Luigi: “Espero que ela (empresa) assuma a responsabilidade”

Bom, a crise dos últimos dias entre Andrade Gutierrez, o Banrisul, Inter e governo serviu ao menos para que o presidente Giovanni Luigi percebesse que não dá mais para tratar com diplomacia a empreiteira.

Ela já mostrou claramente que não é confiável. Procurou o clube há mais de um ano com um projeto (rejeitado na época), participou depois da licitação (quando o Inter cedeu às pressões e decidiu procurar um parceiro), venceu a disputa e passou a impressão geral de que começaria as obras em seguida. Não fez nada disso e ainda arrumou uma confusão danada com o banco estatal gaúcho ao ter seu pedido de financiamento recusado por falta de garantias.

Luigi percebeu isso claramente nesta terça ao se inteirar de detalhes da reunião do início da tarde no banco entre diretores da Andrade Gutierrez e executivos do Banrisul. A partir daí, o presidente do Inter mudou o discurso – e passou a pressionar a empresa.

– A construtora tem porte para assumir sozinha ou com seus parceiros esta questão – disse Luigi. – E a gente espera que ela assuma esta responsabilidade.

Disse mais:

– A avaliação nossa, do Inter, é que diante do desacerto na reunião a construtora encontre uma maneira de fazer esta operação. Afinal, ela procurou o Inter um ano e meio atrás, bancou esta associação, o Inter fez de tudo, contratou consultorias, fez passar a questão pelo conselho. Agora, esperamos que a construtora, que já tem os investidores, resolva a questão dos avalistas.

O presidente do Inter está certo em pressionar. Até demorou muito, na vã esperança de que a empreiteira estava perto de fechar o negócio. Percebeu que não dá para confiar em parceiros assim, que pouco explicam, só se comunicam por notas oficiais e deixam reuniões como a de terça-feira, no Banrisul, por caminhos alternativos, evitando a imprensa, como se fossem agentes secretos ou suspeitos.

Agora, com os prazos sendo esgotados, é preciso uma definição: ou a sociedade é desfeita e o Inter procura uma alternativa (ou desiste da Copa) ou o contrato é logo assinado e as obras reiniciadas.

José Fortunati, o prefeito da cidade, já perdeu a paciência. Depois de mais um dia de indefinições, ele declarou, em entrevista ao site G1, que dará prazo até o último dia de março. Se até lá não houver acerto para o início das obras no Beira-Rio, ele partirá para outra solução – claramente, a indicação da Arena como Plano B de Porto Alegre.

Depois disso, caberá à Fifa (ou a seus comitês de representação no país) decidir se aceita ou não a substituição do estádio.

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Copa de 2014, Inter e marcado , , , . Guardar link permanente.

212 respostas para Luigi: “Espero que ela (empresa) assuma a responsabilidade”

  1. Fifaldino disse:

    O Prefeito não “apita” nada nessa história. Se fosse assim Porto Alegre não seria o lixo que é.

    Além do mais, alguém precisa dizer á estes politicos que colorados também votam. E as eleições estão logo ali…..

  2. Maurício Thomas disse:

    Quanta confusão, amigo!

  3. Geraldo disse:

    No correio do Povo falam em o Inter acionar a justiça.
    Nada mais justo depois do q está sendo feito com o Inter nesta histório toda.
    Espero só q não vendam a alma ao diabo se aliando a toque de caixa a empresas sanguessugas.

  4. lfblog disse:

    Materia da Revista Epoca
    http://colunas.revistaepoca.globo.com/felipepatury/2012/02/28/dilma-determina-que-aldo-resolva-impasse-no-beira-rio/
    O governo está irritado com o fato de o banco estadual Banrisul não ter dado ainda financiamento para o início das obras, alegando que só tem garantias para os 40% do projeto de responsabilidade da Andrade Gutierrez. O governo federal está incomodado porque considera que o Grêmio conseguiu contornar problema semelhante com o Banrisul e a construtora OAS.

    Mesma materia do ClicRbs de hoje
    toda esta parte é removida

    esta é a imprensa imparcial e ética chamada RBS?????????

    há uma campapanha antiética por parte da RBS, parece que o departamento de marketing do gremio está instalado no prédio da Ipiranga a todo o vapor, são noticias falsas, meias verdades e noticias negativas do inter em conta gota, além dos bufões-funcionários que fazem um drama vergonhoso; não é uma questão GRENAL, mas sim uma questão ética, de não aceitarmos este golpe que está se armando há muito tempo, relembrando, como que o Eurico Miranda dos Pampas, secretário da copa beneficia sua empresa (gremio) com doações de patrimonio publico, mais, mais grave, beneficia a OAS

    • Maurício Thomas disse:

      Chora!

    • Daniel Scherer disse:

      Putz, quanto ódio.

    • Adílson disse:

      Na verdade ninguém sabe o que realmente se passa. Existem muitos interesses nesta questão. Tudo que é publicado na imprensa tem que ser relevado, pois nem eles sabem ao certo o que acontece.

      Com relação à RBS, até pode ser campanha, mas o correio do povo também entrou nesta onda.

      Embora os políticos não admitam por questões éticas, é óbvio que se o inter não assina a parceria, a Arena passaria a ser o estádio, até pelas declarações do Tarso e do Prefeito de que Porto Alegre não perderá a Copa.

      Se o Presidente do Banrisul é Gremista, o Tarso é colorado, e está do lado do Banrisul. Então não é por esse lado a coisa.

      • Edinardo disse:

        O problema é que a AG só entra com 20% do valor e dá apenas isso como garantia de pagamento para um emprestimo de 240 milhoes de reais. No caso do Gremio, a OAS entrou com 55% do valor da obra enquanto tinha o Banco Santander como repassador do financiamento do BNDES. Em termos economicos uma diferença consideravel, ainda mais que o projeto Arena é muito mais rentavel que o projeto Beira-Rio.

    • Lourenço disse:

      Muito interessante… talvez a primeira coisa com sentido que tu já postaste nesse blog. Parabéns!

    • Geraldo disse:

      Será que a RB$ mente/omite?!?! Não acreditoooo! (ironia mode) 😦

    • Helinho disse:

      Obrigado pelo link. Deixa a ZH pros sofredores. Temos excelentes alternativas.
      No jogo do Caxias domingo a RBS colocou um microfone no meio da torcida do Grêmio no Centenário. Desliguei a TV e fui pra Gaúcha. O mesmo microfone estava instalado. Troquei para as outras Rádios (Guaíba e Band) e o som era limpo. Sem a batucada.
      Se percebe que é procedimento uniforme dos veículos desse Grupo de comunicação. É ordem que vem de cima para baixo.

      • Helinho: depois dizem que só o alemão é teimoso… nem liga mais nesse lixo. kkkkkkkkkk…!

        Isso é marca registrada; não muda mais.
        As vezes é tão ridículo que uma torcida com 100 torcedores (exemplo), ou muito menor que a torcida do time mandatário possa fazer um “barulho” para ser notada no áudio de uma transmissão de TV ou de rádio.
        É bem coisa do slogan da “imparcialidade” pregada aos 4 ventos e executada como uma lavagem cerebral nos funcionários da empresa.

      • Genesio disse:

        Helinho, isto eu já saquei à mais de 20 anos, Assisto a RBS, leio Jornais, blogs e etc com uma condição “DE GRÁTIS”. O dinheiro meu eles não levam. Se eu tiver que pagar mudo na hora. RBS só de Grátis.

      • Luizito disse:

        Mas se fosse o Inter, o mesmo microfone estaria lá, tu bem sabe disso. Só tenho minhas duvidas se alguma vez tu de fato assiste os jogos do teu time. Tenho até minhas duvidas sobre qual é teu time…

      • Pacificador disse:

        Genésio, se tu achas que assistindo a RBS de “graça” tu não estás pagando ela, estás enganado. Talvez não pague diretamente, mas indiretamente, aumentas a audiência. E os contratos de publicidade se baseiam em audiência e impacto na vida das pessoas. É por isso que uma POA TV da vida não consegue um contrato com a Brahma, por exemplo.
        Se paga, e se paga bem pago assistindo a RBS.

    • Fred disse:

      MUITO INTERESSANTE… E AÍ SR. TULIO ZAMIN???

    • lfblog disse:

      NA época do financiamento para o OAS O estado era governado pela IEDA a mesma que criou a secretaria da copa somente com os gremistas ilustres

    • Alex disse:

      Comentário nessa mesma matéria:
      O problema é que a AG só entra com 20% do valor e dá apenas isso como garantia de pagamento para um emprestimo de 240 milhoes de reais. No caso do Gremio, a OAS entrou com 55% do valor da obra enquanto tinha o Banco Santander como repassador do financiamento do BNDES, sendo assim, o Banrisul nao se envolveu de forma alguma com a construcao da Arena do Gremio.

      Busque maiores informacoes na comunidade Gremio Arena (OFICIAL) que tem no orkut, uma comunidade que acompanha o andamento das obras do gremio desde o inicio dos projetos e consequentemente acompanha a tentativa de reforma do beira rio.

