Chita, personagem dos filmes de Tarzan, morre aos 80 anos

Um dos personagens marcantes do velho cinema americano morreu nesta quarta-feira, aos 80 anos – idade que tem sido considerada exagerada por estudiosos (o chimpanzé teria no máximo 70 anos). Chita, o chimpanzé que fazia a alegria das crianças ao surgir nas cenas ao lado de Tarzan, em filmes produzidos nas décadas de 30 e 40, morreu doente no Santiário Suncoast Primate, de Palm Harbor, Flórida.

Chita participou de vários filmes. Um deles foi Tarzan e sua Companheira, cujo trailer você pode conferir logo abaixo – com dois momentos em que Chita aparece, ao lado de Johnny Weissmuller, o Tarsan mais famoso do cinema, criador do grito que entrou para a história.

O chimpanzé chegou ao santuário em 1960. Adorava pintar, assistir a jogos de futebol americano e ouvir músicas cristãs, segundo revelou Debbie Cobb, da direção do Suncoast Primate, ao jornal Tampa Tribune.

Assista então ao trailer de Tarsan e sua Companheira:

Anúncios

Sobre mariomarcos

Jornalista, natural de criciúma, fã incondicional de filmes, bons livros e esportes
Esse post foi publicado em Cinema e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Chita, personagem dos filmes de Tarzan, morre aos 80 anos

  1. Helinho disse:

    Sou contemporâneo dessa série. Assisti muito às peripécias dessa dupla do barulho. Comecei a torcer pelo Inter por causa da Chita.

  2. Coveiro do Grêmio disse:

    Helinho tu disse que começaste a torcer pro colorado por causa da Chita e acompanhando a
    tua linha de raciocínio tenho alguns amigos tricolinos que começaram a torcer pelo Grêmio
    por causa do BAMBI!!! HUAH HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA HUA!!!

  3. Lu disse:

    o que e morder a fronha????????????sei la o que e, o que sei e que o tempo começa a ficar apertado, e nada de anuncio de contratação pelos lados do beira rio, esse futebol teria que mudar mesmo algumas regras, como e dificil um clube contratar, muita ganancia…

  4. Cleverson Gremista disse:

    Parabéns, MM, pela sensibilidade! Matéria interessante tanto pelo aspecto histórico (do cinema), quanto pelo respeito aos animais.

    Pena que as matérias que tratam de assuntos que não sejam futebol acabem também em discussões “grenais” por parte dos que inserem comentários.

  5. Geraldo D. disse:

    Mário, falando sério, Johnny Weissmuller foi o primeiro nadador a baixar o tempo de um minuto nos cem metros. Era tão bom que contam(lendas do cinema) que em algumas filmagens os caras soltavam um crocodilo depois que ele caia na água e o bicho não conseguia alcançar, além de não usar dublê . Era um exímio nadador. Ganhou cinco medalhas de Ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928; bateu 67 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais. Foi o maior Tarzan da história do cinema de todos os tempos. Era um ator bonito, alto e forte. E não chegou a estudar cinema. Tinha um talento natural. Existem vários fãs-clubes dele ainda hoje nos Estados Unidos.
    Um abração.
    Geraldo

  6. Hugo disse:

    Lembro de ter visto um documentário num dos canais da TV paga sobre a vida de “aposentado” de alguns dos bichos que passaram pelo cinema e sobre o Chita, mostrava-o nesse santuário que o acolhe, sentado entediado num sofá, com uma latinha de Budweiser junto ao descanso de braço do sofá e assistindo TV. E se não me falha a memória, na cena seguinte, mostrava-o fumando, caminhando pelos gramados do pátio!

    Como li na matéria da ZH (de ontem?), em que se questionava os seus 80 anos de idade, um especialista na matéria dizia que a genética humana e dos chimpanzés diferia em tão-somente 2%. Ou seja, nos 98% em que somos iguais, a genética parece que os fazem também beber e fumar 🙂 …e pensar que a indústria do álcool e do cigarro ignoram esse potencial cliente…brincadeira, claro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s