Futebol modesto da Seleção na vitória sobre a Bósnia

Perguntinha fácil para os leitores do blog: qual é a ideia de jogo da Seleção Brasileira nestes quase dois anos de Mano Menezes? Quem viu o amistoso desta terça-feira em St. Gallen, Suíça, e a sofrível vitória de 2 a 1 sobre a Bósnia, percebeu que a equipe ainda está longe de um padrão de jogo.

Dificuldades de entrosamento por causa da falta de treinos, as diversas seleções sempre tiveram, mas pelo menos ficava evidente que havia uma base sólida e um conceito. Hoje não há esta ideia. Quando se pensa na Seleção não se consegue imaginar um estilo – a equipe passa a depender exclusivamente das iniciativas individuais.

Foi assim mais uma vez neste primeiro amistoso do ano.

Mano Menezes tinha prometido o fim da fase de observação e o início da definição de esquema e time. Mas o que a Seleção mostrou foi modesto demais.

Os problemas começam por algumas escolhas do próprio técnico.

Fernandinho, por exemplo, pode ser um grande jogador para seu time, mas é discreto demais para uma equipe brasileira.

Ronaldinho, mais uma vez, quase não apareceu. Não conseguiu ser atacante, não conseguiu ser o armador pretendido e ainda foi vaiado ao deixar o campo no segundo tempo.

Lucas e Ganso, dois jovens jogadores, não podem ficar na reserva em uma fase de formação e definição de um futuro time para a Copa de 2014. E, além disso, não dá para simplesmente ignorar um jogador experiente como Kaká. Neste grupo há lugar para ele, sem qualquer dúvida.

Para completar, Leandro Damião, isolado no meio, pouco conseguiu.

A Seleção até começou bem e fez um gol logo aos três minutos, quando teve um raro momento de liberdade para a troca de passes: Damião ganhou uma disputa na direita, a bola foi a Daniel Alves, que entrou pelo meio e passou rasteiro, na medida, a Marcelo. O chute saiu rasteiro, cruzado. Um a zero.

Aos poucos, a Bósnia reorganizou-se, apertou a marcação (às vezes com alguma violência) e anulou a Seleção. O empate surgiu logo aos 12 minutos, quando Ibisevic bateu rasteiro, fraco. Júlio César caiu e deixou a bola passar.

O Brasil fez pouco a partir daí.

Em meio ao segundo tempo, Mano trocou Sandro por Elias, Ronaldinho por Ganso, Hernanes por Hulk e Leandro Damião por Lucas. Mesmo com as mudanças, a equipe pouco fez. De bom mesmo só um lance individual de Lucas, aos 44 minutos, em que ele girou no meio dos zagueiros e bateu cruzado, mas desviado.

O gol da vitória surgiu um minuto depois, quando Hulk foi ao fundo e cruzou forte. A bola desviou na perna do zagueiro bósnio Papac e entrou. Vitória com gol contra de canela: bem adequada para o futebol ruim da Seleção.

Mano terá muito trabalho pela frente. Do jeito que a situação está, falta muito para o Brasil ter uma Seleção confiável.

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Seleção Brasileira e marcado , , , , . Guardar link permanente.

74 respostas para Futebol modesto da Seleção na vitória sobre a Bósnia

  1. Adilson Guacho disse:

    O problema da seleção é o próprio treinador que é muito fraco e retranqueiro. Mano RetrancaMenenzes tem que sair ainda em 2012 para que outro técnico tenha tempo para formar a seleção para 2014.
    Simples assim.

    • Marciano Raimundo disse:

      O problema tambem e o tecnico mas hj assisti ao jogo e pelo que vi nao tem jogada e todo mundo querendo aparecer mais que o outro e assim nao se faz futebol um simples toca e vai nao existe na selecao tanto que quando fizeram isso foi gol .
      Mas a culpa do tecnico e grande por exemplo
      Kaka e titular deste time e capitao ainda por cima
      elias nao pode ser convocado
      fernandinho nunca tinha visto e hj descobri o pq NAO JOGA NADA
      Ronaldinho no flamengo e o pior jogador do brasil na selecao ele vira o pior do mundo
      O goleiro MEU DEUS aquele gol uma pedra tirava nao precisa ter goleiro o mano pegava uma pedra e jogava na bola e ela nao entrava ta na hora de trocar de goleiro
      recomendo dois
      rafael santos e victor do gremio
      o meio do brasil tem que ter no minimo KAKA e GANSO Juntos
      e no ataque se jogar o neymar coloca o robinho e nao um centro avante como fred e damiao pq o neymar joga para si e nao para o outro atacante .