      • ELTON disse:

        E todos sabem – ou deveriam saber – que esses 20% de
        garantia pertence ao Internacional, pela venda dos
        Eucaliptos, antecipação de obras e outras receitas.
        A Construtora Falida não apresentou garantia de nada.

      • Jonas K. disse:

        Elton ela não tem que apresentar garantias. Quem tem que dar esta garantia é o inter e os investidores.

      • Carlos Eduardo disse:

        Jonas K.
        O Inter não tem que garantir nada. Quem tem que garantir é a construtora e os “parceiros” dela.
        O empréstimo não é pro Inter.

      • Maurício disse:

        Mas esse finado voltou a postar para falar besteira???

    • tiago disse:

      Antes a culpa era do presidente do Banrisul, que é gremista. Agora é da RBS, também por preferência clubística.

      • Fábio disse:

        Sobre os microfones, ocorrem sempre que a dupla Grenal visita qualquer time. Estranho que ninguém falou nada quando se ouviu 50 torcedores do Inter cantando no estádio do Once Caldas. Daí não houve manipulação. É só você ir a um estádio em dia de jogo televisionado. Eles sempre colocam um microfone na torcida visitante nos estádios da dupla. Vá a um jogo contra Palmeiras ou Fluminense e você verá os microfones. Mas a RBS é manipuladora e gremista então talvez nenhum colorado se dê ao trabalho.

      • Maurício Thomas disse:

        Claro, eles tem que pôr a culpa em algo ou alguém pra tentar justificar seus próprios erros.

  5. Informa a todos qe a AG desistiu da “parceria” , monta um grupo de empresas interessadas, segundo comentario do Tulio Milman , ja houve uma reuniao na madrugada de ontem , com empresas gauchas dispostas a tocar a obra. O Governo e a prefeitura estao querendo ajudar , e vamos a obra. Depois coloca um processo nas “paletas” desta AG por danos morais , e ainda fatura uma boa indenização.

    • tiago disse:

      Pois de acordo com esta mesma matéria, o assunto é tratado com sigilo pois, caso ocorra agora esta troca de parceiro, é o inter que toma esse processo nas paletas.

      • ELTON disse:

        O ideal seria o Inter aguardar.
        A Construtora Falida pedirá para pular fora,
        a Copa já estará na Arena OAS, e, então o
        Internacional faz o estádio mais bonito do
        sul do Brasil. Sem pressa.

  6. Lourenço disse:

    Essa é uma questão extremamente complexa em que nós, tocedores acostumados a levantar taças e eles, acostumados a secar, acabam se envolvendo diretamente, mesmo não tendo grande conhecimento de causa, mas…

    Cada vez fica mais claro:
    1 – a direção realmente tomou todos os cuidados necessários para que, se alguém saísse prejudicado por esse contrato de 20 anos, não seria o Inter;
    2 – se a AG não vê como vantajosa a obra, não seria o Inter, com recursos próprios, que conseguiria investir sem abrir mão de montar times competitivos;
    3 – os danos morais que a AG deverá arcar se abandonar o barco após vencer concorrência, comprometer-se me notas oficiais e junto ao poder público que a Copa sairia no BR ficam ainda mais evidentes;
    4 – sem a Copa do Mundo o valor do naming right decai bastante, portanto, ou se fecha a tempo para a Copa, ou a obra realmente não sairá nessas condições;
    5 – o plano B, sempre dito pelo governo como sendo o BR, parece que já estava estruturado e a RBS “furou” a notícia, dizendo que um grupo de empreiteiras gaúchas e investidores locais se reaproximam do Inter para o fechamento dessa “parceria alternativa”, ou seja, o governo estava tranquilo, por que já sabia que havia esse plano B no próprio BR.

    • Adílson disse:

      Mas uma das justificativas para a parceria com a AG era que a construtora era credenciada pela FIFA e as outras não. E agora ? ou era só engana bobo ?

      • Lourenço disse:

        Posso estar enganado, mas o que a FIFA exigia eram as garantias financeiras e o Inter não as obteve, abrindo uma concorrência para as obras e a melhor proposta foi da AG.
        A AG faz essa obra com o lucro de um mês de atividade. Acho que não está conseguindo lavar a grana como esperava e os lucros não eram o que previa. Está apostando no desespero governamental e da direção do Inter, contando que abram um pouco mais las piernas, o que, até o momento, não está acontecendo.

      • ELTON disse:

        O Mário Marcos já explicou.
        A FIFA exigiu garantias e sugeriu-se uma construtora.
        A Construtora Falida tinha até um projeto do estádio 1 ano
        antes. Então ela se apresentou ao Inter. Mostrou que
        seria simples, tranquilo e fácil. Por questão burocrática o
        Internacional teve que fazer a licitação, que acabou sendo
        vencida por essa Construtora Falida. Estava tudo tranquilo
        e fácil. Mais recentemente a Construtora Falida apareceu
        com essa de SPE, falta de garantias, sigilo absoluto, etc.

    • Jonas K. disse:

      Deixa eu dar meu pitaco:

      1. O negócio foi mal feito. Se fosse bem-feito geraria lucros para todos e já teria saído do papel.

      2. Não é a AG que tem que ver a obra como vantajosa, são os investidores, é o mercado. Como, neste modelo, o investidor vai, certamente, perder dinheiro, ninguém se apresentou, ou se apresentaram com garantias de lucros futuros, o que não existe para este montante;

      3. depende do que foi posto no edital. Pelo jeito não há nada. Ou então a AG assina, desiste no outro dia por falta de investidores. Existe uma cláusula no contrato que permite a construtora de fazer isto.

      4. Sem Copa o name right cai ao menos 70%;

      5. Se o inter seguir nessa de plano B, vai tomar um processo histórico nas costas. Se quiser, tem que fazer quietinho. Se a AG achar provas disto, o clube se arriscará a ter que pagar valores milionários de indenização, pois estará inviabilizando o papel da AG de achar investidores. E outra, antes da desistência da AG, o inter está de mãos atadas, não pode tocar as obras sem a desistÊncia formal da construtora.

      • Lourenço disse:

        O Inter terá que negociar uma recisão amigável com a AG, porque ela também quer sair fora do negócio. Se o Inter optar pelo plano B, terá que entrar em acordo para não ser processado pela AG.
        Creio que se o BR perder a copa, já pode processar a AG por danos morais.

      • Jonas Rafael disse:

        O problema é a AG não qerer um rescisão amigável e continuar enrolando, apostando no desespero pra talvez tentar levar um teta do governo.

      • Lourenço disse:

        É verdade… isso é um problema, sim. Mas a AG não teria vantagem alguma em realizar a obra sem a vinda da Copa, devido a diminuição da visibilidade, naming ritgh, etc. Podemos contar com isso.

  7. Helinho disse:

    O Inter tem que aproveitar todo esse rolo e cair fora dessa roubada.
    Continuar vendendo refri e cachorro quente por 20 anos.
    Continuar com os melhores 6000 lugares do estádio.
    Pra essa Copa ser benéfica pro Inter, só desembarcando o Messi. E olhe lá.
    Terminar o anel inferior com a Construtora Local e pagar pra ver se a FIFA vai jogar a Copa no Chorumão.

    • ELTON disse:

      Do jeito que a coisa está, essa é a melhor alternativa.
      Deixem que o Internacional resolva seus próprios problemas.
      Não precisa de uma Construtora Falida para criar mais
      encrenca. E já que o Kiko Odone quer a Copa, então que
      leve, para desgosto de 20 gremistas que não tem voz ativa.

    • O Principe disse:

      A Copa já está no Chorumão do aterro, com 320° de visbilidade …ahahahah

  8. Jonas K. disse:

    Engraçado. Hoje a ZH publicou uma expectativa de lucros, números de uma consultoria independente. Já notaram que o lucro BRUTO de 4 milhões de reais NÃO PAGA o investimento em longo prazo?

    Falando com um velho amigo sócio e conselheiro do inter, pude notar que o modelo de contrato é simples. A SPE, uma sociedade para controlar as reformas e o dinheiro provindo dos ítens do contrato (camarotes, etc) seria composta por um pool de investidores. Cada um ficaria com sua parte em despesas e lucros. O problema é que superestimaram os lucros desde o início. Hoje se vê que, com o uso normal do estádio, é provável que a SPE fique deficitária.

    Por isso essa história de garantias em cima de lucros futuros. Se der deu, se não der não deu. E a culpa é da AG. E do Banrisul. O negócio é mal feito e se esquecem da responsabilidade do inter em abraçar a copa e depois querer fazer uma reforma que não tem um mínimo de viabilidade econômica.

    Digo e repito: se o inter não se desfizer do parque gigante e dos outros lucros do estádio, não sai reforma.

    • Adílson disse:

      Agora o inter está na mão das construtoras, vai ter que abrir mão de praticamente tudo senão perde a Copa. Perdeu muito tempo com a AG.

    • ELTON disse:

      Gremista sugerindo o que a direção colorada
      deve fazer é, no mínimo, procurar sarna.

      • Jonas K. disse:

        Não estou sugerindo. Para mim, tanto faz. A reforma só sai se alguém perder dinheiro, ou seja, acho improvável que, sem $$$ do governo saia alguma coisa.

