Infelizmente Guto e amigos acabei sendo atropelado pela realidade e o nosso desejado encontro para alguma matéria/reportagem fica para algum tempo futuro. Primeiro as campanhas, depois a doença e por fima edição da revista e outros compromissos profissionais.
    Assim, fui sexta a Porto Alegre, visitei o Olímpico com os meninos e a patroa no sábado (comprando uma camisa retrô lembrando a usada na inauguração do Olímpico e repondo o estoque de originais da gurizada), almocei no Gambrinus para poder reencontrar o Vovô – garçon símbolo daquela casa onde atende, bem, desde 1966; passei na Feira do Livro, revi lugares de uma cidade onde morei por seis anos; no domingo fui ao Brique da Redenção, para fazer matéria, almocei numa churrascaria ruim pra danar e nem vou revelar o nome e fui ao jogo.
    Como tinha dito, seria a minha despedida e também a “estreia” e despedida dos meninos de um estádio do qual levarão a memória do jogo de domingo e a lembrança de muitas histórias que escutarão ao longo do tempo.
    Sobre o jogo, uma constatação óbvia: o Grêmio só jogou um tempo.
    Tem gente crucificando o Saimon, mas são os mesmos que babam e defendem o Werley. Esquecem que o Saimon ficou meses parado e deve ter disputado contra o SPFC um de seus primeiros jogos no ano. Naquele lance, creio que ele se apavorou – mas fica claro, ao menos para mim, uma das maiores deficiências dos goleiros do Grêmio (e isto já acontecia com o Victor): a demora em sair com decisão em bolas como aquela. Só quem pode gritar “é minha” é o goleiro. Então ele precisa fazer valer esta prerrogativa.
    O jogo de ontem serviu, ao menos para mim, para reiterar algumas convicções: Marco Antonio não tem condições de compor elenco do Grêmio; Pico, talvez descontado do fato de estar inseguro com a mão imobilizada, realizou uma de suas piores partidas no Grêmio – foi mal no desarme, na cobertura e esculhambou as poucas bolas de ataque que teve.
    Pode ser excesso de otimismo, mas creio que temos uma base para 2013. Eu disse: base.
    Para meu gosto, precisamos de laterais (na esquerda e na direita); um zagueiro de titularidade incontestável; lutar pela permanência do Souza; descobrir um nº 10 que tenha potencial de crescimento para ir revezando com o Zé Roberto, e rediscutir o nosso ataque.

    • Guilherme Lajeado disse:

      Eu defendo o Werley, como é sabido, mas não condeno o Saimon. Errou duplamente ontem, mas quem não erra? Até o atual craque Naldo erra..

      Enfim, acho o guri um bom zagueiro, jovem, ainda tem muito a evoluir, claro. Falta perder um pouco a afobação, mas isso é evolução que vem com o tempo e uma boa sequencia de jogos. Espero que agora pare com as lesões e se firme no grupo, como opcão no banco, de início.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s