  2. ELTON disse:

    Mano Menezes está tão seguro na seleção
    quanto o Interncional está seguro com a AG.

  3. INTERminável COLORADO disse:

    É A SELECINHA do MANOW…

    Piada de mau gosto. Vencer a PODEROSA Esbórnia por 2 x 1 e com gol contra, é deeeemaaaaiiiiisssssss…

  4. MARCIÃO disse:

    MM,Se Dunga não agradou a imprensa nacional imagina o Mano.
    Pode ter gente que seja contra meu comentário sobre Dunga mas Dunga ganhou todas as competições que disputou,menos a Copa do mundo.
    Mas a copa do mundo nem o grande Telê Santana ganhou.
    Nem a boa seleção de 82.
    O futebol que o Brasil joga é horrível,Mano resgatou Lazaroni.
    Comentário meu,Neymar nao joga nada.só cai.ou se joga,ou foi de susto,mas a mesma imprensa que falou do Dunga,colocou Neimar como se fosse um rei que ganha jogo sozinho.
    Por isso o Santos tomou de goleada na final do mundial.
    Mano Menezes pegou uma bomba com as mãos´.
    Nao sabe treinar nem convocar
    E a imprensa tem toda razão,porque não vê resultados,o time joga mal é terrivel ver um jogo da seleção com esse Mano Meneses.
    E outra coisa…
    Não se tem mais amor ao vestir a amarelinha.

    • Pacificador disse:

      O Dunga saiu porque se indispôs com a Globo. Fora a decisão extraterrestre de deixar aquele cara com a 5, não via o Brasil indo tão mal assim. Não era um baita jogo, mas ao menos era bem mais tranquilo.

    • Manoel disse:

      O problema é que cada um tem o seu bruxinho. O Dunga com o Felipe Mello, o Doni e o Júlio Baptista. O Mano consegue irritar levando um Ronaldinho que está jogando um futebol ridículo (aquela virada de jogo para a lateral foi a gota d’água) e insiste com um goleiro decadente. Quanto ao Neymar, não vejo ninguém melhor do que ele para ocupar aquela posição.

      • MARCIÃO disse:

        Neimar é bom jogador mas ele se atira em campo e qualquer um nota.
        Nao digo que ele não deva ser convocado,ele tem,”nome” mas ele não joga na seleção o que joga no Santos,ou seja quando o Santos precisa ele não joga também.

      • Alberto disse:

        Neymar foi o protagonista nas comquistas de 2 paulistas uma copa do Brasil e uma LA. Com 20 anos já tem mais de 100 gols como profissional, só isso.

      • ELTON disse:

        O Neymar só é grande jogador quando
        “encesta” um time gaúcho. “Mas que
        jogador”, é o que sempre dizem depois.

      • Eduardo Nascimento disse:

        R10 é ex,Julio teve uma boa fase,mas desde que passou a ser considerado o melhor do mundo em meados de 2009,passou a falhar e Neymar ainda é nosso maior talento.Sem comparações,mas nem o Messi joga o mesmo futebol em sua seleção nacional.

  5. edi tavares disse:

    meu falecido sogro, gremista fanático, sempre disse que o mano meneiz, era um burro com sorte…

    • Tomaz disse:

      Mano é técnico de time operário, onde tira o máximo de jogadores limitados e empata seus jogos ou ganha de 1/2 a 0. Sempre foi assim que fez sucesso. Não é técnico para comandar estrelas e lidar com o ego absurdo que gira em torno destes convocados.

  6. Pacificador disse:

    Damião sem fazer gol denovo na seleção.

  7. edi tavares disse:

    como minha seleção veste vermelho… pouco importa a selecinha!!!

  8. Geraldo disse:

    Não vi, dormi de tão bom q tava o jogo.
    Parece q Damião afundou na seleção tb.
    Deus ajude e ilumine a cabeça desse rapaz ao voltar pro Inter.

  9. Rafael Vianna disse:

    Bom, eu estava trabalhando e não pude ver o jogo, e pelo visto, não perdi nada…

    Só notei que a narrativa online era totalmente monótona…algo tipo: lá vai…lá vai…lá vai…lá vem…

    E a culpa é muito do Mano com jogadores incompreensíveis como David Luiz, Fernandinho e Ronaldinho, mas também culpa da nossa safra de ‘craques’ onde a estrela maior é um piá de 18 anos que se joga e faz manha se não recebe a bola.

  10. Helinho disse:

    Começou a palhaçada. Contrariando o procedimento de anos anteriores, que alijavam Corinthians e Flamengo da luta pelo título da LA, a Conmebol escalou árbitro brasileiro para o jogo Santos x Inter. Evandro Rogério Roman.