    • Graaaande Jonas K.!

      As tuas previsões ainda não se confirmaram; portanto, passa uma atadura no cotovelo (daquele que ainda está inteiro…), para não virar em carne viva!

      E outra: te preocupa com a parceria da OAS eterna em cima do lixão do Humaitá.
      Pareces o Juiz de Direito da causa julgada (na tua mente, é claro…).
      É muito papo de gremista “santinho” e sabe tudo por cm² jamais visto no RS.

      Pelas tuas declarações pardais, declaro novamente que o maior entrave e problema do S.C.Internacional para concretizar a reforma do Beira Rio, sendo vantajosa ao clube (ao contrário do modelo do gremio…), é de patrocinadores LOCAIS do projeto da Arena OAS.
      É um trabalho lento e ritmado que começou em Junho de 2010 e só vai (deve) parar quando conseguir a Copa na Arena OAS do lixão Humaitá. Sds.

      • Luizito disse:

        Tuas palavras só falam contra ti mesmo. Leio o que tu escreve e fico pasmo com a raiva que carregas, não consegues argumentar sem ofender ou baixar o nível. Arena seja de quem for será usufruída pelo time do Grêmio, ponto. E será bem melhor do que o estádio que teu time tenta reformar a 3 anos. Sugiro que desconte a tua raiva ligando para o Beira Rio e conversando com a presidência, que quis se envolver nessa lambança por pura rivalidade, e agora não consegue cumprir suas obrigações.

        É facil culpar a RBS, o governo, o Bispo e seja lá quem for por todos insucessos que teu time sofre. Mas não culpe eles pelos teus próprios, e não venha descarregar aqui em um blog de conversa amistosa e saudável.

      • Fábio disse:

        Claro, alguém têm dúvidas de que a culpa é do Grêmio, da OAS, da RBS, do Banrisul, da Yeda, AG e não do Inter? Claro que não. Por favor… A culpa sempre foi do Inter que quis fazer algo que não era capaz. E pra que? Para tentar diminuir o Grêmio. Complexo de inferioridade resulta nisso. Esse tipo de arrogância e cegueira foi prejudicial ao Grêmio assim como está sendo prejudicial ao Inter. Não aprenderam nada com o Mazembe. Mas claro, lá a culpa foi do Celso Roth. Agora, se Poa perder Copa do Mundo assim como perdeu a Copa das Confederações, a culpa será dos gremistas do Banrisul e da RBS mi mi mi… Ai, o Inter foi obrigado a assinar isso, a se submeter aquilo. E ainda acusam os políticos de gremistas, pode? Sendo que os mesmos permitiram que essa história se arrastasse. Vai ver a culpa é da imprensa. Uma coisa é certa, todos serão culpados, menos o Inter. Por favor…

      • ELTON disse:

        “A culpa sempre foi do Inter que quis fazer algo que não era capaz.
        E pra que? Para tentar diminuir o Grêmio”.
        Particularmente acho que vais levar um canetaço do
        Mário Marcos, porque ele já explicou essa situação
        umas 34 vezes.

      • mariomarcos disse:

        Este é um dos nossos problemas: não se analisa uma questão sem relacioná-la com o outro lado. Sempre vem a grenalização. Respeito muito a rivalidade Gre-Nal, já escrevi inúmeras vezes que ela foi responsável pela história vitoriosa da Dupla, mas às vezes ela prejudica qualquer raciocínio. Sempre o outro lado é culpado ou tem interesses, seja ele vermelho ou azul.

      • Lourenço disse:

        Fábio,
        Te decidas: o Inter é arrogante ou tem complexo de inferioridade? São questões antagônicas que tu imputas no mesmo “sujeito”.

      • Fábio disse:

        Lourenço, a arrogância decorre do complexo de inferioridade. Freud explica. Abraços.

      • Lourenço disse:

        Quê?
        Estás falando em quê?
        Formação reativa? É isso?
        Me explica, por favor…
        É de formação reativa que estás falando? Como um mecanismo de defesa do Ego?
        É isso dr.?

      • Fábio disse:

        Você entendeu, Lourenço. O Inter ficou à sombra do Grêmio durante anos e quando venceu alguns títulos relevantes no cenário internacional, em um período de seca gremistas, tentam se promover diminuindo o Grêmio, como se os títulos não fossem suficientes para tal. Aliás, o Inter já era grande antes dos títulos. A diferença básica entre gremistas e colorados é que a maioria dos gremistas exaltam o Grêmio antes da flauta enquanto que os colorados costumam tentar diminuir o Grêmio antes de exaltarem o Inter. Você pode ler o blog e os comentários. Vai entender. Veja o blog em um dia de vitória do Grêmio e leia os comentários. Agora leia um blog em dia de vitória do Inter. Isso fica bem claro. Não é preciso ser um “Dr.” para perceber isso. Abs.

      • Lourenço disse:

        Tá bom… teus comentários estão isentos de tua paixão clubística. Com certeza…
        Os colorados são bobos e os gremistas são legais. Essa é a conclusão do que leio de tuas sábias palavras.

      • Fábio disse:

        Bom, essa tua “conclusão” apenas mostra que você não entendeu nada do que escrevi, além de ter confirmado minha tese.

      • Fábio disse:

        Nunca disse que todos os gremistas são legais, apenas citei um diferença de comportamento que fica muito evidente nos blogs. A maioria que aparece por aqui, diminui o Grêmio ao máximo ao invés de exaltar as vitórias do próprio time, e no final chama os gremistas de arrogantes. É uma contradição bem interessante. Ao invés de dizerem que são campeões do Mundo, dizem que o Grêmio não é. Apenas leia os comentários e constate por conta própria. Eu, particularmente, acho que são garotos do Século XXI que não sabem de nada. Mas, tudo bem.

      • Lourenço disse:

        Ao contrário de ti, eu acho que existem prepotentes, idiotas, ignorantes, marginais, cultos, gênios, solidários, etc nas duas torcidas. Não vejo essa diferenciação.
        Tu já leste capitancito sei lá o que, cesão odone gremista, gilson e outros? São eles todos colorados?
        Vai por mim, não há nada congênito em ser colorado ou gremista. Uns são assim e outros são assados, dentro da mesma paixão clubística.

        Larguei.

      • Fábio disse:

        Concordo, mas em algum momento eu disse o contrário? Fui bem claro: “Complexo de inferioridade resulta nisso. Esse tipo de arrogância e cegueira foi prejudicial ao Grêmio assim como está sendo prejudicial ao Inter.” Não posso fazer nada se não entendestes. O Capitancito não serve de exemplo assim como o Saci. Falei no geral. E mais, me referi ao blog, ou aos blogs. E disse: “Eu, particularmente, acho que são garotos do Século XXI que não sabem de nada.”. Dá próxima vez, vou desenhar. Abs.

      • Geraldo disse:

        Lourenço, perde teu tempo discutindo com trolls.

      • Lourenço disse:

        Geraldo,
        é que é muita inteligência pra mim, admito que estou profundamente admirado com tal eloquencia, sapiência, elucidação e cultura. É sempre bom aprender com gente assim. Esta discussão é enriquecedora para mim, que sou “garoto do séc XXI”, para ti e para outros que observam complacentes as sábias palavras de nosso “professor”. Ele já citou Freud, apesar de que não explicou o que quis dizer ao citá-lo, vamos ver que outros pensadores embasam suas explanações.

      • Luizito: ué…., o Jonas K. virou Luizito? Ou será que tomou as dores do Jonas?

        Bem, se for a segunda opção é pior por que, acusaste o golpe de novo…
        Em relação a ofensas, convivo com elas neste blog da mesma forma como tu, que estás atrás de uma tela falando e pousando de santo (claro que, jamais ofendes…), aliás, ninguém ofende ninguém neste blog e o único que ofende as pessoas sou eu.
        Se não queres ouvir a verdade, o problema é teu e conviva com ele da tua forma sem me envolver.
        Quanto a baixar o nível, sugiro que leia alguns outros comentários neste texto e neste blog, e aí verás (?) que têm muitos outros… eu diria que; anos luz na minha frente em termos de ofensas.
        Mas, sinceramente… não se ofenda; realmente não vale a pena! São apenas questões de interesse. Sds,

      • Jonas K. disse:

        Caro Paulo, não preciso de procuradores. Depois, não preciso de ataduras, quem precisa de remendo, neste momento é o BR. O modelo da Arena é vantajoso tanto para o clube quanto para construtora, se não entendes isto, procure te informar.

        Agora, colocar a culpa da enorme incompetência administrativa do inter e da AG em “patrocinadores locais” é no mínimo infantil. O inter não é vítima, é agente de toda esta confusão. O lobby pelo BR, patrocinado irresponsavelmente pelo clube, sem ter sequer uma ideia de como se poderiam fazer as obras é o grande causador disto.

        E assim, nesta irrazoabilidade vamos caminhando a passos largos para sermos um estado SEM COPA, onde fica o maior e mais moderno estádio privado do Brasil.

      • ELTON disse:

        Tão desinformado quanto um porco-espinho.
        Páre com isso, Jonas ! Se não fosse o Beira Rio,
        o ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL sequer teria
        sido lembrado para a Copa 2014. Agora os gremistas,
        à exceção de uns 20, querem carona.

      • Fábio disse:

        Trolls? O interessante é que os colorados que frequentam o blog não refutam argumentos com argumentos mas sim com acusações. O único troll que existe por essas bandas é a história do Beira Rio. Mas, como o pessoal é muito “entendido”, vou deixar assim, então.

      • Lourenço disse:

        Bah Fábio, tô achando que tu és analfabeto, já. Pô, que cara irritante!!!
        “os colorados que frequentam o blog não refutam argumentos com argumentos mas sim com acusações.”
        Tô a um tempão argumentando contigo e sou colorado, que generalizações irritantes essas tuas, vai falar sozinho mesmo!

      • Jonas Rafael disse:

        Ouvi dizer que o Paulo Antão não dorme de noite preocupado com o gremista embaixo da cama.

      • Jonas K. disse:

        Deixa eu esclarecer uma coisa. Essa história de que o BR era o único estádio na época, que o inter salvou o RS para a copa é um grande engano, pra não dizer mentira.

        A escolha das cidades sedes se deu no dia 31 de maio de 2009.

        O contrato da Arena com o projeto pronto, garantias, terreno, licenças foi celebrado no dia 18 de DEZEMBRO de 2008.

        Ou seja, a Arena nunca deixou de estar à frente dos cronogramas da FIFA e sempre teve todas as condições para ser escolhida sede. Agora paremos com a besteira de que o BR trouxe a copa ao RS. Gostaria de saber quem foi o responsável por tamanha besteira.

      • ELTON disse:

        Mário Marcos, eu gostaria de explicar ao Jonas da forma
        como sempre fizeste. Então, por gentileza, veja se estou
        explicando corretamente, o que faço nos seguintes termos:
        Por ocasião da escolha das sedes e dos estádios para a
        Copa 2014 a FIFA vistoriou o Olímpico e o Beira Rio. A
        Arena estava apenas no papel. De imediato a FIFA descartou
        o Olímpico, escolhendo o Beira Rio. Por isso o Rio Grande do
        Sul entrou como uma das 12 sedes da Copa 2014. Caso contrário
        teria que aguardar a FIFA descartar uma das escolhas e voltar
        a olhar para o Rio Grande do Sul.
        É isso, Mário Marcos ?

      • ELTON disse:

        Como gremista é duro ter que admitir.
        Mas é a pura verdade. Sem o Beira Rio
        o Rio Grande do Sul estaria fora da
        Copa. A FIFA nem quis olhar a tal
        Arena OAS.

      • Pacificador disse:

        Que nó que o Fábio deu no Lourenço…

      • Lourenço disse:

        Pacificador, concordo plenamente contigo.
        Comunicação é emissão e codificação. Na tua opinião, onde está o problema?

      • Thiago SM disse:

        Cara na boa, tu é muito doente!
        Que idade tu tens? 15? Ah já sei! Na verdade você deve ser mais um universitário que fuma maconha e gosta de ler Saramago para dizer a todos que é um intelectual e um esquerdista que luta contra a RBS e tudo que ela representa e etc e tal.
        Você na verdade não quer admitir que qualquer proposta de negócio, inclusive a da AG, são muito mais desvantajosas para o SCI e que tais fatores só irão comprometer o fututo do projeto e em comparação ao negócio do Grêmio com a OAS é muito melhor e mais rentoso o negócio do Grêmio. Só cego não enxerga isso. E por favor, tenha mais cortesia ao falar aqui no blog. Eu o ofendi mesmo agora, mas fiz por causa da sua resposta no post em outro tópico do blog, e por favor, se quiser discutir mantenha um cert nível, não rebaixe a discussão ao seu nível.

      • Fábio disse:

        Lourenço, qual argumento foi utilizado? Generalização do que? Não generalizei nada, falei a respeito dos frequentadores do blog. Fali mais de duas vezes e que argumentos são utilizados? Culpa da RBS? Ah, por favor. A culpa é do Inter. Sempre foi. Não grenalizei nada. Vou ter que desenhar mesmo, pelo visto.

      • tiago disse:

        Lourenço, não foste tu que chamaste o Fábio de troll, foi o geraldo. Que por sinal só dá o ar da sua graça para dizer isso, mesmo.

      • Lourenço disse:

        Então Tiago, tu por favor peças ao teu colega de torcida desenhar para mim, pois se eu sou um colorado que posto no blog e ele diz que “os colorados que frequentam o blog não refutam argumentos com argumentos mas sim com acusações”, eu estou incluído, pois foi feito uma GENERALIZAÇÃO. Ou não? Bah, que loucura “os colorados que frequentam o blog” e não ALGUNS COLORADOS ou O COLORADO FULANO DE TAL.
        Bah, preciso que me desenhem, por favor, me desenhem!
        Vocês vão me enlouquecer!
        Se eu falo os gremistas que frequentam o blog são marginais, tu não podes te sentir incluído?
        Bah…

      • Paulo Anton disse:

        Thiago SM:
        Deixa eu tentar entender o que tu comentou acima… nem sei se foi para minha pessoa ou não; mas que tá engraçado, ah! isso tá!!!

        Quer dizer que se tu me ofendes, aí pode; agora se eu não te tratar com cortesia eu baixo o nível das discussões… será que Freud explica?
        Mas que nível tu tens ou “acha” que tem? Olha, com certeza o teu nível chega próximo ao fanatismo!

        Vou traduzir para o bom português: pimenta nos olhos dos outros é colírio; agora, quando é no teu olho, aí não pode… aí é ruim!

        É cada um que me aparece…

  9. Adílson disse:

    Dia 7 de março desembarca comitiva da FIFA na Capital. O Sr. João Bosco Vaz tentou de tudo que é jeito adiar a visita mas não adiantou.

    Acho que essa história que surgiu hoje do “pool de construtoras” pode ser para acalmar os gringos. Não acredito muito nessa história. Mas vamos ver.

    • Lourenço disse:

      Sabes que, casualmente ontem à noite eu passei na frente da casa do Gerdau e haviam muitos carros por lá, aparato da Brigada Militar e tal. Não sei se não foi lá a reunião. Me chamou a atenção os brigadianos a postos, pois eles só podem servir de guarda a questões governamentais, ou seja, não seria a presença do Tarso?

    • Lourenço disse:

      Galerinha, quem torce pra time somos nós, a chinalagem, os ricos torcem pra superávit anual e aumento das suas ações na bolsa de NY.
      O Gerdau ser gremista? Nesse caso, isso não existe!
      O Banrisul ficou de birra com a AG e vai abrir o financiamento para quem se propôr a fazer a obra agora.
      Ordens federais e estaduais. Não é porque o presidente do Banrisul quer, mas sim, porque será mandado a fazer.
      Aliás, falando em financiamento de campanhas no RS: a Gerdau é sempre uma das maiores 😉

      • Fábio disse:

        A Gerdau doa o mesmo valor a todos os disputantes com chances de vencer a eleição por essas bandas. Leia-se os partidos maiores. Isso vale tanto para o PT quanto para o PMDB, PSDM, PDT E PP. Sempre foi assim.

    • ELTON disse:

      O cronograma será o seguinte:
      1) – A FIFA escolherá a Arena OAS;
      2) – A Construtora Falida desistirá de contratar com o Inter;
      3) – O pool de construtoras fará a remodelação do
      Gigante da Beira Rio sem pressão e sem cláusulas
      engana-bobo, tornando-o o mais bonito estádio do
      sul do Brasil.

  10. Adriano Colorado disse:

    se engana quem acha que é o gov federal que manda nessas empreiteiras e da as cartas, muito pelo contrario, quem manda no gov são as empreiteiras que financiam as campanhas eleitorais dos candidatos e recebem tudo e muito mais de volta depois.

    existe o credito no BNDS criado pelo gov pra financiar justamente os projetos da copa que não sejam estatais, e esse credito já foi dividido entre as empreiteiras.

    então esta claro que a ag quer tirar vantagens num momento desses.

    a questa Banrisul é clara e nítida, antes dizia não ter parceiros (como se precisasse), agora não tem garantias avais (parece eu querendo tirar 5mil no bradesco) , uma empresa que fatura bilhões por ano???

    conta outra tchê!!!!

    acorda Lerduigi!!!!

  11. Adílson disse:

    Vamos deixar bem claro, que esse papo de rivalidade “gre-nal” existe somente no baixo clero. Onde está o poder, os caras torcem para o time do $$$.

    O resto é conversa. E nisso se inclui RBS, Gerdau, governo e etc.

    • tiago disse:

      mas para um ou outro colorado lunático o negócio não sai porque o presidente do Banrisul e a direção da RBS torcem para o Grêmio.

      • ELTON disse:

        Isso é o mesmo que alguns gremistas serem contra
        a Copa na Arena OAS. Eles não mandam nada. Não
        piam e não tem voz ativa. Mas continuam escrevendo
        que são contra a Copa na Arena OAS. Sugiro que
        parem de escrever isso, porque o Kiko Odone fará o
        que bem quiser, inclusive desconhecendo que existam
        esses gremistas sem voz ativa.