  11. Helinho disse:

    Parece piada mas não é.
    Uma banda de forró é o patrocinador do River Plate de Carmópolis.
    O nome da banda é Calcinha Preta.
    http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2012/02/banda-calcinha-preta-vai-patrocinar-river-plate-se-na-copa-do-brasil.html
    É a Copa do Brasil.

  12. Helinho disse:

    Mais sobre o adversário do Grêmio na Copa do Brasil.
    Depois de golear o Lagarto (é isso mesmo), perdeu na última rodada do Sergipanão para o São Domingos, que assim como Grêmio, Sapucaiense e River de Carmópolis, estão na briga pelo título da Copinha.

    • Gilson disse:

      Helinho desistiu da reforma, de cavar buracos e analisar os gases do Humaitá. Bom mesmo é o João Radiche e o Estrogonofe, que tem como 10 o grande jogador Pablo Escobar…

  13. paulo - joao pessoa/PB disse:

    lamento informar mas serão “operados” na vila….o juiz vai aprontar pra cima dos coloridos…

  14. Gilson disse:

    Helinho, uma seleção do Brasil que tem Damião de titular como centroavante precisa do Incrivel Hulck pra fazer um golzinho, pois depois que o Dalessandro foi aumentado pra 800 milhas, desapareceu o futebol do Damião. Será ciúmes?

  15. Gilson disse:

    Esse Roman ão é aquele que apita penaltis até em tiro de meta? Xiiiii… Neimar vai se fartar, ainda mais com o zagueiro técnico Moledo, na marcação.

  16. Renan colorado disse:

    Quantos anos faz que a seleção não agrada?? Desde 2006.

    Júlio César não pode mais ser titular.
    David Luiz joga um ovo.
    De laterais acho que estamos bem.
    Fernandinho, Hernanes, Elias, desastre.
    Ronaldinho gaúcho ta MUITO RUIM.

    E o mano Menezes não pode ser treinador mas quem manda ai é a CBF e tem rolo no meio.

    • Manoel disse:

      Concordo quanto aos outros, mas não com o Elias. Foi visível a melhora da seleção com a entrada dele. Deu mais velocidade ao time e chegou em todas as divididas.

  17. joão Luz disse:

    Este jogo com a Bósnia foi uma Mérnia.

  18. Alberto disse:

    Parece que o Grêmio acertou com o fraco lateral Para, reserva do reserva do Santos, não estou acreditando pois é mesmo nível do Edilson, pior que o Gabriel e não se compara com Mario Fernandes. SÓ PODE SER BRINCADEIRA

  19. ELTON disse:

    Ótima notícia para os gremistas.
    Já tinham comprado pacotes de viagens para julho
    de 2014, por não admitirem a Copa no Gigante.
    Agora, depois dessa notícia incrível, poderão
    comprar outro pacote de viagens para julho de
    2015. Que maravilha !

  20. Paulo Anton disse:

    Essa seleção parece até o time do gremio jogando… é muito ruim! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Nos meus …enta e tantos anos, se essa seleção que aí está não é a pior, então é fortíssima candidata a ser a pior da história, na minha opinião. Parece time de “potreiro” e não tem sequer uma jogada. Parecem 11 vaga lumes “piscando” dentro do campo e cada um jogando pra si. Até em jogo de potreiro isso é difícil de se ver…

    Mas enfim, o importante é a CBF embolsar uns “trocos” em dólar e importante também pra seleção subir no ranking do futebol, segundo o Galvão Bueno da “grobo”, já que, futebol que é bom está muito longe da mente do Mano e deste grupo de jogadores.

    Fiasco é elogio!!!

  21. Mauro disse:

    Além do pobre futebol da seleção brasileira, temos que aguentar os comentários do Júnior. O que ele disse foi de doer! Até porque é uma inverdade. Lembrou do craque da Iugoslávia na Copa-70, Dzajic (era ponteiro esquerdo). Realmente um cracaço. Até aí, tudo bem. Aí vem a bobagem dita: “Lembro do Djazic da Iugoslávia. Nunca o Carlos Alberto teve tanto trabalho num jogo como aquela vez”. E, pra completar, o Galvão concordou! Só um detalhe: o Brasil não jogou contra a Iugoslávia naquela copa! Quis mostrar conhecimento e deu nisso. E o chefe abonou. Que beleza!