      • tiago disse:

        Não é o mesmo, não. Querer ou não a Copa na Arena é uma questão de opinião, seja ela considerada ou não. Dizer que o negócio não sai por clubismo de presidente de banco ou empresa de comunicação não é opinião, é informação equivocada.

      • ELTON disse:

        Assim como existem alguns gremistas lunáticos
        que afirmam que a obra sairá por causa da
        Dilma, do Rabello e do Tarso.

      • tiago disse:

        Exatamente.

  12. Paulo disse:

    A Ag esta caindo fora do negocio, pois viu que quem vai gerar renda em Poa vai ser a nova arena do Grêmio.A renda do remendao nao vai conseguir pagar o investimento das obras.

  13. ELTON disse:

    A Copa 2014 no Gigante está morta e sepultada.
    Não há mais tempo. Só o financiamento demoraria
    mais 60 dias. Então, deixa como está e o Estado
    fica sem a Copa.

    • Luizito disse:

      Grande ideia Elton, um tanto egoísta esse teu clubismo, não? Tenho certeza de que a grande maioria dos colorados discorda veementemente de ti. A copa é um sonho de criança pra mim, e acredito que pra muitos. Perde-la pela estupidez da rivalidade é um preço muito alto, tenho certeza de que se isso acontecer de fato, tu vais te arrepender de um dia ter desejado isso.

      • ELTON disse:

        Cara, eu quero um Gigante da Beira Rio exatamente
        como está naquelas maquetes dispostas no estádio.
        Ficará o estádio mais bonito do Rio Grande do Sul.
        O problema é que a AG é o legítimo AnGu, não
        apresenta garantias e protela demais o financiamento.
        Por isso a Copa 2014 está fora de cogitação.
        Mas o estádio naqueles moldes eu quero. Poderá
        ser feito por outra(s) construtora(s).

      • Jonas K. disse:

        Ainda bem que gosto é de cada um.

    • paulo - Joao Pessoa/PB disse:

      assino embaixo…e o colorido vai ser lembrado por gerações como o fracasso da copa q não houve no RS

      • ELTON disse:

        O Estádio dos Eucaliptos foi sede de Copa do Mundo
        e a maioria nem sabia. Então, meu amigo Paulo, do jeito
        que gostam da seleção, do Mano Meneiz, do Ricardo Teixeira,
        eu passei a nem me preocupar com a Copa. Quero, isso sim,
        o Gigante da Beira Rio remodelado no estilo daquelas
        maquetes. Aí sim, teremos o mais belo estádio do sul
        do Brasil. Facil, fácil !

  14. cesãogremista disse:

    Como é bom assistir de camarote! A Copa é nossa, Arena de aluguel, Arena playmobil, Arena virtual. Só espero que o Grêmio não faça a besteira de aceitar a Copa do Mundo na Arena. Se não for no estádio sem eira nem beira, o RG fica sem copa, simples! E o sci que vá dar explicação ao povo gaúcho, que vá tentar explicar a incompetência em conduzir esse processo. Se o RG perder a Copa, eu vou ser um dos primeiros a ajuizar uma ação judicial contra esse clubeco cheio de soberba, que se fez no apito.

  15. Geraldo disse:

    Não alimentem os trolls.

  16. Genesio disse:

    Como estamos no Brasil, esse enredo pode ter mudado um pouco, mas dentro dos parâmetros brasileiros.
    Só não consegui decifrar o “X” da questão, a quem todos estão querendo enganar (quando um não quer, dois não brigam), mas que aí tem, tem mesmo.
    Como esta semana a dupla tá de folga, o assunto toma proporções maiores devido a falta de noticia.

    • Lourenço disse:

      Acho eu que tudo passa por “quanto eu ganho com isso”.
      Algumas mãos não foram devidamente molhadas, alguma grana não pôde ser devidamente lavada,…

  17. Adílson disse:

    Ninguém estranha a tamanha benevolência que tratam a AG ? Será que os favores de campanha não estão sendo retribuídos agora ?

  18. Fábio disse:

    Não leem porque os colorados estão longe do mundo real faz horas. Agora estão procurando os culpados. Sobrou pra RBS, até pra Gerdau. A culpa também é do Banrisul, do Odone, da Yeda, do Grêmio, da AG e do resto do Mundo. Menos do Inter, claro. Fez tudo certo e foi obrigado a se submeter a isso e aquilo. Por favor.

  19. Alexandre Carvalho disse:

    O Lourenço, o cara é uma mala.
    Mas esta foi engraçada!

  20. Fábio disse:

    É que a RBS é gremista.

  21. Jonas Rafael disse:

    Muito provavelmente o que aconteceu é que a AG esperava contar com o fator necessidade pra levar grana do Governo, o que ainda tem muita probabilidade de acontecer. Eles vão fazer terrorismo com “Porto Alegre fora da Copa” para chantagear o poder público. Estão tomando uma prensa desgraçada agora, mas não descartaria a probabilidade de os mesmos que a acusam agora lançarem mão do “não tem o que fazer” e abrirem as burras na cara dura. Duvida quem é louco.

    • Lourenço disse:

      Escrevi isso acima, portanto, concordo plenamente contigo. Isso é jogo deles, por isso, que já constava no contrato o prazo de desistência ou, “prazo para fazer terrorismo e barganhas”.

  22. Lourenço disse:

    Fábio,
    Não existe “os colorados” isso ou “os gremistas” aquilo. Colorados não são todos iguais e nem mesmo os gremistas. Dirija-se aos colorados que tu consideras que tenha essa opinião que tu consideras indevida. Ok?

  23. Fábio disse:

    Lourenço, os “colorados” a que me refiro são os “colorados” que não querem enxergar a verdade. Simples. A culpa é do Inter que tentou dar um passo maior do que a perna, fora a crise de amnésia. Os mesmos que dizem que a culpa é da AG e sua ganância são os mesmos que diziam que alguns conselheiros queriam favorecer suas construtoras. Não preciso dizer quem são os tais favorecidos. Foi amplamente dito na época. Agora a culpa é do Banrisul e da Yeda. Da AG e do Gerdau. Da RBS e do Grêmio. Simples: a culpa sempre foi do Inter, não dos colorados. Mas alguns insistem em não aceitar isso.

  24. tiago disse:

    Elton, o Mário Marcos é um cara de grande credibilidade, mas não é Deus. Se o Fábio quiser discordar dele, não há nada de errado nisso.

    • ELTON disse:

      Além da grande credibilidade, o Mário Marcos é
      muito bem informado. Por isso fico com a versão dele.

      • tiago disse:

        Justamente. Tu ficas com a versão do Mário Marcos, o Fábio fica com a dele. Cada um na sua.

      • ELTON disse:

        Eu apenas achei que alguém mais
        iria concordar com o Mário Marcos.

      • Fábio disse:

        Tiago, eu não tenho uma versão. Tenho uma opinião referente aos fatos conhecidos até então. Não questiono o Mário Marcos porque quando ele erra, se retrata. Apenas não concordo com a opinião de que o Inter é mais vítima do que culpado. Apenas isso. Seria muito simples o Internacional vir a público e dizer que foi “enrolado” e que a culpa disso tudo era da Fifa e suas exigências. A Fifa não pediu nada a ninguém, fez suas exigências para a Copa e o Inter as acatou. Foi tudo mal calculado e superestimado pelo Inter. Tipo aquela história de camarotes a um milhão. Isso não existe mas acharam que iria dar certo. É a isso que me refiro. Esse tipo de coisa não foi questionado por que? O contrato do Grêmio foi dissecado por mais de um ano, isso na imprensa. Por que não ocorreu o mesmo do outro lado? Por que todos acharam que ia dar certo. Sem pesquisa, sem nada. Apenas acharam que o dinheiro do Pró Copa viria naturalmente. O resultado é isso que estamos vendo agora.

      • tiago disse:

        Tudo bem, então onde escrevi “versão”, leia-se “opinião”.

      • Fábio disse:

        Obrigado.

      • ELTON disse:

        Pois foi justamente por ter sido dissecado por tão longo
        tempo é que a FIFA veio escolher o estádio e a Arena OAS
        estava apenas no papel. Tivessem dissecado mais
        rapidamente e não tenho dúvidas de que a Arena OAS
        teria sido escolhida como o estádio da Copa.
        Então a coisa está assim: O Grêmio tinha apenas o
        Olímpico e a FIFA não aceitou. O Inter tinha apenas o
        Beira Rio e a FIFA aceitou. Caso contrário eles teriam
        embarcado no avião e escolhido outra sede e outro
        estádio. Por isso volto a dizer: O Rio Grande do Sul
        só está no calendário da Copa 2014 por causa do
        Beira Rio. E ninguém vai me provar o contrário.

      • tiago disse:

        E nem tu vais provar que foi assim. Palpite por palpite, cada um tem o seu.