  22. Helinho disse:

    Dale se associa ao clube do seu bairro na Argentina. Argentinos Juniors.

    http://www.argentinosjuniors.com.ar/noticia_detalle.php?id=1446&estilo=2

  23. carlos disse:

    é óbvio que não ganharemos a copa de 2014. a safra é ruim. qual o jogador brasileiro que é destaque mundial no seu time? talvez o daniel alves no barcelona. o resto é resto. neymar é promessa.

    não tem jeito…

  24. Vítor disse:

    Da “selecinha” não esperava muita coisa, mas..
    >> Sandro deixou saudades, joga muito aquele garoto!
    >> Ronaldo gaúcho não tem explicação. Um jogador que não se dedica profissionalmente não pode vestir a camisa da seleção.
    >> A “selecinha” do Manow não sabe jogar com centroavante. Aliás nunca jogou nada. Damião só não foi tão nulo quanto as jogadas que ele recebeu. Ao meu ver, esse time está mais para dois atacantes.
    >> Galvão Bueno conseguirá, em breve, convocar Kaká e Robinho. E não falta muito para pedir a volta do Adriano. Ainda prefiro Hulk e Jonas no ataque.
    >> A globo/sportv confirmou que a “selecinha” está pronta do meio para trás. Porém, levou gol do “Barcelósnia”. E “tamo” bem de goleiro nesse Brazil hein ÔÔÔÔ BaPtista?!!!
    >> Para finalizar, vou fazer justiça com o Damião. Essa seleção é uma panelinha entre D.Alves, Neymar, Ganso e Lucas. O Ronaldo gaúcho só não participou hoje porque não conseguia nem dominar a bola, parecia o Élton no grenal.

    • ELTON disse:

      No Twitter o 3º assunto mais comentado
      era “Fora Mano Menezes”.

      • Vinicius Bianchi disse:

        Devia ser o 1º.

        Já deu….

      • Celso disse:

        O Mano teve chance de fazer um time na Copa America e não conseguiu…
        Convocou todos os corintianos e gremistas que conseguiu, mas não funcionou…
        Agora esses amistosos de merda que não servem pra nada, nunca vamos ter time assim…
        Sem tempo pra treinar, sem tempo pra jogar…
        Acho até que essa seleção não tem como render mais do que está rendendo..
        Mas poderia melhorar algumas coisas…
        Esse Neymar é nojento demais… Saudades dos tempos em que atacante aparecia por fazer gol, não pelo penteado… Talvez Romário pudesse voltar..
        E o meio campo então… Ronaldinho é ex-jogador… Rivaldo joga mais que ele… Alex da Turquia e Juninho no páreo… por que não?
        E o gol… Julio Cesar é o melhor que temos? Victor é melhor que ele?
        Talvez a solução para a seleção fosse o Mourinho, mas acho que nem ele pega essa bucha…
        Deixa com o Mano e seus manos..

  25. Vinicius Bianchi disse:

    Há tempo de salvar:
    Contratem o Guardiola. Tem grana pra pagar.
    Tá caindo de maduro. Ama o futebol brasileiro e não tem mais desafios com esse time do Barcelona. Já ganharam tudo.

    No momento, não vejo técnico brasileiro capaz de evitar esse fiasco.

    O certo mesmo era dar o cargo de volta para o Dunga. Mas um cara de brio como ele ia mandar a CBF pra p#$^& que pariu. Com toda a razão.

    A safra é ruim. Mas dá pra montar time muito melhor.

    Jéferson. Michel Alves e Victor se equivalem (Julio Cesar infelizmente “morreu” na Copa)
    Dois laterais acima da média.
    Dois zagueiros de respeito (Lúcio e T. Silva). Enquanto isso, prepara esse Dedé.
    Volantes tem as pencas (menos Fernandinho, Luiz Gustavo e outros do naipe)
    Lucas do São Paulo, Tiago Neves e Kaká, que meio a boca é melhor que Ganso e R10.
    Neymar e Pato. (Damião, Hulk e quem sabe Jonas pra banco)

    O resto se ajeita. Até lá pode surgir algum jogador.

    • Vítor disse:

      Eu penso que deveria ser pensada a seleção para a Olimpíada e, a partir daí, dar sequência até a Copa do Mundo 2014. Não podemos mais contar com alguns jogadores como Júlio César, R. gaúcho e mais uns 2 ou 3. Não adianta ser todo mundo craque se não houver entrosamento. Com uma boa base e um treinador menos apático a seleção tem futuro. Mas que ta difícil, tá!

    • pauloknopf disse:

      Goleiro poderia ser o Paulo Sergio do Caxias.

      Ma esse ta sendo procurado pelo Ibama.

      Matador de azulão…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s