      • ELTON disse:

        E as opiniões nunca fluirão porque “cada um tem a sua”.
        Ou seja, se não houvesse debate, flauta, verdades e mentiras
        nos post do MM, certamente haveriam 7 ou 8 comentários apenas.
        Tudo em nome da “opinião de cada um”. Mas eu vou colocar
        o teu nome atrás da porta e ficarei de olho nas tuas opiniões.
        Aí tu verás como é ser cerceado.

      • tiago disse:

        E eu disse que é ruim, errado ou proibido ter opinião? Muito pelo contrário, caro elton. Apenas afirmei que, neste caso específico, não tens condições de provar o que disseste. Assim como quem acha o contrário também não tem como provar (e isto foi dito por ti, não por mim). Caso eu esteja errado, por favor me desminta.

      • ELTON disse:

        O que eu escrevi é a síntese do noticiário
        jornalístico e do próprio blog do MM.
        Isso me é suficiente como prova.

      • Guilherme Lajeado disse:

        Talvez os fatos irão te provar o contrário, quando (e se!) a Arena vier a sediar a Copa. Ficará provado para todos (e para a Fifa) que muitas vezes um projeto em um terreno é muito mais viável do que a reforma e reconstrução de um estádio já pronto.

        Eu sei que tu vai me dizer que o MM já explicou 10 vezes que os estádios vistoriados foram o BR e o Olimpico (aliás, respondi teu comentário ontem no outro post..). O que eu não entendo é por que vistoriaram o Olimpico se já se sabia que ele teria outro fim. E qual a diferença da Fifa tomar uma decisão com base em um projeto de uma reforma ou de um projeto de uma construção partindo do 0…

        Talvez na data da vistoria POA ficasse de fora num 1º momento, o que seria revertido depois, até a data LIMITE de definição das sedes, pois teriam um projeto aprovado e com obras encaminhadas em uma das principais cidades do país (como ocorreu em SP). Se Porto Alegre não tivesse NENHUM estádio de futebol em 2008 e uma empresa PRIVADA se comprometesse a construir um até dezembro de 2013, a Fifa não escolheria a cidade como sede? Por que?

      • Guilherme Lajeado disse:

        Resposta acima foi pro Sr. Élton.

      • lfblog disse:

        eles vistoriaram o olimpico porque até o Giuliano que esta na Ucrania não conhecia o projeto ARENA que tu contiua afirmando que existia deste a decada de 50

      • Fábio disse:

        lfblog e seus grandes argumentos.

      • Guilherme Lajeado disse:

        O que existia desde a década de 50 (e infelizmente seguirá existindo) são pessoas como tu, que ao invés de usarem argumentos para debater preferiam escrever bobagens … A única diferença é que naquela época ainda existia a tal da letra maiúscula e do ponto.

      • mariomarcos disse:

        A cidade teria chances de não ser escolhida, claro. O comitê da Fifa poderia, perfeitamente, ter escolhido o Olímpico.

      • Rafael Copetti disse:

        Quanto a esta questão de culpa de um e de outro, só faço uma pergunta, e se a OAS fizer um cálculo agora, nesse momento, e verificar que as parcelas (já grandes) das receitas da nova Arena que ela irá reter são insuficientes para o seu lucro e resolver abandonar a obra, de quem é a culpa? Dela, que quebraria o ajuste já acertado, ou do Gremio, que recebeu a proposta da construtora, a aprovou, e assinou os contratos, ou seja, fez o mesmo que o Inter, já que este também recebeu a proposta da AG, a aprovu e está pronto a assinar o contrato, não existe culpa de um contratante ou mesmo de quem promete contratar quando a outra parte rói a corda e dá para trás. Isso é óbvio, menos para os mal intencionados que pretendem grenalizar a situação. O internacional assumiu o compromisso da reforma porque já tinha o plano de fazê-la, com seus recursos, depois este plano foi alterado em função da própria FIFA, que exigiu uma contrutora no negócio. A AG se candidatou, ofereceu a proposta e agora vem enrolar, ora, faça-me o favor, está na cara quem é o culpado nesta história sórdida.

  25. Fábio disse:

    Não concordo com ele. O Internacional é vítima de si mesmo. O Inter cavou o próprio buraco ao tentar dar um passo maior do que a perna. O resto é consequência do mundo real. Nenhuma empresa investe em algo que não dá retorno. Todos sabiam disso, o próprio Jonas K expôs diversas vezes isso por aqui. Com argumentos sólidos, fortemente embasados em dados do mundo real. Não do “mundo imaginário onde tudo vai dar certo no final”. O Inter está pagando pelos próprios erros. Nunca houve recursos próprios suficientes. A Fifa sabia disso. E o Inter também. O Inter não tinha garantias porque o Beira Rio já garantia de outras dívidas. Algumas construtoras destes pagos acharam que conseguiriam o dinheiro do Pró-Copa naturalmente. Estavam enganados assim como a AG se enganou. Eu acho que o que está ocorrendo no Brasil deveria servir de exemplo para que daqui por diante, a Copa vá para locais onde tudo já está pronto, ou 80% pronto. É ridículo a Fifa vir a um país de terceiro Mundo onde faltam recursos para educação e saúde e fazer um caderno de exigências. Mas o pior não é ela fazer as exigências, o pior foi nosso país aceitar. A Fifa não pediu para vir, nós a chamamos. O resto, todos nós sabemos.

    • Lourenço disse:

      Uma empresa de faturamento anual de US$14bi vence uma concorrência com outras empresas, compromete-se com os governos federais e estaduais, manda uma minuta sobre as obras e esta é avaliada por um escritório isento e aprovada pelo conselho e a culpa é do Inter. Estou com certa dificuldade de entender…

    • ELTON disse:

      Divida esse teu comentário em 4 partes.
      Fica melhor de entender.
      Ainda assim concordo quando dizes que
      “a AG se enganou”. Justamente por isso
      o Internacional nada tem a ver com o engano
      da construtora que contatou.

    • Fábio disse:

      Não acho, o Internacional tem total culpa sim. A Arena do Grêmio foi um projeto amplamente discutido e malhado pela opinião pública. E o do Inter? Algo de interesse público tratado com tanto sigilo por que? Agora a culpa é do acordo de confidencialidade entre Inter e Andrade Gutierrez? O contrato do Grêmio sempre foi público, assim como os recursos que Inter e AG esperavam receber de lambuja. O que ocorre agora apenas é consequência dos erros anteriores. Só que agora a culpa é do Banrisul, do Grêmio, da RBS. Sempre irão tentar achar um culpado para tudo que está ocorrendo agora e te garanto que o Inter vai tentar se eximir de qualquer culpa, como se o mesmo não tivesse procurado por isso. Foi assim com a Copa das Confederações e será se perdermos a Copa. Esse papo de que a Copa das Confederações não viria para cá é balela. Claro que viria. Mas tudo foi posto em segundo plano quando se sabia que a culpa era do Inter e da AG que calcularam mal as coisas e agora está acontecendo tudo isso. Por que não houve pressão antes? Por que os políticos “gremistas” não intercederam antes? Por que isso ou aquilo? Em um empreendimento deste vulto não podem haver tantas perguntas sem respostas. Parte da imprensa, por culpa de uma isenção grenalizada, deixou correr solto. Tudo foi empurrado com a barriga e sim, o Inter tem grande parcela de culpa.

      • sandro saci disse:

        Foi discutido sim pelo Odone por meia duzia de conselheiros…os demais foram lá para ver do que se tratava e aproveitaram para votar…qué qué qué…e uns poucos como o Helio Dourado se rebeleram mas a imprensa, muito pródiga em fazer sensacionalismo no nosso lado dando sempre grande destaque para a oposição, dessa feita calou. Pelo menos foi pelo grupo de Dourado que se ficou sabendo do contrato da Arena.
        É evidente que na comparação, o Inter trabalhou muito mais a questão do seu patrimonio.

      • Helinho disse:

        A Dilma pegou pesado com a AG. Chamou de cachorro e disse que vai botar a AG pra correr se não assinar logo.

        “É o meu clube, é o meu Estado. Não há hipótese nenhuma de a empresa sair que nem cachorro e deixar todo mundo com o pincel na mão”

        “Vocês não vão sair de lá. Antes, eu vou tirá-los (se a situação não for resolvida rápido)”

    • Fábio disse:

      E Lourenço, faturamento e lucro são coisas bem distintas. Que dirá dinheiro para investir. Do contrário, as garantias já teriam sido dadas.

    • Jonas K. disse:

      Faturamento de 14bi? E o lucro? a $$ pra investir? Aliás, ela não é investidora, só vai construir. A responsabilidade, volto a dizer, é do inter que aceitou o modelo de negócios. Se não sabiam que era inviável, pior ainda. É o mesmo que eu dar minha casa para uma empreiteira que não consegue contratar empregados por que não tem dinheiro para fazê-lo. A responsabilidade é de quem? Aliás ninguém achou estranha a cláusula que permitia a AG, 120 depois do contrato assinado, desistir de tudo caso não achasse investidores? Está aí. A empresa sabia que a obra continha altos riscos, o mercado sabe, todo mundo sabe, menos o inter? Um dos dois: ou é total inaptidão de quem foi o responsável pela parte do inter no contrato ou o inter sabia e agora espera pelo $$$ público. Existe ainda a hipótese do “vai dar certo”, um amadorismo completo e sem precedentes.

      O que a Fifa sabia ao não deixar o inter fazer a obra sozinho, agora até a areia do aterro sabe. Ela não se sustenta.

    • Felipe colorado disse:

      O Inter recebe uma proposta espontânea da AG, que bateu á porta do Inter oferecendo uma parceria. Não honra a proposta e a culpa é do Inter?

  26. INTERminável COLORADO disse:

    Agora que a DILMA entrou em CAMPO, a AG será beneficiada pelo MINHA CASA MINHA DÍVIDA…

  27. Capitancito Loco disse:

    A notícia é preocupante para os brasileiros do bem, triste, muito triste, mas nem um pouco inesperada. Aos 49 do segundo tempo, a nossa presidente troglodita entrou em campo para dar porrada no juiz e fazer gol com a mão para tentar ganhar o jogo. E entrou, como se poderia esperar, dando carrinho com uma chuteira na altura de um joelho e a outra no meio do fêmur da outra perna.
    A notícia de que, na falta de problemas públicos para resolver, a digníssima presidente tenha se imiscuído em problemas privados só pode acontecer num país onde já não há sequer resquícios remotos de pudor entre os homens, e vê-se agora, as mulheres ditos públicos. Ditos públicos porque nossos políticos a cada dia se escondem e se afastam mais da decência, da honestidade e daqueles a quem deveriam prestar contas.
    Pois ela mandou o ministro abobado “resolver” o problema entre a AG e o timinho. Como o país é capitalista e a AG é uma empresa privada que visa essencialmente o lucro, este “resolver” só pode passar pela concessão de benesses para que a empresa aceite ter prejuízo neste investimento que seria a reconstrução do Coliseu. E como nem ela nem o homem que quer proibir palavras estrangeiras na boca do povo tem dinheiro, ao menos do nosso conhecimento, é lógico e cristalino que esta “solução” passará pelos cofres públicos hoje, amanhã ou daqui há 2 ou 3 anos. É mais um caso vergonhoso do toma lá dá cá corriqueiro e exasperantemente medíocre da política minúscula que se faz neste país.
    Segundo os isentos baratos, o governador prepara o campinho: “só não podemos fazer coisas ilegais” disse o arcanjo Tarso Genro. Sim, meus senhores e senhoras. Isto saiu da boca do mesmo político que ilegalmente garantiu a permanência de um italiano assassino no território brasileiro para todo o sempre. É claro que, ingênuo que sou, não sei que na política o significado de legal e ilegal é mais flexível do que um peru em repouso.
    Portanto, só resta às pessoas do bem sentar e observar. Talvez seja melhor virar os olhos para a gata bonita que está ao lado, porque o carrinho da Dilmãzu com certeza vai deixar uma fratura exposta muito feia.

    • sandro saci disse:

      chora gremista!

    • Maurício disse:

      Que vida deve ser essa de coadjuvante! Credo!

    • ELTON disse:

      Acho que a Dilma não perdeu muito tempo.
      Pelo que sei ela disse apenas uma frase:
      “Diga à Construtora Falida que o governo
      federal pagará a dívida somente após a
      conclusão do Gigante”.

    • INTERminável COLORADO disse:

      Capitancito:

      Concordo com quase tudo que escreveste…

      Discordo de uma coisinha só…Sobre o ” dinheiro público “:

      Ora, a AG pleiteia um EMPRÉSTIMO, pagavél sabe-se lá em quantos anos…Não sei e nem me interessa, desde que pague…A mesma coisa foi pleiteada pela OAS para construir a Arena do Aterrão, que também não me interessa, desde que a OAS cumpra com o empréstimo…

      De resto, no que se refere aos políticos, bem, são todos galinhas do mesmo galinheiro…

      São INCONFIÁVEIS, assim como a AG…E não é de hoje que eles são assim…No final, quem paga a conta toda é o contribuinte, de uma forma ou outra…

      A PREOCUPAÇÃO da Presidenta Dilma é a preocupação que tu tens: a de Porto Alegre perder a Copa…

      Ah ! Vais dizer: mas porque não na ARENA ? Ora, isso já foi propalado aos quatro cantos do mundo, aos sete mares, a toda Via Láctea, mas vocês NÃO COMPREENDEM…

      Como disse o Wianey CARNÊ, NÃO BASTA SER PADRÃO FIFA, TEM DE SER PADRÃO COPA DO MUNDO, e isso, nem o Beira-rio e nem a futura Arena tem…

      A Arena terá padrão FIFA. Sim, terá. Mas, lhe falta algumas coisas, que teriam de ser MODIFICADAS…Ainda há tempo ? Possivelmente sim…

      Mas, essa é uma decisão que só será tomada quando: TODAS POSSIBILIDADES DA COPA 2014 NO BEIRA-RIO estiverem esgotadas…

      Até a COPA temos 27 meses. A FIFA exige o estádio reformado até DEZEMBRO 2013.
      O cronograma de obras, já mencionado pela Imprensa, pela AG e pelo INTER, seria de no máximo 22 meses, isso trabalhando em turno de 08 horas. Ora, se vc duplicar o turno passando para 16 hs, é só fazer o cálculo…Na verdade, tanto INTER como AG trabalham com 15 a 18 meses para a reforma, portanto há tempo hábil…

      O resto é filosofia prá boi dormir.

      Se será a AG que irá reformar o Beira-rio ? Não sei ? Só sei que com a carruagem andando as melancias se acomodam…

      E incomodam…A uns e outros por aí…

      Se quero a Copa em Porto Alegre ? Sou portoalegrense de nascimento, NÃO DE CAMISA, e prá mim tanto faz. Não resido em POA e nem vou assitir a jogo algum durante a COPA, pois quero estar bem longe daqui…

      Se for prá Arena do Aterrão ? Que façam bom proveito e coloquem mais ônibus para aquelas bandas, pois irão fazer falta…

    • mariomarcos disse:

      Interpretação é livre, claro, e todo mundo tem direito de entender os assuntos como quiser, mas eu entendi diferente a manifestação da presidenta. Ela revelou apenas a preocupação com a possibilidade de Porto Alegre ficar sem a Copa, apenas isso, e pediu que as providências sejam tomadas para evitar isso. Não vi nem sequer insinuação de que o dinheiro público virá em socorro de Inter ou Grêmio. Mas, como disse, interpretação é livre.

  28. Geraldo disse:

    Mais uma vez reafirmo que este assunto de Copa é muito chato. Futebol q é bom, nada.
    Discussões intermináveis sobre o sexo dos anjos anjos torram o saco de quem lê este espaço.
    Bando de palpiteiros (me incluo entre eles)! Comemos nas mãos de quem visa o $$ somente. Vcs não vem q perdemos tempo nos estressando mutuamente por aqui?!?!
    Sem falar nos trolls que infestam o ambiente.
    Larguei.

    • Rodrigo Fifa disse:

      Geraldo, acho que a falta de jogos da Dupla faz esse assunto dos estádios ser remoído mais e mais.

      Eu já vi umas 364.245 matérias diferentes sobre as opiniões dos jogadores do Inter sobre o Gre-Nal, e todas são a mesma coisa – só muda o jogador.
      E nem é culpa da imprensa, é pura falta de futebol mesmo.

  29. Hugo disse:

    Sou engenheiro, se bem que não civil, mas tenho conhecidos da época da faculdade que são da área e com quem falo e boa parte duvida que mesmo se sair a reforma do Beira-Rio, que não ficaria como vimos nas apresentações feitas quando da apresentação do projeto (animações computadorizadas, PowerPoint, etc.) para a Copa do Mundo. Isto se deve (também) ao fato do Inter não aceitar fechar o estádio para a reforma, o que se acontecesse, diminuiria o tempo das obras.

    Isto antes de ler na coluna do Wianey na ZH de hoje que mesmo que se assinasse o contrato com a AG, os trâmites burocráticos ainda levariam 60 dias.

  30. Vinicius Colorado disse:

    Bah,
    Um trabalinho nesse corpo faria bem, Sr. Mundo Real!

    Como redator então, emprego garantido………….

  31. Ramonzito disse:

    O Inter tá numa sinuca de bico

    A AG percebeu que aqui no RS tem uma concorrente sua que fez um negócio muito mais rentável, pois além da área do atual estádio Olímpico vai administrar uma vasta área imobiliária no novo empreendimento (parte da própria arena e ainda outras torres imobiliárias). Agora bateu o ciúmes: a AG também quer negócio semelhante, mesmo que tenha tratado de outra forma o contrato.

    Acho que isso não é tudo, mas é uma porcentagem da explicação desse imbróglio todo.

    E fica uma pergunta: entregaram um patrimônio (Eucaliptos) com a desculpa de que a venda reverteria em prol do “novo” Beira-Rio (até agora não se sabe onde está essa grana) e agora, diante da iminente desistência da parceria Inter/AG, cogita-se passar ainda mais patrimônio colorado para outras empresas.

    Tenho medo dessas “urgências”, pois em alguns dias podemos repassar um patrimônio que levamos décadas pra construir.

    Ao mesmo tempo, precisamos, mais do que nunca de uma parceria pra tapar o buraco lá no Beira-Rio.

    • INTERminável COLORADO disse:

      Ramonzito:

      Ninguém entregou o velho Eucaliptos. Ele foi vendido em leilão por 26 milhões de reais, pago nota sobre nota, cujo dinheiro está numa conta bancária. Esse valor, mais 8 milhões de vendas de camarotes, já finalizadas, farão parte da quantia que o INTER entra na parceria…Se a dita parceria não sair com a AG, o dinheiro está em um Banco à espera de outra parceria nos mesmos moldes, ou talvez melhor…

      • Ramonzito disse:

        Tomara mesmo, só espero que no final das contas este dinheiro não seja utilizado para reconstruir as arquibancadas demolidas no Beira-Rio.

    • Lourenço disse:

      Ramonzito,
      Não há a menor hipótese de sermos conhecedores do que está acontecendo agora. Tem várias opiniões e chutes, mas acho difícil entregarmos nosso patrimônio. Graças ao não entreguismo da atual direção é que não saiu obra ainda, mesmo com toda a pressão da mídia, da oposição e da própria torcida chamando o presidente de burro e incompetente.

  32. Vinicius Colorado disse:

    Que a Copa seja na Arena do co-irmão. E o Colorado, que faça a reforma com calma, sem pressão e principalmente sem prejudicar o clube nos próximos 30 anos…..

  33. Sérgio vitória Colorado. disse:

    O CIRCO ESTÁ MONTADO: Odone faz propaganda da Arena em tempo integral no sala de Redação (29 de fevereiro) que é da RBS.
    Que lance de oportunismo!
    Será a RBS parcial?

    • Guilherme Lajeado disse:

      Não sei.

      A única coisa que podemos afirmar que é (está) PARCIAL no presente momento são as arquibancadas inferiores do Beira-Rio.

      O resto, cada um interpreta como quiser…

    • Jonas Rafael disse:

      Que eu saiba (o que li na Comunidade Arena do Grêmio), ele foi refutar as teorias do Wianey Carnê, que fui porcurar agora, postou ontem que a Arena não estaria no padrão Copa do Mundo, e agora largou um “não é bem assim”.

      • mariomarcos disse:

        Eu entendi perfeitamente o que o Wianey disse. Quando ele fala em mudanças está se referindo a adaptações. Por exemplo: quando o estádio é de Copa, ele passa a ‘pertencer’ à Fifa. Nenhum sócio ou dono de cadeira tem direito a usufruir de seus direitos naquele período de Copa. Assim, o estádio (seja ele Arena ou Beira-Rio) passa por algumas adaptações. Por exemplo: a parte central das cadeiras é isolada para a instação de lugares da imprensa, com TVs e internet no local – e retirada logo depois do torneio. A parte da Geral, por exemplo, que não terá cadeiras, precisará receber os assentos determinados pela Fifa. Depois, volta ao normal. São algumas das adaptações de que fala o Wianey.

  34. Colorado disse:

    29.02.2012 – 12:00
    Manobra pode transformar filho de Sarney em sucessor de Ricardo Teixeira.

    Já pensou?
    O bode cuidando do milho, o macaco cuidando das bananas.

    Pobre país. Nao consegue dar um basta na maracutaia.
    Exatamente aquilo que o Guzzo escreveu na Veja quando da troca do “ministro das cidades”. “Todo mundo aplaude, pois tem a certeza de que nada vai mudar”.

    Que vergonha.

  35. Afrânio disse:

    Eu acredito que a reforma sai dentro dos conformes acordados por ambas as partes. Portanto informo que haverá copa no Beira Rio em 2014 podem me cobrar.
    Quem não acredita eu desafio desde já: desfilo pelado com a mão no bolso em qualquer rua de Porto Alegre às 12:00 horas, num dia de Grenal, após desfilo do mesmo modo dentro do Beira Rio ou da Arena Humaitá. Se alguém duvidar aceito a aposta invertida em caso de não sair a reforma.

  36. Genésio disse:

    Extra, Extra, AG desde dezembro, está acertada com o Bradesco, para a reforma do Beira Rio.

  37. Gilson disse:

    Convido ao Jonas K e aos demais gremistas que se divertem com as fanfarronices coloradas, para comprarmos o jogo ” Super Banco Imobiliário” e darmos o mesmo de presente pro Luigi. Quem sabe, ao jogar os dados, eles não conseguem imóveis ou grana pra reformar a velharia?Na Saraiva , o Jogo Super Banco Imobiliário custa apenas R$129,90 + Frete Grátis.

  38. Gilson disse:

    Solução salomônica pra agradar colorados gregos e baianos, digo, troianos:
    o Piffero queria vender 150 camarotes por módicos 1 milhão de reais e reformar por conta própria. O Luigi queria reformar pela AG, sem garantias, passando o mico pro Banrisul. Pois fica fácil: O Banrisul libera duzentos milhões para todos os 100 mil sócios colorados, inclusive os caninos , SEM GARANTIAS, esses pegam a grana e compram 200 camarotes a módicos um milhão de reais cada. Mandam a AG pros quintos do inferno e contratam esse pool de construtoras que surgiu, como Escurinho, pra salvar a merda colorada, aos 45 minutos do segundo tempo.

  39. Marcel disse:

    Tem momentos que o melhor é se afastar dos comentários do blog, fixando-se apenas nos posts do MM.

    Porque? Basta perceber as figurinhas que essa ronha, chatíssima, da reforma, ressucita nos comentários. argh…

    E quer saber? Governo tem que meter grana na reforma.

    Nós gauchos, vivemos pagando vale pro resto do Brasil, sempre posando de joãozinho do passo certo, enquanto o resto faz e acontece com nosso dinheiro. Quanto da riqueza do RS, que vai pra União e não volta, estará aterrada nesses estádios Brasil afora???

    Seremos um pouco donos do Itaqueirão, bahianão, recifão, cariocão, etc…

    metão grana nessa p#### de reforma e chega. Essa sede e PR são as únicas feita com grana privada, o resto é na gandaia!!

  40. ELTON disse:

    Há pouco ouvi a Caroiine Bahia diretamente de Brasília.
    Entre várias outras obras a Andrade Gutierres está
    fazendo a Usina Belo Monte a um valor simbólico:
    Apenas R$ 30 bilhões de reais. Ou seja R$ 30.000.000.000,00.
    E não tem garantia de R$ 300 milhões !

  41. sandro saci disse:

    O fato é o seguinte… o gremio terá duas ou tres salas e alguns camarotes e mais o espaço do museu para se administrar ..e o time terá dois campos num CT fuleiro, feito as pressas as margens do rio gravatai para poder treinar e com dinheiro do clube (segundo li a OAS entra com apenas 5 milhoes e o gremio com o que passar disso) já que os brilhantes entusiastas da arena não tiveram a perspicácia de pensar nisso.
    No momento que ela for concluida, o Olimpico e toda a área em volta serão propriedade da OAS, e a recíproca não será verdadeira…como ressarcimento a OAS vai dar quinhentos e poucos mil reais por mês e mais o lucro ajustado semestralmente que deverá ser uma merreca vergonhosa…como miséria pouca é bobagem o gremio ainda vai ter que pagar por cada sócio que for à campo e terá todas as rendas de mandante, inclusive cotas de amistosos no exterior remeitidas para os cofres do investidor e isso por vinte longos anos e chamam isso de um bom negócio…tá bom…para a OAS com certeza.

    • Paulo Anton disse:

      Saci:
      Boa colocação, mas acrescento que o que dá $$$ num estádio é a parte comercial do “emtorno” do estádio; e nesse quesito a participação do gremio é zero (0) pela eternidade. Como pode ser vantajoso essa “parceria”? Somente na cabeça do político Obobone…

      Mas, como gremista é um “ser superior”, afinal, não comete erros e nem fala bobagens e muito menos tem problemas com argumentos de fundamento em qualquer assunto (na sua sã inteligência, só o colorado que tem problemas com algo…), fica fácil julgar os outros.

  42. O Principe disse:

    Sinceramente é por tudo que foi exposto aqui é que o RS não avança, só regride em função das diputas rasas entre gremio e inter, pt e anti-pt…cada vez mais penso em sair deste pais ridículo, onde só se discuste a superficialidade dos temas e ainda sem seriedade. O RS afunda em dívidas, sem capacidedade de investimento em infra-estrutura, sem possibilidade de pagar decentemente professores e policiais e fica-se discutindo esse relação obsura entra inter e ag para a copa….explodam-se todos….vergonha de ser gaúcho, piada nacional, e brasileiro.

  43. Que melodrama esta reforma do beira-rio. Tudo isso em razão da soberba colorada. Há 10 anos eram uns coitados. Hoje pensam ser o Barcelona do terceiro mundo. Nenhum clube brasileiro tem condições de construir uma mega arena sem entregar boa parte dos direitos de exploração a algum investidor. Direção e torcida coloradas quiseram acreditar em Papai Noel. Deu nisso aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s